Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Capixaba: valores únicos!

Paneleiras de Goiabeiras - A queima

De todos os aspectos culturais peculiatres do ES, o mais evidente, talvez, seja a nossa culinária. E, neste quesito, temos valores que são só nossos. A panela de barro, por exemplo, com suas formas irregulares e sua coloração escura, não pode ser encontrada em outro lugar.

Tradição passada de mãe para filha, confeccionar a panela de barro é quase uma instituição. O utensílio, que tem tamanhos variados, junto com o coentro e o colorau, faz qualquer um perceber a diferença entre uma peixada e uma legítima moqueca capixaba.

Mas não é só isso. Outros costumes nos foram passados nesses anos de colonização. O congo, da forma como existe no ES, é único. Em outros estados do país, a manifestação acontece. Mas as bandas de congo são uma peculiaridade nossa, do capixaba.

Elas são características da região litorânea do estado e se destacam por seus cânticos em tons dolentes, os versos espichados e repetidos à exaustão. Os temas são variados. As bandas de congo estão sempre presentes nas festas folclóricas e nas festas dos santos: São Benedito, São Sebastião e São Pedro.

O folclore capixaba é rico em manifestações líricas e abrange um campo variado de tradições, que misturam o sagrado e o profano. Entre as tradições, podemos destacar as bandas de congo, no litoral; o Ticumbi, em Conceição da Barra; a Puxada do Mastro, na festa de São Benedito, na Serra; e as Folias de Reis por todo o estado.

 

Fonte: A Tribuna - 21/05/2000

 

Links Relacionados:

>> Capixabas, modéstia à parte 
>> A mexerica pocou!!!
>>
 
Capixabês 
>> Folclore Capixaba 

Matérias Especiais

José Teixeira

José Teixeira

Saiba quem foi José Teixeira de Oliveira, autor do livro "História do Estado do Espírito Santo."

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

O Padeiro

"O padeiro" é considerada pela crítica literária uma das melhores crônicas de Rubem Braga

Ver Artigo
Banda de Música - 10 mais antigas

3) Sociedade Musical Lira de Ouro. Da cidade de Cachoeiro de Itapemirim. Fundada em 6 de novembro de 1917   

Ver Artigo
Associações Culturais - Por Eurípedes Queiroz do Valle

1) Instituto Histórico e Geográfico. Fundado em 12 de junho de 1916, pelos historiadores Drs. Antonio Francisco de Ataíde, Arquimino Martins de Mattos e Carlos Xavier Pais Barreto 

Ver Artigo
A Consolidação do Processo da Independência no ES

O Norte da Província: uma região estratégica

Ver Artigo
Economia e Finanças após Proclamada a Independência

Assentada a poeira das agitações, toma posse o primeiro Presidente efetivo da Província, Ignácio Acioli de Vasconcelos, em 24 de fevereiro de 1824 

Ver Artigo