Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

A História da Marinha em Vila Velha

Antigamente, a Marinha ficava localizada na área que hoje é ocupada pelo Exército, na Prainha. Na década de 50, foi feito o aterro na Praia de Inhoá, quando a Marinha se transferiu para lá, área que ocupa até hoje.

Veja mais:

Com a recuperação do Forte São Francisco Xavier, em Piratininga, no local foi instalada a Escola de Aprendizes Marinheiros em abril de 1909. A escola foi extinta em março de 1913.

É importante assinalar que, até o primeiro trimestre de 1913, quando a Praia de Piratininga estava fechada ao público devido à presença da Marinha ali, os moradores de Vila Velha procuravam a Praia da Costa. Para se chegar até ela, era utilizada estreita ponte sobre o rio da Costa, com dois ou três pranchões de madeira para a travessia apenas de pedestres. A ponte ficava situada na direção da atual rua 15 de Novembro. Ao atravessá-la, caminhava-se do outro lado margeando o pequeno rio até o porto de Isidoro. Chegava-se afinal à praia da Costa.

Muitos anos antes dessa escola, que funcionou no período de 1909 a 1913, ali foi instalada uma "companhia de aprendizes-marinheiros" por força do Decreto nº 2.890, de 8 de fevereiro de 1862, do governo imperial. A companhia-escola foi fechada em 1866. A atual escola, EAMES, situa-se em Inhoá.

Em março de 1952, a MARINHA designou um Oficial para, juntamente com o Governo do Estado do Espírito Santo, proceder à escolha de local conveniente para a construção de uma nova Escola de Aprendizes-Marinheiros. 0 local escolhido foi a Enseada de Inhoá, também em Vila Velha.

 

Fonte: Vila Velha - seu passado e sua gente, Vila Velha - ES/2002
Autor: Djairo Gonçalves Lima
Compilação: Walter de Aguiar Filho, janeiro/2014

Vila Velha

Ensaios Sobre os Alagamentos do Município de Vila Velha

Ensaios Sobre os Alagamentos do Município de Vila Velha

Para falarmos sobre os alagamentos em Vila Velha, precisamos primeiro conhecer sua situação em relação ao nível do mar

Pesquisa

Facebook

Matérias Relacionadas

O Exército: 38º BI.

O 38º BATALHÃO DE INFANTARIA, localizado em Vila Velha - ES, foi criado em 19 de abril de 1851, na cidade de Salvador - BA, pelo decreto 782, com a denominação de meio Batalhão de Caçadores da Bahia. Ao longo de 150 anos de existência teve outras denominações...

Ver Artigo