Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Dr. João Dukla Borges de Aguiar

Dr. João Dukla Borges de Aguiar

Dr. João Dukla Borges de Aguiar

 

As manifestações de pesar pelo seu falecimento - O Velório na Câmara Ardente - O Enterro - As Homenagens Oficiais - Outras Notas

 

Na madrugada de ontem, como noticiamos laconicamente em última hora, faleceu o nosso distinto coestaduano Dr. João Dukla Borges de Aguiar, vulto de relevo da atual administração e figura tradicional na vida político-social da nossa terra.

Não nos seria possível, ao fechar da página e golpeados pela dor da notícia que nos chegava pela madrugada, tecer o necrológio que a individualidade singularmente expressiva do morto nos inspirava e hoje cumprimos esse dever que decorre em primeiro lugar, da grande admiração que sempre nos mereceu o ilustre extinto.

O Dr. João Dukla Borges de Aguiar, que aqui nasceu e viveu sempre, tinha no Estado e especialmente nesta capital um largo círculo de admiradores e amigos, muito embora, por temperamento, não cortejasse a popularidade.

A sua atitude discreta e serena, em todos os atos da sua vida, deram-lhe entretanto esse prestigio e a sua figura se contava como dos mais queridos da cidade.

Logo que se formou em medicina, em princípios de 1900, começou a exercer a clínica nesta Capital e granjeou desde logo um conceito honrosíssimo, porque realmente era um profissional de raro mérito.

Estudioso, dedicado aos seus clientes, humanitário, era bem grande e agitada a sua atividade.

A morte da sua irmã mais nova, entretanto, depois de uma insidiosa enfermidade que ele se esforçara por combater, fez que ele restringisse a sua clientela, chegando mesmo a pensar em não mais exercer a sua profissão.

Isto não lhe foi possível, porem; porque os amigos mais íntimos e aqueles que tinham arraigada fé em seu valor profissional insistiam em chamá-lo à cabeceira dos seus doentes.

Exercendo a medicina como um legítimo sacerdócio, não se desinteressava contudo da política e tomou parte saliente em algumas das nossas mais brilhantes campanhas, tendo sido representante do povo no Congresso Legislativo Estadual, onde foi operosíssima a sua atuação.

Na administração exerceu diversas comissões importantes na pasta do ensino e cargos de destaque, tendo sido também diretor de Higiene Municipal e Inspetor Federal da Saúde do Porto.

Em todos esses postos revelou-se sempre o espírito organizado, metódico e altamente disciplinador, que o sagrara na estima e na admiração dos seus conterrâneos.

Afastado depois das lides políticas e dos postos de administração, continuou a ser, como acontece com as personalidades de relevo próprio, o mesmo homem respeitado e venerado pela cidade.

Infenso por índole a publicidade e às exibições, exercia entretanto, de maneira elevada a sua missão de médico e fazia sem alardes as mais generosas concessões à pobreza.

Proprietário de diversas casas localizadas na sua chácara, não queria que nenhum dos moradores se considerasse obrigado aos alugueis.

 

Eram casas modestas. E assim entendia que nada devia exigir dos moradores.

 

Por isso, ontem, ao descer o corpo do Dr. Dukla, à hora da trasladação para o Departamento de Higiene, aquela humilde gente chorava um pranto convulsivo e sincero, pois via desaparecer o seu grande protetor.

 

Ocupava o Dr. Dukla de Aguiar, atualmente, o alto cargo de Diretor de Departamento de Saúde Publica do Estado.

 

Logo que tomou posse desse cargo, fez um excelente trabalho de remodelação dos serviços, especialmente quanto à instalação e aparelhagem da repartição.

 

Há pouco tempo regressara do Rio, onde fora fazer observações pessoais sobre a organização do serviço de saúde publica no Distrito Federal.

 

Não pode entretanto aplicar o que havia observado, pois logo depois de seu regresso adoeceu de uma infecção intestinal, que o atacou de forma violenta, retendo-o no leito até a sua morte.

 

Durante os longos dias em que esteve enfermo, grande foi a romaria de amigos a sua residência na Chácara do Romão.

 

Todos queriam saber notícias da saúde combalida pela pertinaz enfermidade.

 

De alguns dias a esta parte, agravaram-se os seus padecimentos, sendo mesmo esperado o funesto desenlace.

 

Contudo a notícia da sua morte, que ontem publicamos não deixou de surpreender a cidade, que se sentiu profundamente compungida.

 

O "Diário da Manhã", noticiando o passamento desse digno espírito-santense, presta uma sincera e sentida homenagem à sua memória e envia pêsames aos seus ilustres irmãos e parentes.

