Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Anchieta

Conheça melhor a cidade de Anchieta.

Cidade

O município fundado pelo beato José de Anchieta e que leva seu nome oferece muitos atrativos para os turistas. São muitas praias e monumentos históricos a serem visitados. São a todo 25 quilômetros de praias.

O centro abriga uma história secular. No início da colonização era uma aldeia de índios tupi-guaranis catequizados pelos jesuítas. Seu nome era Rerigtiba, "lugar de muitas ostras", em língua indígena. Por causa do rio que desemboca na cidade, também já se chamou Benevente.

Mais tarde passou a se chamar Anchieta, em homenagem ao beato, que ali viveu seus últimos anos, antes de morrer em 9 de junho de 1597. O município fica a 28 quilômetros de Guarapari e a 79 quilômetros de Vitória.

Alambique

A cidade também possui uma região rural, colonizada por imigrantes italianos, no final do século XIX. As vilas de Alto pongal, Alto Joeba e Córrego da Prata deram início a um processo de valorização do patrimônio cultural da imigração. Em Córrego da Prata, um grupo de mulheres orientadas pela Emcaper e Secretaria Municipal de Turismo, produz doces, geléias, sucos, licores e biscoitos caseiros.

O turista também pode levar os produtos em cestas decoradas. Nas mesma comunidade está o alambique Aguardente Pratinha, onde o visitante pode conhecer o processo de fabricação e adquirir a cachaça, considerada pelos apreciadores uma das melhores do Espírito Santo.

No Alto Pongal funciona o restaurante Recanto da Galinha Caipira, especializada em galinha ao molho pardo com polenta. Nas proximidades do restaurante há área de lazer, para churrasco e camping, além de piscina natural e lagoa onde são criados peixes.

Outra atração é o Monte Urubu, com 332 metros, à margem esquerda dos rios Benevente e Salinas. Na Casa da Cultura, no centro, o visitante encontra documentos, objetos antigos e livros, principalmente biografias sobre o beato José de Anchieta. E informações sobre os passeios pelo Rio Benevente e o agroturismo.

Fonte: Jornal A Gazeta, Caderno de Turismo, 26/01/2005.

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Iconha surge de Benevente - Por Luciana Maximo

Era um pequeno povoado, com casas muito simples, feitas de madeira, onde é Piúma, haviam mais pessoas

Ver Artigo
Iconha

O Município de Iconha, localizado na BR 101, região de montanha do ES, teve início nas povoações de Piúma, no vale do rio Orobó, fundadas pelo Padre José de Anchieta

Ver Artigo
Iconha - Crônica de Rubem Braga (1951)

Mas Iconha me encanta pelo seu milagre pastoril. A pracinha é dominada por um morro alto, muito verde, cortado diante de nós por um talude de terra vermelha

Ver Artigo
A política e o coronelismo em Iconha - Por Luciana Maximo

O Jornal conversou com Aldieris Braz Amorim Caprini, que cedeu alguns artigos de sua tese de mestrado que descreve com detalhes a história política do município de Iconha

Ver Artigo
Vila do Riacho - Por Maurilen de Paulo Cruz

A origem da Vila do Riacho se situa em 1800, quando foi instalado um quartel na confluência dos Rio Riacho e Comboios, pelo Capitão-mor Antônio Pires da Silva

Ver Artigo