Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Aprenda a escolher um bom peixe

Peixe Pargo

Peixe é um ótimo alimento, mas cuidado quando for comprar: você precisa estar certo de que está fresco. Cheire o peixe na altura das guelras. Se sentir cheiro forte, não compre. Um peixe bom, bem fresquinho, tem as escamas presas ao corpo e brilhantes. As guelras são úmidas e rosadas, ou avermelhadas. Os olhos são brilhantes e a pele intacta e de cor viva. A carne, branca ou rosada, deve estar firme. E deve resistir à pressão dos dedos com um reflexo que lembre o da madrepérola.

Na hora de limpar, deixe-o durante uns quinze minutos em água fria e, depois, segurando pela cabeça, faça um corte no ventre e tire as vísceras. As nadadeiras, você tira fazendo um corte de cada lado e puxando-as num movimento rápido e preciso. Para terminar, lave o peixe em água corrente, até sair todo o sangue, para que a carne não fique escurecida.

Link Relacionado:

>> Receita da Moqueca Capixaba



GALERIA:

📷
📷


Matérias Especiais

Férias da garotada

Férias da garotada

Saiba a origem das brincadeiras de pique, o conhecido picolê, contadas por Renato Pacheco.

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Recordações do Arraiá

Festa antonina (Santo Antônio) realizada no dia 13 de junho de 1937, em Aribiri (Vila Velha), na chácara onde residia o Dr. Armando Azevedo, aqui nos versos tratado como "cumpade".

Ver Artigo
Todos na Festa Junina!

Confira a transcrição de matéria publicada no jornal A Gazeta em 27 de junho de 1961, sobre a festa do dia 17 de junho de 1961: Festa Junina no Ginásio "São José"

Ver Artigo
A Polícia Militar na Historiografia Capixaba - Por Gabriel Bittencourt

A Policia Militar jamais suscitou tanta evidência, seja na imprensa ou no seio da comunidade cultural, como neste ano em que comemora 150 anos de existência

Ver Artigo
A Consolidação do Processo da Independência no ES

O Norte da Província: uma região estratégica

Ver Artigo
Festejos de Natal: Reis

O Reis foi introduzido em Vila Velha pelo Padre Antunes de Sequeira. Filho de Vitória, onde nascera a 3 de fevereiro de 1832

Ver Artigo