 

— O Dr. João Dukla Borges de Aguiar nasceu a 19 de julho de 1876, e contava portanto 54 anos incompletos.

 

Era o filho mais velho do nosso eminente e saudoso coestaduano Augusto Manoel de Aguiar e da Dra. Luiza da Silva Borges de Aguiar, também já falecida.

 

Era irmão dos nossos ilustres conterrâneos: Dr. Augusto Manoel de Aguiar Filho líder do Congresso Estadual; Dr. Eurico Borges de Aguiar, médico de grande conceito nesta capital; Dra. Ocarlina de Aguiar Salles, Dr. Ormando Borges de Aguiar, Secretário da Agricultura; Flávio Borges de Aguiar, tesoureiro da Alfândega; Dr. Aristeu Borges de Aguiar; Presidente do Estado e Dr. Audifax Aguiar, diretor do Serviço de Defesa do Café.

 

 

As Homenagens Oficiais

 

Logo que foi conhecida oficialmente a notícia do falecimento do Dr. Dukla de Aguiar, os Srs. Secretários de Estado da Presidência, do Interior, da Instrução, da Fazenda e da Agricultura; os presidentes do Congresso Legislativo e do Tribunal Superior de Justiça e o Procurador Geral do Estado resolveram não se abrissem as suas repartições, ordenando também o hasteamento da bandeira a meio pau.

 

Todos os Srs. Secretários de Estado fizeram o velório na câmara ardente erguida no Departamento de Saúde Publica e acompanharam o enterro.

 

Outras Homenagens

 

Em homenagem ao Dr. Dukla de Aguiar, o Dr. Pedro Fontes, chefe do Serviço de Profilaxia da Lepra e Doenças Venéreas, resolveu:

 

 

Suspender o expediente na sua repartição;

 

- Hastear a bandeira em funeral;

 

- Convidar os seus auxiliares para comparecerem ao enterro;

 

- Telegrafar ao Secretário do Interior apresentando condolências;

 

- Enviar uma coroa em nome da repartição.

 

A Sociedade de Medicina e Cirurgia reuniu-se ontem e a requerimento do Dr. Areobaldo Lellis, que pronunciou um belo discurso, justificando a homenagem, resolveu inserir um voto de pesar na ata da sessão e suspender os trabalhos.

 

A Companhia Fiação e Tecelagem Vitória, atendendo que grande número de seus operários era cliente do extinto, encerrou seu expediente às 15 horas afim de que pudessem os mesmas comparecer ao seu enterramento.

 

A Câmara Municipal compareceu incorporada ao enterro do Dr. Dukla de Aguiar.

 

Representações

 

Dr. Nelson Monteiro representou, ainda, no enterro do Dr. Dukla, por delegação especial, os municípios de Cachoeiro cie Itapemirim e Afonso Cláudio e os Srs. Senador Bernardino Monteiro, deputados Bernardes Sobrinho e Francisco Gonçalves e Drs. Augusto Seabra Moniz e José de Souza Monteiro.

 

O Dr. Henrique Cerqueira Lima recebeu um telegrama dos diretores da Casa Lohner, do Rio, pedindo que o representasse no enterro, depositasse uma coroa e apresentasse pêsames ao Dr. Ormando de Aguiar.

 

- O Dr. Arnulpho Mattos representou o município de Muqui.

 

O município de Colatina se fez representar pelo seu prefeito cel. Virgínio Calmon, que veio ontem especialmente daquela cidade.

 

TRASLADAÇÃO DO CORPO

- A CÂMARA ARDENTE

- O ENTERRO

 

À Chácara do Romão, desde cedo, afluíram inúmeras pessoas.

 

Senhoras que levavam flores, autoridades, gente do povo subiam até a antiga residência da família Aguiar, onde só achava o corpo do Dr. Dukla.

 

Lá se encontravam todos os irmãos e parentes do extineto.

 

Às 14 horas foi o corpo trasladado para o Departamento de Saúde Publica.

 

Seguraram nas alças do caixão os Drs. Dr. Augusto Manoel de Aguiar Filho, Audifax Aguiar, Ormando Aguiar, Flávio Aguiar, Mirabeau Pimentel, Atílio Vivacqua, Nelson Monteiro e José Vieira Machado.

 

O féretro foi depositado na ambulância de assistência formando-se o cortejo de automóveis.

 

No Departamento de Saúde Publica, estava armada a câmara ardente.

 

A decoração fúnebre era imponente e viam-se as inúmeras grinaldas cuja relação publicamos adiante.

