Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Biógrafos - Os 10 mais conhecidos

Amancio Pinto Pereira

1) Amancio Pinto Pereira. Educador e escritor. Escreveu “Traços Biográficos”. Ed. Artes Gráficas. Vitória. 1896. Contém várias biografias de espírito-santenses ilus­tres contemporâneos do autor.

 

2) Afonso Cláudio de Freitas Roza. Jurista, historiador, ex-Presidente do Estado e polígrafo eminente. Escreveu “História da Literatura Espírito-santense”. Ed. Comércio do Porto, Portugal. 1913, contendo 29 biografias dos nossos primeiros poetas e prosadores.

3) Manoel Teixeira Leite. Jornalista, escritor e poeta. Escreveu “Figuras de Meu Tempo”. Ed. “Vida Capixaba”. Vitória. 1929. Contém biografias de escritores e jornalistas da época.

 

4) José Victorino. Jornalista e escritor. Escreveu “Poetas Capixabas”. Ed. An­dersen editores. Rio. 1934. Contém 58 biografias de poetas espírito-santenses seus contemporâneos, ilustradas com a transcrição de versos de cada um.

 

5) Nelson Abel de Almeida. Educador e historiador. É autor de “Eles eram assim...” contendo o elogio fúnebre de sócios do Instituto Histórico e Geográfico de que era orador oficial. Biografias lidas nas sessões solenes de aniversário da Institui­ção. Estão publicadas em os nºs. 17, 18, 19, 22, 27, 29 e 30 da Revista do Instituto, já em número de 31.

 

6) Eurípedes Queiroz do Valle. Magistrado e Professor. Publicou “Pequeno Di­cionário Informativo do Estado do Espírito Santo”. Ed. Imprensa Oficial. Vitória. 1959. Contém 50 biografias de “Espírito-santenses Ilustres”.

 

7) Eurípedes Queiroz do Valle, já referido no número anterior. Escreveu “Da­dos e Datas da Vida Judiciária Espírito-santense”. Ed. Imprensa Oficial, Vitória, 1963. Contém as biografias de todos os Desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado, então em número de 60.

 

8) Amâncio Pinto Pereira. Já referido em o número 1. Publicou “Homens e Coisas do Espírito Santo”. Ed. Artes Gráficas. Vitória. 1914. Contém 75 biografias de magistrados, deputados, jornalistas e escritores de seu tempo.

 

9) José Benjamim Costa. Advogado, Jurista e escritor. Publicou. “Juristas Espíri­to-santenses”. Ed. Departamento Imprensa Oficial. Vitória. 1967. Contém 30 biografias de Advogados, Juízes e Professores de Direito.

 

10) Nossa Terra e nossa Gente. Publicação do Fundo editorial do Espírito Santo sob a direção do Dr. Nestor Cinelli, livreiro e editor. Contém 480 biografias de advoga­dos, escritores, políticos, industriais, comerciantes, médicos, engenheiros da atualida­de, em ordem alfabética. Editado em 1969.

 

Academia Espírito-Santense de Letras

Ester Abreu Vieira de Oliveira (Presidente)

João Gualberto Vasconcellos (1° Vice-Presidente)

Álvaro José Silva (1° Secretário)

Marcos Tavares (1° Tesoureiro)

Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura de Vitória

Lorenzo Pazolini (Prefeito Municipal)

Estéfane da Silva Franca Ferreira (Vice-Prefeita)

Luciano Pícoli Gagno (Secretário Municipal de Cultura)

Elizete Terezinha Caser Rocha (Coordenadora da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim)

Conselho Editorial

Adilson Vilaça

Álvaro José Silva

Ester Abreu Vieira de Oliveira

Elizete Terezinha Caser Rocha

Fernando Achiamé

Francisco Aurelio Ribeiro

Getúlio Marcos Pereira Neves

Organização e Revisão

Francisco Aurelio Ribeiro

Capa e Editoração

Douglas Ramalho

Impressão

Gráfica Espírito Santo

Imagens

Arquivos Pessoais

 

Fonte: O Estado do Espírito Santo e os Espírito-santenses - Dados, Fatos e Curiosidades (os 10 mais...) - 4° Edição (Reedição da 3ª ed. de 1971)
Autor: Eurípedes Queiroz do Valle
Compilação: Walter de Aguiar Filho, Maio/2022

Personalidades Capixabas

Advogados do Passado - Por Eurípedes Queiroz do Valle

Advogados do Passado - Por Eurípedes Queiroz do Valle

1) Dr. João Clímaco de Alvarenga Rangel. Coube-lhe a defesa dos Escravos que em 1849 tomaram parte no levante de Queimados, episódio histórico conhecido por “Insurreição de Queimados

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Galerias - As 10 mais importantes por Eurípedes Queiroz do Valle

A do Tribunal de Justiça. (Palácio Moniz Freire) -E subdividida em duas: - a especial, constituída pelos que exerceram a Presidência, e a Geral, formada por todos os Desembargadores

Ver Artigo
Judith Leão Castello Ribeiro

Foi também a primeira mulher a ingressar na Academia Espírito-Santense de Letras. Sem dúvida, ela foi um exemplo de mulher pioneira e batalhadora

Ver Artigo
Um Patriarca Nosso - Por Aylton Rocha Bermudes

Ignácio Vicente Bermudes, morador de Timbuí, merece especial celebração ao atingir os 100 anos de vida

Ver Artigo
Dr. João Dukla Borges de Aguiar

As manifestações de pesar pelo seu falecimento - O Velório na Câmara Ardente - O Enterro - As Homenagens Oficiais - Outras Notas

Ver Artigo
Desembargadores - Os 10 mais antigos

3) Carlos Teixeira Campos. Natural do Município de Calçado, no Espírito Santo, no então Distrito de Bom Jesus do Norte. Nasceu em 6-3-1908

Ver Artigo