Edificações de Vitória
"Até hoje gosto de andar pelo Centro desta cidade que amo cada vez mais. Além das belezas naturais e do patrimônio arquitetônico, que encantam a vista, o Centro de Vitória também oferece atividades culturais que enriquecem a vida da Praça Costa Pereira, na Fafi, no Cine Glória, na praça da Catedral (Bárbara Lindenberg), no Carmo." Antônio de Pádua Gurgel, jornalista e escritor — Depoimento à Campanha Revitalização do Centro de Vitória.
Frente a frente, como a admirar a grandeza arquitetônica uma da outra, a Fafi, antiga Faculdade de Filosofia, e o Museu de Arte Moderna do Estado, ex-secretaria de Administração, olham os edifícios, para sempre envolvidos pela brincadeira de seu arquiteto Josef Pitilick — um tchecoslovaco apaixonado pela cidade, que no começo do século realizou as obras que marcam esquinas da Rua Barão de Itapemirim e da Avenida Jerônimo Monteiro.
Preservando a memória do Centro, Vitória guarda também o Teatro Carlos Gomes, a sede do Palácio Anchieta, o Mercado da Capixaba, o Teatro Glória, o Arquivo Municipal, o Palácio Domingos Martins, as residências da Rua José Marcelino, a escola Maria Ortiz e o Arquivo Público Estadual — todos bens tombados pelo Patrimônio Cultural Arquitetônico do Estado.
Projeto Adelpho Poli Monjardim
Coleção Elmo Elton 2 - Centro de Vitória
Uma publicação da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal de Vitória, ES
Prefeito Municipal: Luiz Paulo Vellozo Lucas
Secretária de Cultura: Cláudia Cabral
Subsecretária de Cultura: Verônica Gomes
Diretor do Departamento de Cultura: Joca Simonetti
Administradora da Biblioteca Adelpho Poli Monjardim: Lígia Mª Mello Nagato
Conselho Editorial: Adilson Vilaça, Condebaldes de Menezes Borges, Joca Simonetti, Elizete Terezinha Caser Rocha, Ligia Mª Mello Nagato e Lourdes Badke Ferreira
Editor: Adilson Vilaça
Projeto Gráfico e Editoração Eletrônica: Cristina Xavier
Revisão: Djalma Vazzoler
Impressão: Gráfica Santo Antônio
Tiragem da 1ª Edição - 1000 exemplares.
Fonte: Centro de Vitória, Coleção Elmo Elton nº2 – PMV, 1999
Texto: Maria Cristina Dadalto
Fotos: Judas Tadeu Bianconi
Compilação: Walter de Aguiar Filho, setembro/2020
Festa antonina (Santo Antônio) realizada no dia 13 de junho de 1937, em Aribiri (Vila Velha), na chácara onde residia o Dr. Armando Azevedo, aqui nos versos tratado como "cumpade".
Ver ArtigoConfira a transcrição de matéria publicada no jornal A Gazeta em 27 de junho de 1961, sobre a festa do dia 17 de junho de 1961: Festa Junina no Ginásio "São José"
Ver ArtigoA Policia Militar jamais suscitou tanta evidência, seja na imprensa ou no seio da comunidade cultural, como neste ano em que comemora 150 anos de existência
Ver ArtigoO Norte da Província: uma região estratégica
Ver ArtigoO Reis foi introduzido em Vila Velha pelo Padre Antunes de Sequeira. Filho de Vitória, onde nascera a 3 de fevereiro de 1832
Ver Artigo