 

Inúmeras pessoas, senhoras, autoridades, funcionários, já se encontravam naquele recinto.

 

Foi o caixão colocado na câmara, fazendo-se o velório até ás 16 horas, quando saiu.

 

O Enterro

 

Uma extensa fila de automóveis em número de cento e vinte aproximadamente e os bondes com o carro fúnebre mal chegavam para a multidão que desejava acompanhar ao cemitério o corpo do ilustre extineto.

 

Formando o cortejo, indo as coroas em auto caminhões, seguiu o enterro.

 

Na necrópole de Santo Antônio, fez a cerimonia da encomendação o revdmo, padre Luiz Cláudio, vigário da capital, baixando depois o corpo a sepultura.

 

 

Os Presentes

 

 

Assinaram o livro de presença na Chácara do Romão e no Departamento de Saúde Pública as seguintes pessoas:

 

Maria José Vellozo, por si e Virginia Borges, Soemes Minininha Genny e Dealdina Borges, M. Pimentel por si o Guilherme Pimentel, Otacílio Almeida, Maria de Lourdes Mello por si e sua família, Moysés de Medeiros Accioly, Alberto Correia e Castro, Augusto Carvalho, Constâncio Neves Espíndola, José Nogueira Oliveira, Danton Bastos, Francisco Escobar Filho, Eugênio Neves Cunha, Francisco Travassos, Theodulo Castro, Adonis Borges, João Borges, Odilon Castello Borges, Affonso Borges, Anna Pereira Borges, José C. Leão Borges, Aristides B. Coutinho, Dr. José Monjardim, Antenor Gomes, Padre José Ludwín, Marcionillo Silva, José Azambuja Meyrelles, Ricardo Schmidt, Antenor Furtado, Argeo Monjardim, por si e representando o Banco do Espirito Santo, Carlos Lindenberg e família, Duarte Fundão & Cia. Eugenia Queiroz e filhos, Barbara Lindenberg e filhos, Alarico Rodrigues e família, Maria Amália Rodrigues, Alceu Rodrigues, Josué Prado e família, A. Prado e Cia, Serafim Derenzi, Carlos Avancini, Manoel Lopes Pimenta e senhora, Izauta Pimenta de Freitas, Durval Araújo, Affonso Pires Madeira, Lourenço Laccíola, Hilário Silva, Bertollo Malacarne, tenente Domingos Costa, Dumans & Cia, Dr. Antônio Athayde, Luiz Luccíola, Giorge Lucciola, Moyses Freitas e família, Flodoaldo Borges Miguel, por si e pela família João Miguel, Clovis Borges Miguel por si e pelo município da Serra, Grimaldo dos Santos Pinheiro, Jose Francisco Lugon Júnior, Guarney A. Assis, Alceu Aleixo, [vuva] João da Matta Aleixo, Eduardo Serrano, Nilton Thevenard por si o pela família Thevenard, Sylvio Leão, Pedro de Abreu Coutinho, Pedro J. Aboudib, Philadelpho Fernandes, Honório Rabello, Luiz Rabello, Honoríno Rabello, Filogonio Alves da Motta, Gervásio Pimentel, Agrippina Motta, Antônio Martins da Trindade, Izidro Ferreira de Aguiar, Ordílio Cassilhas de Aguiar, Anizio Pontes, Álvaro Correia do Jesus, Belarmino Loyolla Borges e família, Fernando Ozorio Miranda e família, Álvaro Conde e família, Manoel Pinheiro Lima, Arlindo Nunes Rocha, Francisco Gonçalves Carvalhinho e família, Mario Wanderley e família e pelo senador Monjardim, José Albino Fernandes e família, José Teixeira dos Santos, e família, Miguel Jantorno, Leôncio Monjardim e família, Acyr Guimarães, Humberto Vello, Mario Vello Silvares, Agostinho Bruzzí Júnior, Edith Guimarães e filhos, Alcino Fundão e família, Leôncio Vieira de Rezende, por si o por Mario Rezende, José da Fraga Ramos, Ageu Feitosa, Leôncio Pitanga por si pelo seu pai Claro Pitanga, Serafim Marins Moreira, Romeu Netto, Morgado Horta & Cia, J. C. Morgado Horta, Carmélio Santos, José Teixeira dos Santos pela Loja União e Progresso, Moinho