Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Santuário de Nossa Senhora das Neves

O Santuário das Neves, em Presidente Kennedy, foi construído entre os anos de 1707 a 1759, pelos Padres Jesuítas que chegaram por essas terras no século XVII, pelo Rio Itabapoana, guiados pelo Padre Almada.

Assim que chegaram, eles se instalaram na Fazenda Muribeca, onde fica localizado o Santuário, especializada em produção de carne e abastecimento pesqueiro, sendo uma importante base produtiva para a sustentação do projeto missionário-civilizador do Espírito Santo. Dominando a vasta e arenosa planície, a Igreja de Nossa Senhora das Neves é um ponto branco contra o infinito azul do mar do leste e o ondulante verde das montanhas do oeste.

Para construir o Santuário, os padres jesuítas utilizaram das pedras do arrecifes exsitentes na costa do Espírito Santo. São pedras de pequenas dimensões argamassadas com cal, cujo transporte deve ter exigido o esforço de muitos índios reunidos em torno das atividades de culto e trabalho da Fazenda Muribeca. Construída com paredes estruturais de pedra, a Igreja encontra-se coberta por telhado com armaçao em madeira e fechado por telhas de barro do tipo canal.

Porém, conta a história que no ano de 1964, aconteceu um incêndio no Santuário qe teve o telhado e parte do altar queimado, salvando apenas a Santa, Nossa Senhora das Neves. E no ano seguinte,a o processo de reforma do Santuário começou a acontecer. Em 1995 a Santa Nossa Senhora das Neves passou por um processo de restauro, custeado pela própria Paróquia. Após o incêndio, a Secretaria Estadual de Cultura abriu um processo de tombamento histórico do Santuário, porém, este ficou arquivado.

Percebendo a importância do Santuário para a história do município e com a criação da Secretaria Municipal de Arte e Cultura em 2009, a atual administração desarquivou o processo do tombamento histórico estadual do Santuário e entregaram ao padre Frei Levy, da paróquia Nossa Senhora da Neves e ao Dom Célio de Oliveira Goulart, na época, representante da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Fonte: Paróquia Nossa Senhora das Neves, janeiro de 2011.



GALERIA:

📷
📷


Igrejas

A Páscoa de Jesus - Por Areobaldo Lellis Horta

A Páscoa de Jesus - Por Areobaldo Lellis Horta

Era no Carmo Pequeno a igreja onde se celebravam todos aqueles atos, sendo que na Matriz apenas, no decurso da Quaresma, se realizava o beija-pé, às sextas-feiras

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Igreja de Santa Luzia – Por Elmo Elton

Assim se explica a construção da igreja de Santa Luzia, a mais antiga da cidade 

Ver Artigo
O Colégio dos Jesuítas – Outras obras

Não se sabe de onde veio o nome de Santiago dado à fundação jesuítica: se de alguma capelinha que existisse no local ou se traduzia uma recordação do dia em que talvez fosse abençoado o templo – vinte e cinco de julho de 1551

Ver Artigo
A Igreja de Santa Rita

Dom Luiz Scortegagna, criou a paróquia de Santa Rita de Cássia da Praia Comprida, desmembrada da paróquia de Nossa Senhora da Prainha de Vitória

Ver Artigo
Ação da Igreja na época Colonial – Por João Eurípedes Franklin Leal

Em Vila Velha, Afonso Brás cuidou de levantar uma igreja dedicada a de N. S. do Rosário, 1551

Ver Artigo
Patrimônio Cachoeirense - Por Gabriel Bittencourt

A Igreja do Senhor dos Passos, que recebeu as antigas imagens da primitiva matriz desaparecida em setembro de 1884

Ver Artigo