Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Araribóia – Capixaba ou Carioca?

Índios na Festa de 400 anos do Solo Espírito-Santense - Local: Cais dos Padres, Prainha, VV - ES, 1935 - Fonte: Revista do IHGES, Nº 10

Há quem afirme Araribóia ou Araibóia, nascido no Espírito Santo.

Sabíamo-lo temiminó, tribo trazida do Rio, por Maracaia-guassú (“Gato Grande”), que voltou ao Rio na companhia de Mem de Sá.

“Avia em El Rio de Enero, antes que fuese de christianos – reza um códice da história dos colégios jesuíticos – una aldeia que ilamava Del Gato; estes viendose muy apretados de sus contrários que todos los comiã, embriarão a pedir a Vasco Fz. Coutinho que los amparase e defendiese e trouxese para su tierra”...

Chegando a esta Capitania, onde, segundo Pedro Calmon, a tribo teria permanecido apenas quatro anos. Maracaiá-guassú foi batizado, tomando o nome de Vasco Fernandes; e a mulher o de Branca Coutinho, Mãe do Donatário.

Deixaram o Espírito Santo levados já por Arariboia, outro cacique ou principal, quando se cogitou de fundar o Rio de Janeiro. Batizado depois com o nome de Martim Afonso de Souza, este novo chefe obteve, em 1578, por seus prestimosos serviços, uma sesmaria de terras, onde fundou o aldeamento de S. Lourenço, origem remota da cidade de Niterói.

Um translado do registro dessa sesmaria, arquivado na Prefeitura da capital fluminense, contém uma petição na qual ele mesmo assim narra o que sucedeu: - “Diz Martim Afonso de Souza, homem nobre dos principais homens do gênero términos (sic), que mandando el rei Nosso Senhor, a Estácio de Sá, que Deus tem, por capitão de uma sua Armada a conquistar e povoar este Rio de Janeiro, que ele dito Estácio de Sá veio ter à Capitania do Espírito Santo, onde ele, suplicante, era morador; e ele dito Estácio de Sá, com o ouvidor Brás Fragoso falarão a ele suplicante que quizesse vir em sua companhia servir a el-rei Nosso Senhor, em ajudar a povoar-lhe este Rio de Janeiro, porquanto os gentios dele estavam de guerra, e tinham em, seu favor os franceses contra o Estado Real de Portugal, no que S. A. era muito desservido; e que ele dito capitão, Estácio de Sá, desejava repelir e castigar os contrários e franceses, que neste Rio de Janeiro estavam; pelo qual pedia ele suplicante, folgasse de vir na dita Armada em esta companhia para o favorecer e ajudar na dita empresa; o que ele, suplicante, muito folgou em fazer; e veio em sua companhia e trouxe muita gente sua, de peleja e muitas armas e mantimentos”...

Tendo vindo de Portugal com a referida incumbência, em 1563, Estácio de Sá só entrou no Rio de Janeiro – “no último dia de fevereiro ou a primeiro de março” de 1565.

João Ribeiro e Teodoro Sampaio asseveram que temiminós houve não só o Estado do Rio de Janeiro, como no Espírito Santo. Daí justificar-se a suposição de ter Araribóia nascido nesta Capitania.

Partidário de uma emigração de tupis, provenientes do norte, Varnhagen recorda a significação de tamoyo-avô, isto é, ascendente. Assim se consideravam os tupinambás. Aos do sul denominavam – temiminós, como para exprimir – netos ou descendentes. Estes já eram raros no Espírito Santo, quando aqui esteve Fernão Cardim.

 

Fonte: A Capitania do Espírito Santo, ano 1945
Autor: Mário Aristides Freire
Compilação: Walter de Aguiar Filho/ maio/2015

Especiais

Homenagem de Renato Pacheco para Heribaldo Balestrero

Homenagem de Renato Pacheco para Heribaldo Balestrero

Em minha mocidade tornei-me amigo dos maiores intelectuais vitorienses, entre estes nomes, posso incluir, também o do historiador HERIBALDO LOPES BALESTRERO

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

O Fim da Escravidão – Por Cleber Maciel

Pode-se dizer que ele começou com as lutas dos primeiros escravos e foi acelerado pelas revoltas, fugas e formações de quilombos

Ver Artigo
A luta continua – Negros no Espírito Santo

Fugas, revoltas e quilombos continuaram acontecendo. Em 1855, novamente a região de São Mateus foi agitada pelas manifestações de escravos

Ver Artigo
Aspectos da Escravidão – Castigos

A pessoa escravizada era considerada um objeto e, como tal, podia ser comprada, vendida, alugada, emprestada, doada, dividida, trocada etc

Ver Artigo
Aspectos da Escravidão – Trabalho e Família

O Espírito Santo era, durante o período escravista, uma província essencialmente agrícola e apoiada na força de trabalho dos escravos

Ver Artigo
A Revolta dos Escravos de Queimado

A Revolta do Queimado foi uma insurreição de escravos que aconteceu no então rico Distrito do Queimado, Serra, em 19 de março de 1849

Ver Artigo