Fluminense, Eligene Ponehkine, Dr. Adolpho Bruno por si o pelo Comandante do 3° B. C. Horácio João Rabello, Ricardo Lopes, Honorino Rabello, Cleres M. Pereira Oscar de Oliveira, Aristides Lopes de Oliveira, Aristides Passos, Carlos Rosa, Benedicto Varejão, Díoclecio Lima, Tenente Miranda Rocha, pelo Dr. Lourival Almeida Rozendo, Serapíão Filho, Ismael Ximenes, Anníbal A. Martins, José Lopes Freire e família, Barros Wanderley, Dr. Jayme Figueira, Nestor Figueira, Paulo Américo Silvado, inspetor agrícola federal, Orozímbo Rabello, Álvaro Pandolpho, H. Cerqueira Lima e Cia, por si e pela família Cerqueira, Luiz Rabello, Kleber Botto de Massena e família, Armando Soluri e a família, Custódio Varejão, João Milton Varejão, Cezar Santos Neves pelo Bank of London & S. A. Ltda, Joaquim do Carmo, José Sombra, Joaquim Eusébio, Manoel Menezes, José Murillo, Manoel Pereira Neves e família, Mario Ribeiro de Castro, Pedro Carlos Bós por si o pela Guarda Civil, Nelson de Almeida, Ceciliano de Almeida por si e pela C. E. F. Vitória a Minas, Virgílio Vieira de Rezende, Olival Pimentel, Fernando Ribeiro de Oliveira, Casemiro José Lourenço Pereira, M. Silva & Cia, Francisco Cruz Sobrinho, João Dalla, Amúlio Finamori, Alexandre Buaiz, Raul Teixeira, Hermínio Silveira, Ignacio Gonçalves, Capitão João Baptista da Costa, Capitão Braulio Doria, por si o pelo major Hermínio Hollanda Cavaleaní, Idelfonso Couto de Miranda, Capitão Deocleciano Aguiar, Hercules Penna, Capitão Júlio Almeida, Capitão Alarico Camargo, João Cupertíno e família, Egle Nicoletti Madeira e família, Carlos Nicoletti Madeira, Joaquim da Silva Lins e família, Octaviano Souza, Christiano Gomes de Souza, João Maffra Sobrinho, Américo Machado, José Pires de Almeida, Dr. Fernando Rabello, Dr. Arlindo Figueiredo, Francisco Varejão, Sebastião Rabello, Armando Coelho, F. Paulo, Antônio Miguel, Tobias Gabeira, José Buaiz, José Vieira Bento, Galiano Santos, Pedro de Oliveira Coutinho, Adolpho Fernandes R de Oliveira, Olympio Duarte Nunes, Leão Balde, Arnulpho Mattos, Alberto Oliveira Santos, Oliveira Santos & Filho, A. J. D. Oliveira Santos, Armando de Oliveira. Santos, Antônio de Oliveira Santos, Aniceto Guimarães, Manoel Mendonça, Placidino Passos, Courinha Madeira & Cia, Manoel Courinha Madeira, Cícero da Silva Quintaes, Balbino Alves da Silva Quintaes, Raphael Trés, Luiz Quesada, Ernesto Stroback, Telmo de Couto Teixeira por si e família, Quintino de Araújo, Gilberto de Valle, Voltaire Geraldo Bandeira, Francisco Assis Torres Bandeira, Oscar Sá, por si e pela Companhia Central Brasileira de Força Elétrica, E. C. Talbot, Araújo Primo, José Ribeiro Espíndula, Euclydes Camargo, Manoel Camargo e família, Fidelcino Brandão, Clovis Camargo, Pedro Alcântara Pereira, Alberto Quintaes, Francisco Cerqueira, Ulysses Cypreste, Francisco Cypreste, Clemente Costa, João Leite Mello, Eugênio V. de Anchieta, Nilson Mendes e família, Aldomario Pinto, Mario Monteiro, Erothíldes Nunes, Ary Vianna, Ananías Leitão de Almeida, João Amaral, Domício Mendes, Mariano de Jesus, Antônio Athayde, R Walter & C, José Joaquim Gomes, Jayme dos Santos, Carlos Saad Gabeira, Gabriel Luiz Gabeira, G. Luiz & Cia, José Neves Cypreste, por si e pela  família Cypreste, Duarte Beriz & Cia., Luiz Nogueira, R. Chagas & Cia., [Ganuiliel] Pereira das Neves e família, Bernardo Teixeira da Silva, José A. Buaiz, José Neffa e Irmãos, José Jacob & Saade, N. Medaguar, Alexandre Buaíz, Manoel Bernardino de Oliveira, Elpídio Pimentel, Nilo Bruzzi, Hugo Pereira de Souza, Antero Gonçalves, Elpídío Wanderley, Anna Pereira, Ignacio de Sá Pereira, Izaurino Alexandrino dos Santos, José Pereira do Souza, Dante Botti, Ângelo Zardini, Padre Leandro Del'Uomo, Orfanato Christo Rei, Humberto Del’Uomo, Alfredo Mello, Mario Petrochi, Dr. Alcebiades Monjardim, José Nascimento Loureiro, Ernesto Bastos, Souza Costa & Cia, Francisco Cardozo de Siqueira Rocha, Manoel Ribeiro Braga, Alves Fonseca & Cia, José Alves de Carvalho, Rodolpho Ribeiro de Souza, José Lemos de Miranda, João Antunes Barboza, Alberto de Almeida, Luiz e José Barboza, Joaquim Freitas, Sezinio Pitanga, Romeu da Silva Loureiro, Dr. Francisco do Abreu, Costa Gama pela Assistência Dentaria Escolar, Miranda Sobrinho & Cia., Francisco Miranda, Manoel Nascimento, Graciano Espíndola, Pindaro do Prado, Lauro Pessoa, Osvaldo Poggi, Arthur Brandão, Jurandyr Borges Miguel, Newton Thevenard, Cláudio Passos, Gastão do Val, José Nunes de Siqueira, Adorys Rodrigues Miranda, Alarico Carvalho, Lauro Carvalho, Pedro Luiz Furtado, Sebastião Sady Furtado & Cia, Dr. Delmiro Coimbra, Dr. Pedro Bastos, Paulo Fundão, Aleíno Fundão, Arthur Gareau Moreira, Cruz Sobrinhos & Cia, Viuva Moreira & Filhos, Julio Pereira, Sílvio Rangel, Odilon Santos, Augusto Cruz Sobrinho, Domingos Pesendinha, Filogonio Pacheco, Anselmo Cruz, Antônio Gonçalves de Souza, Moacyr Godinho, Gabino Vasconsellos Alves, Vasconcellos & Cia, Virgílio Schwab, Elias Miguel, José da Silva Abreu, João da Silva Abreu, Gonçalves Espindula & Cia., Alexandre Gonçalves, Oswaldo Espindula, Orestes Quintaes, Balbino Quintaes, Vicente Boamorte, Gregorio Magno, Amélio Rezende, Ignacio Pereira da Rocha, Delphim da Silva Nunes e família, Justino Ferreira & Cia, Antônio Lamonica, Francisco Ferreira da Silva e família, Teixeira Silva & Cia, José Adnet, Adnet & Ltda, João Lyrío, Amaro Antônio da Silva, Carlos Manhãs Belott, Philemou Onofre de Assumpção, Oscar Paulo Silva, Alvino Simões, Alfredo Carvalho, Jose Avelino Pinto, Demetrio Pandeli, M. S. Guimarães, Ricardo Guimarães, Aristóteles Carneiro, Francisco Fundão, Licerio Duarte, Olindo Batalha Ribeiro, Oscar Barauna, Alziro Vianna por si e pelos Srs. deputado Pinheiro Junior, Luiz da Silva Vianna, J. Barboza dos Santos, Mario Castro, Dr. Pedro Fontes, por si e pelo Serviço do Prophylaxia da Lepra e Doenças Venéreas, G. Roubach & Cia. Gastão Roubach, Arnaldo Magalhães, Jones Santos Neves, João dos Santos Noves Filho, Durval M. Ávidos, Alves Braga, Hugo Viola, Mauro Law Pereira, Hugo Petroni, Alvaro de Oliveira por si e Luiz Caiaffa, Domingos Maisonetti, Cia Bombeiros, Rodolpho Berandinelli, Moacyr Barbosa Soares, Philippe Chemali, Dr. Mario Lyra, Adhemar Grijó, José Menezes, Ormano Lyrio, Aminthas Rabello, João Pinto Bandeira, Antônio Vellozo, Ernane Souza, Manoel da Incarnação, capitão Álvaro Coutinho, Clovis Nunes Pereira, Melchiades Caldeira, Otto Ewald, José Lopes dos Santos, Ignacio Amaral, Olympio Garcia do Araújo, Mario de A. Castello Branco, Theodulo Nunes da Fraga, Alderico Nunes da Fraga, desembargador José Batalha, desembargados Santos Neves, Dr. Nuno Santos Neves, José dos Santos Neves, Caetano Azevedo, José Vicente de Sá, João Manoel de Carvalho, Homero Campo Bello Barreto, Dr. Harold A. Hiekman, Dr. Olyntho Couto Aguirre e senhora, Dr. José Pedro Aboudib, Sabino Nascimento, José