Torta Capixaba – Prefácio do Livro
Convidado por Nestor Cinelli, eficiente administrador da Livraria Âncora, para orientar a editora que, ele está entregando ao povo capixaba, bateu-me logo aquela doença crônica em mim, do entusiasmo pelo livro, o que me faz ver sempre editoras em funcionamento, prósperas e vivas, como Fernão Dias Paes Leme no seu delírio de ver as esmeraldas
Se o meu amor pelo livro é um pouco delirante, a certeza do sucesso dessa editora da Livraria Âncora, em Vitória, me aparece claro e taxativo. Acho em princípio que o próprio Nestor Cinelle, este homem de fatos e empreendimentos, seria mais do que suficiente neste trabalho de orientação que gentilmente me solicitou. Mas ele não quis trabalhar sizinho, resolveu articular este contato que por um lado amplia de início o raio de ação da editora, veio inquietar o bibliógrafo exilado no Rio de Janeiro, vinculou-o ainda uma vez à sua terra, e eis-me aqui, já trabalhando de coração e pensamento, pela maior glória desta catequese de cultura ora iniciada.
No momento em que se passa por uma nítida crise nacional, nada mais justo que preparar o povo para o amor à sua terra, para a compreensão do seu destino e a grandeza do seu futuro. Por isto tudo uma nova editora como esta da Livraria Âncora, fundada no lugar oportuno, ancorada nas águas mais piscosas, e com um programa lúcido, vem tomar de assalto o meu interesse, vem me fazer soldado de um exército inteiro.
As coleções programadas dão bem uma noção do trabalho orientado: uma coleção de assuntos capixabas, uma coleção de traduções de livros internacionais, uma coleção de livros didáticos, uma biblioteca das obras dos grandes viajantes que visitaram o Espírito Santo. Só nos resta agora apelar para o povo do Espírito Santo,, para que nos dê a mão e nos empreste seus olhos atentos, assim atingiremos o seu espírito nesta luta de frutos fartos e vitórias sem mancha. Uma luta só de vitoriosos, com o livri e pelo livro.
Autor do Prefácio: Antônio Simões dos Reis
Fonte: Torta Capixaba - Editora Âncora S.A., Vitória - Espírito Santo1962
Local da Pesquisa: Casa da Memória de Vila Velha
Compilação e Pesquisa: Walter de Aguiar Filho, agosto/2011 - membro do IHGES, da ALHC e Casa da Memória
Festa antonina (Santo Antônio) realizada no dia 13 de junho de 1937, em Aribiri (Vila Velha), na chácara onde residia o Dr. Armando Azevedo, aqui nos versos tratado como "cumpade".
Ver ArtigoConfira a transcrição de matéria publicada no jornal A Gazeta em 27 de junho de 1961, sobre a festa do dia 17 de junho de 1961: Festa Junina no Ginásio "São José"
Ver ArtigoA Policia Militar jamais suscitou tanta evidência, seja na imprensa ou no seio da comunidade cultural, como neste ano em que comemora 150 anos de existência
Ver ArtigoO Norte da Província: uma região estratégica
Ver ArtigoO Reis foi introduzido em Vila Velha pelo Padre Antunes de Sequeira. Filho de Vitória, onde nascera a 3 de fevereiro de 1832
Ver Artigo