Caldeirão
Afinal, quem disse que ser provinciano é defeito? Essa é uma característica que torna o capixaba diferente. Viver em uma grande cidade e manter traços de quem vive no interior é um objetivo almejado por muitos que amargam uma vida dura nos grandes centros.
Talvez isso explique a grande quantidade de pessoas que vêm de outros estados e, depois de alguns anos, começam a dizer que "acapixabaram-se". O capixaba é o mais cosmopolita de todos os provincianos e o povo que menos tem preconceito racial.
De dentro do nosso pequeno quintal, observamos o mundo e devoramos as idéias, os modismos e tudo o que nos é oferecido de um jeito como outros não fazem. Seria injusto, no entanto, dizer que o capixaba não valoriza o que tem. Atire a primeira panela de barro quem nunca saiu do Estado e se viu falando da nossa moqueca, das nossas praias, das nossas manifestações culturais.
O capixaba é assim. Parece que não liga. Que não tem nada de diferente. Mas, quando sai daqui, mostra orgulhoso da terra, dos costumes. O lugar-comum "caldeirão de raças" não encontra melhor ambiente para montar acampamento do que no Espírito Santo.
Fonte: A Tribuna (21/05/2000)
LINKS RELACIONADOS:
>> Memórias de um canela-verde
>> Panela de Barro
>> Escolhendo panelas capixabas
>> Capixabas x Argentinos
>> Folclore Capixaba
>> Costumes Capixabas
>> Nobreza Capixaba
>> Olha aí o chup-chup!
>> Canela-Verde
>> Porque Canela-Verde?
>> Capixabês
>> A mexerica pocou!!!
>> O samba da Caprichosos de Pilares 2006
>> Remo Capixaba
>> Academia Capixaba dos Novos
>> Capixabas, modéstia à parte
>> Manifestações típicas do ES
Festa antonina (Santo Antônio) realizada no dia 13 de junho de 1937, em Aribiri (Vila Velha), na chácara onde residia o Dr. Armando Azevedo, aqui nos versos tratado como "cumpade".
Ver ArtigoConfira a transcrição de matéria publicada no jornal A Gazeta em 27 de junho de 1961, sobre a festa do dia 17 de junho de 1961: Festa Junina no Ginásio "São José"
Ver ArtigoA Policia Militar jamais suscitou tanta evidência, seja na imprensa ou no seio da comunidade cultural, como neste ano em que comemora 150 anos de existência
Ver ArtigoO Norte da Província: uma região estratégica
Ver ArtigoO Reis foi introduzido em Vila Velha pelo Padre Antunes de Sequeira. Filho de Vitória, onde nascera a 3 de fevereiro de 1832
Ver Artigo