Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Vôo em Alfredo Chaves

Foto tirada da rampa do Morro do Moreno, Praia da Costa, ES - Brasil

O relevo acidentado de Alfredo Chaves é um prato cheio para os amantes de esportes de aventura. Ao chegar à cidade é comum ver parapentes e asas-deltas colorindo o céu. Os praticantes chegam de todos os lados, inclusive do exterior.

Bem perto do centro, cerca de dez minutos de carro, fica o Sítio de Vôo Livre de Cachoeira Alta. Abriga uma rampa com 465 metros de altitude. Lá de cima se tem uma visão panorâmica da região. Dá para ver Piúma, Guarapari e Vila Velha. Em qualquer época do ano dá para voar. Os mais corajosos podem se arriscar num vôo duplo. O vento chega a 15 ou 20 quilômetros por hora. O melhor horário é das 10 às 16 horas, em vôo de no mínimo 25 minutos e máximo de uma hora. Para voar basta estar de tênis, calça ou bermuda e camiseta. O equipamento consiste na cadeira do piloto, com pára-quedas reserva, capacete, barômetro (indica a altura), luvas e rádio para comunicação.

A preparação para a descida dura cerca de dez minutos. Depois é só apreciar o visual. Mas é bom se preparar para a subida. O trajeto de chão, de cerca de 5 quilômetros, pode ser feito com qualquer carro, mas o melhor são os veículos com tração. Há serviço de transporte em caminhonete. É preciso uma dose de coragem, em alguns momentos dá até um frio na barriga.

No local há um bar que oferece lanches. Em cima fica um quarto de casal, para quem quer descansar longe da civilização. É só agendar para alugar. E aproveitar a vista panorâmica. Lá em baixo, em Cachoeira Alta há pousadas e restaurantes, para descansar depois do vôo.

No início do verão, quem visitar o município vai ter mais opções de passeio. A prefeitura vai lançar duas rotas: o Circuito Vale da Aventura e o Circuito Caminho das Águas. O primeiro, compreende as comunidades de Cachoeira Alta, Caco de Pote e Sagrada Família. Já o segundo, envolve as localidades de São Marcos, São Sebastião, São Roque de Maravilha, Carolina, Matilde e Cachoeirinha. Todos tem a sede como ponto de partida.

 

Fonte: Jornal A Gazeta, 28 de novembro de 2007
Compilação: Walter de Aguiar Filho, novembro/2012

Aventura

Escalada

Escalada

Saiba quais são os melhores locais para a prática de escalada no Espírito Santo.

Pesquisa

Facebook

Matérias Relacionadas

Vôo dos Sonhos

Voar livre pelos céus como os pássaros. Esse é um sonho que os homens acalentam desde a Antiguidade...

Ver Artigo
Vôo Livre no Moreno

Minha ligação com o Morro do Moreno, teve início quando eu mudei para o Parque das Castanheiras, bem próximo ao morro, e isto foi em 1976

Ver Artigo