Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

O Morro e a Rua do Celamim – Por Seu Dedê

Pela foto de 1936, dá para visualizar o Morro do Salamim, subindo a Rua Luciano das Neves até uma pedreira

Era ocupada por gente humilde que lá construiu suas casas.

A Rua do Celamin começava na divisa do sítio do Jacob e ia acompanhando sua divisa e o fundo dos terrenos dos moradores da Rua Luciano das Neves, a saber: Chico do Matadouro, Arthur, Alcântara e Firme, até o sítio de Ernesto Goggi David que também se estendia até a Rua Luciano das Neves; aí chegava ao Morro do Celamim e seguia em direção ao terreno dos mineiros (Antônio Pinto Vieira, pai de José Mineiro e irmãos) hoje, Soteco. Essa rua era conhecida também como Rua dos Canecos, porque nela o caneco fazia parte dos apetrechos da cozinha de seus moradores e foi invadida ao longo dos anos por pequenas casas como a do Olegário (Becário), Sizino, Antônio Moura, Agapito Gama, Dejaniro e Jair Gama. Ainda existe grande extensão do Beco ou caminho.

O Morro Celamim era assim chamado por que sua medida era em tantos celamins de terra, uma medida de origem árabe, trazida pelos portugueses. Como a medida árabe de litro corresponde a um quarto do alqueire, que também é medida de capacidade usada para medir terra e volume, e o alqueire corresponde a quarenta e oito mil e quatrocentos metros quadrados no nosso Estado e o litro um mil e duzentos e dez metros quadrados, logo o Celamim deve corresponder a esta medida, igual a um litro (pode merecer contestação). Tomei como base, para informar, o Centro Virtual Camões em Da Mão-Travessa ao Metro, conversões ao sistema de 1852.

“Fez em 2010, 158 anos que o sistema métrico foi legalmente instituído em Portugal”.

 

Nota: O autor era carinhosamente conhecido por Seu Dedê

 

Fonte: Memória do Menino... e de sua Vila Velha – Casa da Memória Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha-ES, 2014.
Autor: Edward Athayde D’ Alcântara
Compilação: Walter de Aguiar Filho, junho/2020

Vila Velha

O teatro em Vila Velha

O teatro em Vila Velha

O teatro vilavelhense se tornou famoso desempenho dos artistas das famílias locais: Elpídio Quitiba, João Carneiro, Henrique Caldeira, Nenem e Augusto Aguiar, Manoel Duarte de Freitas, Alcides Rodrigues, Antônio e Adolfo Barcelos, Cleto Rodrigues que, sempre representando o "cínico" da peça, se revelava um ótimo ator

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

O Natal e seus festejos

NATAL, festa máxima da cristandade! Como hoje, também a Vila Velha antiga se preparava para este grande dia na residência do Desembargador Ferreira Coelho 

Ver Artigo
Vila Velha, a Cidade, sua História – Por Seu Dedê

O geólogo canadense Charles Frederick Hart, visitou Vila Velha no ano de 1865

Ver Artigo
A Prainha do meu tempo – Por Seu Dedê

Não existia o uso do termo Prainha por quem residisse onde hoje diziam ser a Prainha

Ver Artigo
A História da Marinha em Vila Velha

Você sabia que a Marinha é mais antiga do que o Exército em Vila Velha?

Ver Artigo
Festa da Penha – Por Edward Athayde D’Alcântara

A dispersão do povo residente em Vitória ou ao longo da linha de bondes ia até a madrugada; o bonde funcionava 24h

Ver Artigo