Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Capixaba: valores únicos!

Paneleiras de Goiabeiras - A queima

De todos os aspectos culturais peculiatres do ES, o mais evidente, talvez, seja a nossa culinária. E, neste quesito, temos valores que são só nossos. A panela de barro, por exemplo, com suas formas irregulares e sua coloração escura, não pode ser encontrada em outro lugar.

Tradição passada de mãe para filha, confeccionar a panela de barro é quase uma instituição. O utensílio, que tem tamanhos variados, junto com o coentro e o colorau, faz qualquer um perceber a diferença entre uma peixada e uma legítima moqueca capixaba.

Mas não é só isso. Outros costumes nos foram passados nesses anos de colonização. O congo, da forma como existe no ES, é único. Em outros estados do país, a manifestação acontece. Mas as bandas de congo são uma peculiaridade nossa, do capixaba.

Elas são características da região litorânea do estado e se destacam por seus cânticos em tons dolentes, os versos espichados e repetidos à exaustão. Os temas são variados. As bandas de congo estão sempre presentes nas festas folclóricas e nas festas dos santos: São Benedito, São Sebastião e São Pedro.

O folclore capixaba é rico em manifestações líricas e abrange um campo variado de tradições, que misturam o sagrado e o profano. Entre as tradições, podemos destacar as bandas de congo, no litoral; o Ticumbi, em Conceição da Barra; a Puxada do Mastro, na festa de São Benedito, na Serra; e as Folias de Reis por todo o estado.

 

Fonte: A Tribuna - 21/05/2000

 

Links Relacionados:

>> Capixabas, modéstia à parte 
>> A mexerica pocou!!!
>>
 
Capixabês 
>> Folclore Capixaba 

Matérias Especiais

A união ibérica e seu reflexo no Brasil

A união ibérica e seu reflexo no Brasil

Dom João III de Portugal recebeu o apelido de O Colonizador por haver criado o sistema das Capitanias Hereditárias e o do Governo-Geral.

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Recordações do Arraiá

Festa antonina (Santo Antônio) realizada no dia 13 de junho de 1937, em Aribiri (Vila Velha), na chácara onde residia o Dr. Armando Azevedo, aqui nos versos tratado como "cumpade".

Ver Artigo
Todos na Festa Junina!

Confira a transcrição de matéria publicada no jornal A Gazeta em 27 de junho de 1961, sobre a festa do dia 17 de junho de 1961: Festa Junina no Ginásio "São José"

Ver Artigo
A Polícia Militar na Historiografia Capixaba - Por Gabriel Bittencourt

A Policia Militar jamais suscitou tanta evidência, seja na imprensa ou no seio da comunidade cultural, como neste ano em que comemora 150 anos de existência

Ver Artigo
A Consolidação do Processo da Independência no ES

O Norte da Província: uma região estratégica

Ver Artigo
Festejos de Natal: Reis

O Reis foi introduzido em Vila Velha pelo Padre Antunes de Sequeira. Filho de Vitória, onde nascera a 3 de fevereiro de 1832

Ver Artigo