Leandro, Luiz Lima Simões, Soly Antunes, Francisco Musiello, Manoel Brandão filho, Edgard Castro por si e família, Argeu Padua por Francisco C. S. Rocha e família, Anna Bermude, Izabel Carneiro de Carvalho, João Lima de Oliveira, Pedro Bandeira, Joaquim Cajueiro, Aloysio Pedreira de Freitas, Saciedade Anônima "Casa Pratt", José Horta de Araújo, Amenophís de Assis, Antenor Villas Boas por si e pelo Santo Antônio F. C. Jason do Prado, Teixeira de Bastos, César Calmon e por Antônio Simmer, Gilberto Noves Espindula, Maria Adelaide Espindula, Alberto Frederico da Silva e família, João Dias Collares Junior e família, Sérgio Furtado e família, Henrique Santos e família, Antônio Pinto Aleixo, Maria Angelina da Silva Loureio Teixeira, Claudionor Teixeira, Waldemar Teixeira, Zenaide Teixeira, Cesario Bomfim de Lima e família, Ulysses Ribeiro e família,  Lupercinio Peçanha, Manoel Pereira Neves e família, Manoel Menezes, José Murillo e família, Público Mullulo, Octavio Mullulo, Bernardo Schneider e família, José Silva Loureiro, EsmeraIdina Monjardim, Melinda Sant'Anna Oliveira, Nelson Oliveira, Zaluar Dias, Joaquim Senna Ribeiro, José Mizael do Couto, Voltaire Geraldo Bandeira, por aí e pelo juiz de direito da comarca do D. Martins, Mauricio Correa Lins, Joaquim Lins, Rosa Madeira Lins, Manoel Bastos Oliveira, Fadealla Paulo [Couri, Edro ??], José Mansur, Rodolpho Ribeiro do Souza e família, Vins dos Arcos, Duarte Pimentel e família, Ostiano Nunes, Francisco Varejão, Octavio Queiroz, Américo Machado, Luiz Derenzi, Arthur Esteves, Dario Araújo, Deoeleciano Aguiar, Maria Nunes Pimentel, Comandante Balbetta da Rocha, tenente Álvaro Barretto, Eliomar Carneiro da Cunha, Cerqueira & Cia, pela casa Lohner do Rio de Janeiro, Moacyr Monteiro Ávido, por si o pelo Dr. Florentino Avidos, Maria José Velloso, por si e Soemes, Minininha Jendy Borges e Virginia Borges, Maria Brazilina Tagarro, Nelson Monteiro, representante do município de Affonso Cláudio, Antônio Inocêncio da Silveira, Francisco Alves de Carvalho, por si e por exa. Revma o Sr. Bispo Diocesano, José Furtado de Mendonça Rangel, por si e como representante do Dr. Gomes Cardim, o do professor Paulo Gomes Cardim, Pedro Américo Pereira, Mario Castro, Augusto Barboza, Antônio Miguel, Alvino Moraes, Asdrubal Soares, José Neves Cypreste, Nelson Monteiro por si, Bernardino Monteiro, José Monteiro, Francisco Gonçalves, Augusto S. Muniz e Osvaldo Monteiro, Affonso Correia Lyrio, Antenor Maciel, Luiz Borges [Braunio??] Gomes Neves e família, Miranda da Rocha e família, Vicente da Silva Loureiro, Philadelpho Peixoto de Farias e família, Getúlio Sarmento por si e família, Amaro do Nascimento, José Celso Claudio, João da Silva Loureiro e família, Vieira da Cunha, Dr. Pedro Fontes por si o pelo Serviço de Prophylaxía da Lepra, Caio Noronha, José Augusto de Lima, Nilzo Mendes, Grimaldo Pinheiro, Américo Bocha, Álvaro Nascimento, Theodoro Pinto Ribeiro, Francisco do Assis, Amenophís de Assis e família, Amaro Caldas, Antenor Maciel, Francisco Salles Sobrinho, Alcebiades Garrido, pela União dos Estivadores, José Rezende Campos, Elpidio Pinto do Freitas, Gentil Alves da Silva, Leovegildo Oliveira, José Pinto Rangel, Dr. Mello Ramalho, Dr. Theophilo Costa, Dr. Americo Monjardim, Manoel Vivacqua, Pietrangelo De Biase, Diba Saliba, por si e por Antônio Saliba e família, Odorico Zamprogno, Jayme Martins, Dino Gomes da Silva, Plinio