Santuário de Nossa Senhora das Neves
O Santuário das Neves, em Presidente Kennedy, foi construído entre os anos de 1707 a 1759, pelos Padres Jesuítas que chegaram por essas terras no século XVII, pelo Rio Itabapoana, guiados pelo Padre Almada.
Assim que chegaram, eles se instalaram na Fazenda Muribeca, onde fica localizado o Santuário, especializada em produção de carne e abastecimento pesqueiro, sendo uma importante base produtiva para a sustentação do projeto missionário-civilizador do Espírito Santo. Dominando a vasta e arenosa planície, a Igreja de Nossa Senhora das Neves é um ponto branco contra o infinito azul do mar do leste e o ondulante verde das montanhas do oeste.
Para construir o Santuário, os padres jesuítas utilizaram das pedras do arrecifes exsitentes na costa do Espírito Santo. São pedras de pequenas dimensões argamassadas com cal, cujo transporte deve ter exigido o esforço de muitos índios reunidos em torno das atividades de culto e trabalho da Fazenda Muribeca. Construída com paredes estruturais de pedra, a Igreja encontra-se coberta por telhado com armaçao em madeira e fechado por telhas de barro do tipo canal.
Porém, conta a história que no ano de 1964, aconteceu um incêndio no Santuário qe teve o telhado e parte do altar queimado, salvando apenas a Santa, Nossa Senhora das Neves. E no ano seguinte,a o processo de reforma do Santuário começou a acontecer. Em 1995 a Santa Nossa Senhora das Neves passou por um processo de restauro, custeado pela própria Paróquia. Após o incêndio, a Secretaria Estadual de Cultura abriu um processo de tombamento histórico do Santuário, porém, este ficou arquivado.
Percebendo a importância do Santuário para a história do município e com a criação da Secretaria Municipal de Arte e Cultura em 2009, a atual administração desarquivou o processo do tombamento histórico estadual do Santuário e entregaram ao padre Frei Levy, da paróquia Nossa Senhora da Neves e ao Dom Célio de Oliveira Goulart, na época, representante da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.
Fonte: Paróquia Nossa Senhora das Neves, janeiro de 2011.
GALERIA:
Assim se explica a construção da igreja de Santa Luzia, a mais antiga da cidade
Ver ArtigoNão se sabe de onde veio o nome de Santiago dado à fundação jesuítica: se de alguma capelinha que existisse no local ou se traduzia uma recordação do dia em que talvez fosse abençoado o templo – vinte e cinco de julho de 1551
Ver ArtigoDom Luiz Scortegagna, criou a paróquia de Santa Rita de Cássia da Praia Comprida, desmembrada da paróquia de Nossa Senhora da Prainha de Vitória
Ver ArtigoEm Vila Velha, Afonso Brás cuidou de levantar uma igreja dedicada a de N. S. do Rosário, 1551
Ver ArtigoA Igreja do Senhor dos Passos, que recebeu as antigas imagens da primitiva matriz desaparecida em setembro de 1884
Ver Artigo