Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Modalidades de Pesca

Pesca de Sargo - Ilustração do Livro: Krikati Tio Clê e o Morro do Moreno, 2006 - Autor: Walter de Aguiar Filho

Veja algumas modalidades de pesca amadora mais praticadas no litoral brasileiro. Vamos fazer um pequeno especial nesta semana, dividindo em 2 categorias: 1) Pesca de Mar e 2) Pesca de Água Doce.

Começaremos pela pesca de mar. Nesta modalidade, podemos dividir em 4 categorias, que são a pesca de praia, a pesca de rochas, a pesca embarcada costeira, e a pesca embarcada grossa.

Pesca de Praia: Nesta modalidade de pesca o peixe pode ser encontrado da areia, onde a onda alcança, até o limite de seus arremessos. Nem sempre o maior peixe está mais longe. Na praia, muito peixe grande vem até a arrebentação da onda para comer os mariscos deslocados da areia pelo movimento das ondas.

Para pesca destes peixes, as melhores iscas são os próprios mariscos ali encontrados, como o sarnambi, tatuí, budigão, canivete, etc. Pela facilidade em se encontrar as iscas mais usadas são o camarão e os filés de peixes.

O material usado é vara para arremesso, carretilha ou molinete, linha mono ou multifilamento, chumbada e anzol, todos devidamente equilibraods.

Não se deve esquecer um bicheiro ou puçá para retirar um peixe maior.

Pesca de rochas: Esta modalidade de pesca é a mesma da pesca de praia, não sendo necessário grandes arremessos, mas exige um equipamento mais forte para vencer os enroscos de mariscos e solos acidentados que prendem os anzóis e chumbadas.

Os mariscos e caranguejos encontrados no local são boas iscas para esta pescaria. Os caniços não precisam ser longos, mas devem ser resistentes para aguentar os esticões e levantar os peixes, com carretilhas ou molinetes com engrenagens fortes.

Por: Adrualdo Monte Alto Filho
Publicado originalmente o jornal do Iate Clube do ES.

Link Relacionado:

>> Culinária Capixaba  
>> Livro Krikati, Tio Clê e o Morro do Moreno 

Esporte na História do ES

Bola cheia em Santa Teresa

Bola cheia em Santa Teresa

A memória mais antiga do futebol teresense está na década de 20 e 30 e depois na famosa década de 50 a 60. Faziam parte da equipe estudantes e funcionários apenas que vez ou outra treinavam porque trabalhavam, muitos no Banco do Brasil

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Festas, regatas, futebol e carnaval - Por Luiz Buaiz com texto de Sandra Medeiros

Em 1921, ano em que Luiz Buaiz nasceu, crescia na cidade o interesse por futebol

Ver Artigo
Apresentação do livro Escritos de Vitória - Esportes

O esporte abre caminhos. No Brasil, por exemplo, onde a ascensão social é driblada pela má distribuição de renda, a prática esportiva é opção de muitos

Ver Artigo
Introdução do Livro Escritos de Vitória - Por Jorge Alencar

Estes Escritos de Vitória revelam traços de figuras de Vitória — de desportistas, na sua maioria, e não de literatos

Ver Artigo