Bruzzi, Carlos Motta, João Borges E. Santo, deputado Machado Coelho, Antônio Miranda & Cia, Colmar Lucas, E. Simões, W. G. Luiz & Cia, por Gabriel Gabeira, Gabeira & Irmão, por José Gabeira, Idalecio Mendonça, Ecio Alves, Alpheu A. Ribeiro, Jair Monjardim, José Queiroz, Capitão do Porto Trancredo Fontes, Gentil Abreu da Silva, Edgard Q. do Valle, Augusto Barata, Guilherme Luiz Schneider, Jorge Kingston, André Carloni, José Sombra, Sizenando Gomes, por Anselmo Serrat, Celso Claudio, Vicente Lopes de Oliveira, Abel A Calkaip, Sylvio de Aguiar, Salvador Busatto, Wenceslao do Rosário, [Arecatléo ??] Soares, Antônio Alves, Dario Mendonça, Luiz Urbano, Heleosino Duarte e família, Américo Ermont, Trinxet & Alves, Hostilio do Oliveira, por si, pela A Gazeta e pelo Dr. Thiers Vellozo, Antônio Feu Rosa, por si e representando os drs. Francisco Climaco Feu Rosa e Pedro Feu Rosa, Frederico Tironi, Antônio Boaventura de Campos, Luiz Borges da Victoria, Lamartine Silva, José Benedicto do Sacramento, Manoel Pinto de Mesquita, Mesquita & Cia, Dogello Garcia, Alvino Severino da Silva, Amadeu Marques Silva, Jorge Marquês Silva, Flavio de Jesus, Zacharias Torres da Silva, Antônio de Araújo Lyra o família, Dino Salles, Jonas Vieira Machado, Eugênio Augusto de Souza, Manoel Augusto da Silveira, por si o por Waldemiro da Silveira, Lauro Pessoa, Antônio Augusto de Souza, Jonathas Cerqueira, Manoel de Freitas Calazans, Nelson Costa, Antenor Gomes, Armando Pinto & Cia., Armando Augusto Pinto, Juvenal Moreira Rocha, Eurico Borgo, Francisco Costa Rocha, Jair Etienne Dessaune, Mario Benezath e família, Alderico Lemos, Alberto Quintaes, Sily & Cia, Luiz Derenzi, Jorge Marsuha, João Simões, Manoel Gomes da Costa, Alceu Rodrigues, Adroaldo Rodrigues, Aristogiton Espindula, Lizardo Vasques. João Ribeiro, Agostinho Bruzzi, Afranio Bruzzi, por si e Bruzzi & Cia, Francisco Menescal e família, Vicente da Silva Loureiro, Marcondes Junior, por si o pelo Diário da Manhã, Dr. José Moreira Gomes, Manoel Adolpho Barcellos, A. [Piekewoky] & Cia, Isaac Bregman e família, Bolivar Moreira de Abreu, Antônio Inocencio da Silveira, João Trinxot Mauri, João Baptista Parra, Gervasio Pimentel, Carlos Norbim, Alcides Norbim, Dr. Arlindo Rocha, Manoel Mello, por Julio Pinto Junior e Banco H de Minas Gerais, Aurino Quintaes, Antônio Ribeiro Guimarães, Ivo Felisberto, Vicente Salgueiro, Manoel Guimarães, Vincent Kervegant, Taciano Espindula, Sylvio Pestana, José Genofre Braga, Edmundo Maliseck, Manoel Clodoaldo Linhares, Paulo Silva, José M. Quadros, Américo Madeira, M. Ibrahim & Filhos, José Bumachar, Antônio Wakin, Manoel Francisco da Silva, Mauro Bagal, Ormandino Benezath, Lúcio Alberto Silva e senhora, Alberto Silva, Humberto Cavallini, João Baptista Lima, Francisco Cid Loureiro, Heitor Motta, por si o pelo Banco do Brasil, Ivan d'Oliveira, Ernesto Zambelli e família, Arens & Langen o auxiliares, Augusto Arens, Consul da Alemanha, Robert Laugen, Consul da Áustria, Francisco Fundão, Glicerio Duarte, Waldemar Silva, Vicente Dias, Courinha Madeira & Cia, Alfredo Feitoza, Atilla Bezerra Nunes, Antônio Feitoza, José Maia Filho, Octacilio Lomba, Gumercindo Mendes e família, Ângelo Nunes, Manoel Oliveira, Raymundo Nonato, José Por Deus Costa Lima, por si e por Dr. João de Deus, Joel da C. Moniz, José & Cia, José Teixeira da Silva, Teixeira Leite, por si e por Thomaz Ceglias, Francisco José Pinto Baptista, Ubaldo