Élio Vianna
Pioneiro da arquitetura moderna no Espírito Santo, o arquiteto Éiio de Almeida Vianna faleceu na madrugada de 12 de novembro de 2009, aos 88 anos.
Élio Vianna se destacou no governo de Jones Santos Neves, onde ocupou o cargo de engenherio da Secretaria de Viações e Obras Públicas do Espírito Santo. No governo, projetou cerca de 50 escolas, entre elas o Colégio Estadual em Vitória, seguindo o estatuto modernista: uso de pilotis, implantação de espaços de convivência e com uso cuidadoso da topografia.
Em Vitória, seus traços estão presentes também na antiga Escola Politécnica (atual Casa do Cidadão), na região de Maruípe.
Élio também projetou fábricas, entre elas a Real Café em Viana, para a qual elaborou diversos estudos.
Em 1960, projetou a sede da Prefeitura de Vila Velha, onde atualmente é o Teatro Municipal de Vila Velha. O projeto é marcado pelas linhas de equilíbrio que compõem as suas quatro fachadas e por um espaço físico interno que abrigaria o Poder Executivo, além de moderno auditório e demais dependências para o Poder Legislativo.
Fonte: Site Morro do Moreno
Pela planta cadastral de Vila Velha, feita pelo engenheiro Antonio Francisco de Athayde em 1894, vemos que ali era demarcada a praça Vasco Coutinho, cerca de 1/3 maior do que a atual
Ver ArtigoEm 1960, o prefeito Tuffy Nader construiu moderna sede para os serviços municipais do Executivo e da Câmara
Ver Artigo