Moreno na mídia
Neste domingo (31/01/2010), o Morro do Moreno foi matéria de destaque na Gazeta - Suplemento Vila Velha -, mas infelizmente, pelo lixo deixado lá ao invés de ser desatque pela bela paisagem que temos lá de cima.
Apesar do trabalho que fazemos no site, orientando a quem vai subir a levar consigo uma sacola para recolher os restos que porventura deixar e do trabalho que a AMAMOR (Associação de Moradores e Amigos do Morro do Moreno) faz, tem faltado consciência ecológica à muita gente. Verdadeiros vândalos contra a natureza. Além de poluição visual, o lixo coloca em risco algumas espécies animais, principalmente aves sensíveis a perturbação do ambiente.
Uma das ideias da AMAMOR para conter a sujeira deixada lá, é fechar as trilhas paralelas, mantendo apenas o acesso pela Trilha Raiz. "Esses caminhos que foram criados formam um arco, saindo e retornando para a trilha principal, ou seja, são desnecessárias, não levam a lugar algum", aponta Walter de Aguiar Filho, presidente da Associação.
Além dessa ação, outras estão sendo efetivadas, como a que o universitário Divaldo Antunes Júnior e seus amigos tem feito. Eles criaram lixeiras ecologicamente corretas feitas de bambus e materiais encontrados na mata. Na subida, eles vão recolhendo o lixo e colocando nas cestas. Na volta levam para a estrada onde passa o caminhão de lixo.
O que precisamos é aumentar a cosnciência ambiental, um trabalho de formiguinha. Isso se faz com ações do dia a dia e com a educação das crianças.
Veja aqui algumas matérias publicadas em nosso site sobre a preservação do meio ambiente:
Festa antonina (Santo Antônio) realizada no dia 13 de junho de 1937, em Aribiri (Vila Velha), na chácara onde residia o Dr. Armando Azevedo, aqui nos versos tratado como "cumpade".
Ver ArtigoConfira a transcrição de matéria publicada no jornal A Gazeta em 27 de junho de 1961, sobre a festa do dia 17 de junho de 1961: Festa Junina no Ginásio "São José"
Ver ArtigoA Policia Militar jamais suscitou tanta evidência, seja na imprensa ou no seio da comunidade cultural, como neste ano em que comemora 150 anos de existência
Ver ArtigoO Norte da Província: uma região estratégica
Ver ArtigoO Reis foi introduzido em Vila Velha pelo Padre Antunes de Sequeira. Filho de Vitória, onde nascera a 3 de fevereiro de 1832
Ver Artigo