Remo capixaba
Vitória era uma cidade sem atrativos no início do século, quando surgiram por aqui as primeiras práticas de modalidades esportivas. As pessoas simplesmente habitavam aquele conglomerado provinciano de moradias e casas comerciais espalhadas por morros e ruas estreitas, sem outras opções que não fossem trabalhar, dormir ou ir à praia. A cidade não possuía cinemas, teatros como há hoje, casas noturnas ou outros estabelecimentos do gênero.
No Centro havia várias casas comerciais, mas três delas, todas pertencentes a portugueses, teriam papel de muita importância na fundação do Álvares Cabral, em 6 de julho de 1902 e, apenas 23 dias depois, em 29 de julho, por causa de uma dissidência, na do Saldanha da Gama: Evaristo Pessoa e Cia, Viana Leal e Cia e Cruz Sobrinhos e Cia, esta última a maior de todas.
Foram funcionários dos estabelecimentos que se organizaram para iniciar o movimento clubístico no Estado pois, acredita-se, já se praticava alguns esportes antes do início do século. E o esporte da moda na ocasião era o remo. Tanto que os princiapis grandes clubes do Brasil, existentes até hoje, foram fundados para dar vazão à moda da época. Somente depois passaram a praticar outras modalidades. Portanto, o remo capixaba tem essa origem. O remo é a mais genuína de nossas modalidades esportivas. Vida longa ao remo capixaba!
Fonte: Remo Capixaba - esporte memória, 1998
Autor: Álvaro José Silva
Em 1921, ano em que Luiz Buaiz nasceu, crescia na cidade o interesse por futebol
Ver ArtigoOs 10 Clubes de Futebol mais conhecidos
Ver ArtigoAs 10 Sedes Sociais mais antigas
Ver ArtigoO esporte abre caminhos. No Brasil, por exemplo, onde a ascensão social é driblada pela má distribuição de renda, a prática esportiva é opção de muitos
Ver ArtigoEstes Escritos de Vitória revelam traços de figuras de Vitória — de desportistas, na sua maioria, e não de literatos
Ver Artigo