O Primeiro Clube Republicano do ES - Por Newton Braga
Se a campanha pela Abolição em Cachoeiro se caracterizou pela atuação isolada, individual, de uma ou outra pessoa, já não se deu o mesmo com a propaganda da República.
De fato. Foi aqui que se fundou o primeiro Clube Republicano do Espírito Santo, por iniciativa de Bernardo Horta, a alma do belo movimento em nossa terra.
A fundação do Clube Republicano de Cachoeiro de Itapemirim foi levada a efeito no dia 23 de maio de 1887, sendo a sessão realizada na casa do Dr. Joaquim Amorim, no local em que é hoje o Ginásio Cristo Rei. Compareceram dezessete pessoas e foi a seguinte a primeira diretoria: presidente, Dr. Joaquim Pires de Amorim; secretário, Dr. Antônio Gomes Aguirre; subsecretário, João Loiola e Silva; tesoureiro, Henrique Wanderley. O Jornal "O Cachoeirano", de que eram redatores Bernardo Horta e João Loiola, iniciou-se logo a propaganda do partido republicano, que então nascia, e o movimento se alastrou vivamente por toda a Província, fundando-se clubes republicanos em todas as cidades e vilas.
Em setembro de 1888 reunia-se em Cachoeiro o Primeiro Congresso Republicano do Espírito Santo, vindo representantes de toda a Província, sendo o nome Bernardo Horta escolhido para candidato a deputado pelo Partido contra os candidatos dos partidos favoráveis à Monarquia. A grande votação que teve nessas eleições, as últimas realizadas sob o governo de Dom Pedro II, mostrou bem a força do movimento republicano em Cachoeiro e no Espírito Santo.
(De "Histórias de Cachoeiro", 1946)
Fonte: Revista do Instituto Histórico e Geográfico – nº 40
Autor: Newton Braga
Compilação: Walter de Aguiar Filho, novembro/2014
Festa antonina (Santo Antônio) realizada no dia 13 de junho de 1937, em Aribiri (Vila Velha), na chácara onde residia o Dr. Armando Azevedo, aqui nos versos tratado como "cumpade".
Ver ArtigoConfira a transcrição de matéria publicada no jornal A Gazeta em 27 de junho de 1961, sobre a festa do dia 17 de junho de 1961: Festa Junina no Ginásio "São José"
Ver ArtigoA Policia Militar jamais suscitou tanta evidência, seja na imprensa ou no seio da comunidade cultural, como neste ano em que comemora 150 anos de existência
Ver ArtigoO Norte da Província: uma região estratégica
Ver ArtigoO Reis foi introduzido em Vila Velha pelo Padre Antunes de Sequeira. Filho de Vitória, onde nascera a 3 de fevereiro de 1832
Ver Artigo