Na Selva - Elmo Elton
Não se contentou a d’vina bondade de honrar a seu humilde servo, com o fazer amado e respeitado dos homens, como por tantas vias até aqui se tem mostrado, mas ainda quis que dos brutos animais tivesse testemunho sua santidade, fazendo que a seu modo o reverenciassem, não somente as aves, posto que por natureza são esquivas, mas também as feras, bravas e montezinhas, que a ninguém guardam cortesia, antes andam buscando ao homem para lhe beberem o sangue, como se com discurso, souberam fazer diferença, entre este servo juízo e e Deus e o comum dos outros homens. PERO RODRIGUES, S. J. do Padre Jose de Anchieta. — Vida do Padre José de Anchieta.
NA SELVA
Vive, na selva, em meio aos índios nus,
e, agora, ao lado deles, sai pregando,
quer seja sol ou vento sul soprando,
as palavras divinas de Jesus.
Mostra-lhes, sempre humilde, a tosca cruz
que traz nas mãos, por onde vai passando,
e a rude gente, em redor, já rezando,
antes sem fé, hoje em graças reluz.
Tem-lhe a voz uns acentos tão suaves,
tão brando é o gesto, que até mesmo as aves
e as feras gostam, em tarde mais feérica,
de ouvi-lo ali, de ter o seu afago,
tal fosse o padre algum estranho mago,
— São Francisco de Assis da nova América !
Autor: Elmo Elton
Fonte: Anchieta, Vitória 1984
Festa antonina (Santo Antônio) realizada no dia 13 de junho de 1937, em Aribiri (Vila Velha), na chácara onde residia o Dr. Armando Azevedo, aqui nos versos tratado como "cumpade".
Ver ArtigoConfira a transcrição de matéria publicada no jornal A Gazeta em 27 de junho de 1961, sobre a festa do dia 17 de junho de 1961: Festa Junina no Ginásio "São José"
Ver ArtigoA Policia Militar jamais suscitou tanta evidência, seja na imprensa ou no seio da comunidade cultural, como neste ano em que comemora 150 anos de existência
Ver ArtigoO Norte da Província: uma região estratégica
Ver ArtigoO Reis foi introduzido em Vila Velha pelo Padre Antunes de Sequeira. Filho de Vitória, onde nascera a 3 de fevereiro de 1832
Ver Artigo