Com a Macaca
O curta-metragem capixaba "Com a macaca" foi vencedor do prêmio de "melhor diretor" na Mostra Nacional Competitiva, realizada durante a 9ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha, realizada no dia 25/10/2009. O capixaba Oswaldo Baldin, responsável pela direção, roteiro, fotografia e edição do filme, concorreu com outras 13 produções de todo o país. E foi escolhido como melhor diretor pelo júri técnico do evento, que aconteceu no Rio de Janeiro.
O protagonista do filme foi o Morro do Moreno, em Vila Velha, também conhecido como Morro da Macaca.
"Foram várias investidas no Morro do Moreno, que foi o foco do filme. Ele é um dos principais setores de escalada no Espírito Santo e o objetivo era divulgar esse potencial para escaladores de outros estados", conta Baldin.
Baldin, que é instrutor de escalada e montanhista, destaca que pela localização do Morro do Moreno, em um centro urbano,o acesso é fácil e permite a prática de vários esportes, como caminhada, mountain bike e escalada.
Primeiro capixaba na mostra
A produção do filme durou cerca de um ano e resultou em um curta de 23 minutos, o primeiro filme capixaba a ser exibido na mostra em todas as edições realizadas até agora. Ao todo, 50 produções foram inscritas, mas somente 13 foram selecionadas para exibição.
Veja o trailer do filme clicando aqui.
Fonte: Site Gazeta on line
Nascido em 1946, Marco Antônio Tironi viveu até os cinco anos de idade em Paul, município de Vila Velha — Espírito Santo, para depois residir em Vitória (Centro)
Ver Artigo"O padeiro" é considerada pela crítica literária uma das melhores crônicas de Rubem Braga
Ver Artigo3) Sociedade Musical Lira de Ouro. Da cidade de Cachoeiro de Itapemirim. Fundada em 6 de novembro de 1917
Ver Artigo1) Instituto Histórico e Geográfico. Fundado em 12 de junho de 1916, pelos historiadores Drs. Antonio Francisco de Ataíde, Arquimino Martins de Mattos e Carlos Xavier Pais Barreto
Ver ArtigoO Norte da Província: uma região estratégica
Ver Artigo