O sonho de Frei Pedro Palácios – Por Maria Stella de Novaes
Muitas são as lendas que saturam de poesia a vida de Frei Pedro Palácios, o irmão leigo franciscano, que trouxe, da Europa, a devoção a Nossa Senhora da Penha, para o Brasil.
Conta-se, por exemplo, que, em Portugal, quando servia no Convento de Arrábida, teve um sonho maravilhoso: — Sentiu-se transportado para a Capitania do Espírito Santo, onde, sobre um penhasco, no cimo de um monte, deviam existir duas palmeiras, que indicavam o roteiro aos navegantes. Guardavam um lugar privilegiado, para a construção de uma ermida consagrada a Nossa Senhora da Penha, devoção muito divulgada, na Península Ibérica, naquele tempo.
Levado ainda, em sonho, para o rochedo singular, observou, de lá, que um anjo descia do Céu e salvava numerosas almas, que se afogavam, num pântano. Agarrava-as, pelos cabelos.
Ao despertar, sentiu que estava traçada a missão que devia cumprir na terra brasileira: — erguer uma ermida à Senhora da Penha e trabalhar, com a palavra e o exemplo, a fim de desvendar aos homens, entregues ao vício e à sordidez, o luminoso caminho da salvação.
Fonte: Lendas Capixabas, 1968
Autora: Maria Stella de Novaes
Compilação: Walter de Aguiar Filho, janeiro/2016
Essa é a versão mais próxima da realidade...
Ver ArtigoComo judiciosamente observou Funchal Garcia, a realidade vem sempre acabar “com o que existe de melhor na nossa vida: a fantasia”
Ver ArtigoUm edifício como o Palácio Anchieta devia apresentar-se cheio de lendas, com os fantasmas dos jesuítas passeando à meia-noite pelos corredores
Ver ArtigoEdifício Nicoletti. É um prédio que fica na Avenida Jerônimo Monteiro, em Vitória. Aparenta uma fachada de três andares mas na realidade tem apenas dois. O último é falso e ...
Ver ArtigoEra a firma Antenor Guimarães a que explorava, em geral, esse comércio de transporte aqui nesta santa terrinha
Ver Artigo