Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Festa de São Benedito

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, sem data - Fonte: IBGE

Aos pés do imponente Mestre Álvaro, o município da Serra comemora a tradicional Festa de São Benedito, que todos os anos atrai muitos visitantes. Até o dia 27 de dezembro, os convidados cantam e dançam pelas ruas da cidade ao som do ritmo do congo. É uma homenagem ao santo padroeiro.

Para participar da Festa de São Benedito na Serra, é necessário entender como ela se dá. Os festejos começam no dia 11 de dezembro, com a cortada do mastro. É a primeira das três fases da festa (cortada, puxada e fincada do mastro).

O barco de São Benedito fica à espera dos festeiros. Pintado de branco e azul, mastro à deriva, a embarcação de madeira não tem pressa para o início da festança. No dia 24 há a alvorada às 5 horas da manhã, em frente à Igreja Matriz da Serra. No Natal será a vez da puxada do mastro, às 17 horas, seguida da puxada do Navio Palermo, às 20 horas.

Durante a puxada, um tronco simbolizando o mastro do Navio Palermo, uma réplica da embarcação e diversas bandas de congo, seguidos por uma multidão, desfilam pelas principais ruas da cidade.

O ponto alto do evento ocorre no dia 26 de dezembro, quando a Serra se torna a capital do Espírito Santo. Em seguida vem a exposição da imagem de São Benedito e a festa prossegue até às 18 horas, com a puxada do mastro e fincada.

Como a festa começou...

Os mais antigos moradores da Serra sabem contar com detalhes a origem da Festa de São Benedito. Tudo começou a partir de um naufrágio de um navio negreiro na costa capixaba. A lenda seria de que os náufragos pediram a proteção a São Benedito e se agarraram ao mastro da embarcação, que acabou trazendo-os à terra firme. Os tripulantes, em gratidão, fizeram a promessa de todo ano homenagear o santo pela graça obtida. Na Serra a festa é realizada desde 1836, mas o formato atual só foi adquirido em 1883, quando o padre André Massela fez algumas modificações na programação do evento.

Congo, uma herança cultural que passa de geração a geração

O município da Serra foi palco de conflitos entre os colonizadores e os índios e, mais tarde, entre os colonizadores e os negros (fato que ficou conhecido como Insurreição de Queimado). O congo é uma herança cultural que passa de geração a geração graças aos conhecimentos dos componentes mais antigos das bandas, que ensinam aos mais novos o ritmo dos sons dos tambores, das cuícas, das casacas e a fabricação de instrumentos usados nas apresentações. Além da Festa de São Benedito e do congo, o município serve de palco, também, para a folia de reis, boi graúna e capoeira.

 

Fonte: Jornal A Gazeta (21/12/05)

Matérias Especiais

A liberdade de um povo

A liberdade de um povo

Um fato marcou Vitória em 1849. Uma revolta de escravos colocou a cidade como a única entre as capitais do Brasil a registrar uma reação negra

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Paisagens da Ilha do Mel - Por Maria Isabel Perini Muniz

A paisagem vista e interpretada através da arte nos mostra aspectos que se escondem do nosso olhar descuidado e muitas vezes indiferente

Ver Artigo
Guarapari de ontem

"Quem passasse pela ruazinha tranqüila, aquela ruazinha varrida pelo vento sul e cujo solo barrento todo se cobria de regatinhos formados pelas chuvaradas de verão, invariavelmente descobriria a velha rendeira curvada sobre a almofada, trocando os bilros, atenta ao trabalho e de toda alheia ao bulício e à agitação exteriores ..."

Ver Artigo
General das Artes

Conheci, na casa de Homero Massena, anos 60, um amigo dele muito especial. Pessoa sensível, de fino trato, grande admirador da boa pintura e da Arte do mestre. Algumas vezes servi de mensageiro entre os dois, levando ao escritório do amigo, textos do Massena (muitas vezes assinados com pseudônimos: J. Prates, J. Carlos...) para que ele (diretor do jornal) providenciasse a publicação.

Ver Artigo
Festejos de Natal: Reis

O Reis foi introduzido em Vila Velha pelo Padre Antunes de Sequeira. Filho de Vitória, onde nascera a 3 de fevereiro de 1832

Ver Artigo
Ceia Natalina

A ceia natalina do Brasil e de outros países guardam muitas tradições em comum. Elas tem origem em velhos hábitos da Roma antiga

Ver Artigo