Ramalhete, Alarico Cabral, Pedro Huch, Mario Monjardim por si e José Aureo Monjardim e família, Andriano Ferreira da Silva, Eduardo de Andrade e Silva, Clovis Borges Miguel, prefeito da Serra, Machado Coelho, Cypriano da Silveira, José Fogos, Emygdio Fogos, Dario Araujo, Reynaldo Caramuru, João Nicolussi, Alfredo Rabayoli, Annibal Rabayoli, Rangel Pacheco e família, Benedicto Barcellos, Antenor Barcellos, [Evrardo] Mario Siqueira Dias, por si e pela Sociedade, de Pharmacia e Chimica do Espírito Santo, Armando Rabello, Dr. Americo Oliveira, José Cândido, Collares Junior, M. Rodrigues Sette, José Augusto Fernandes, Dr. Solon Gomes, João de Barros, Henoch Decantisilva, Jurney Machado, por si e pelo Instituto "Ruy Barbosa", Ney de Aires Coelho, Olivia Santos e filhos, Paulo Motta, Miled, Pedro, R. L. de Saldanha da Gama, Dr. Mario Aguirre, Aphrodisio Coelho, Ubaldo Lima, Dr. Affonso Schwab, Francisco Carlos Schwab Filho, Dr. Bemvindo de Novaes, Osório Vianna, Silorico Vianna, Pinto Araújo & Cia, Antônio Pinto Araújo, Ademar Alves do Araújo, José [Seces] de Carvalho e família, Arlindo Andrade, Gustavo Lima Santos, Alcebiades Marques, Jayme Peixoto Larica, Tuffi Sunid, Tobias Luiz Gabeira, Vianna Leal & Cia, José Maria Valente, Domingos Leal, Arlindo Pinto Pestana, José Marinho Nunes, Nunes Miranda & Cia, Binnor Machado, por si e família e C. R. Saldanha da Gama, Dr. Samuel H. da Silveira Lobo, por si e polo Serviço do Proteção aos Índios, Dr. José Augusto Lima, Hilson Pinheiro Alves, Mainardi & Filhos, Dr. Oswaldo de Albuquerque, Manoel Francisco Maio, Antônio Borges da Silva, Sydney Pereira do Souza, José Pereira do Souza, Souza Costa & Cia., Jorge Enne Sobrinho, José Benezath, Flavio de Jesus, Teixeira Silva & Cia, Pedro Bapristella, Ricardo Cavalcantti de Albuquerque, Arabello Lellis Horta, Romulo Serrano, Manoel Marques, Francisco Salles Sobrinho, Godofredo Schneider, Joaquim Manoel de Miranda e família, Oscar Barbosa, José Simões Filho e Plinio Bruzzi, pelos funcionários municipais, Aguinaldo Ribeiro de Souza, pela Standard Oil Co. of Brasil e por José Ribeiro de Souza, padre Elias Tommasi, Luiz Matteoli, Acylino Lopes, Manoel Nunes Leão, João Ramires da Costa, Antônio Plinio do Nascimento, Plinio Nascimento, Florencio Silva, Dario Alves Vidigal, Gumercindo Cardoso de Barros, [Herodino] Antônio de Carvalho, Francisco Figueira Cordeiro, Dr. Cyro Carneiro Leal, Mirabeau Bastos, Amaro Bastos Renner, Sérgio Furtado de Mendonça, Alexandre Cardoso, Antônio J. Saade, por Bichara & Saade, F. Etienne Dessaune, Radagasio Ramos Peixoto, Hugo Pereira de Souza, Alfredo Sarlo, por si o pela “Liga S. E. Santense", José Luiz Borges, Gabriel Elias, Dr. Arlindo Sodré e família, Cicero Sodré, João Pinto Machado e família, Sylvio Coutinho e família, Almir Moniz Freire, Vicente Costa, Antônio Conde, Álvaro Conde, Amarílio Costa, Emilio Trinxet, Dr. Archimimo Mattos, Manoel Conde, Benedicto Silva, Chiere Sily e família, Renato Santiago, cel. Marcionillo Silva, José Simões Filho e senhora, Ayres Coelho & Cia, Affonso Pinto Coelho, Verano Pinto Coelho, José Ayres, José Ferraz de Oliveira, 2° Tenente Adolpho Bittencourt, Luiz M. Vellozo, por si e Hard Rand & Cia, N. Von Schilgen, Moacyr Monteiro Ávidos, por si e pelo Dr. Florentino Avidos, Otto Ramos, Antenor Maciel, tenente A. Barbosa, José Dantas de Mello e família, Severino Dantas do Mello, Manoel de Freitas V. Bôas, Viuva Busatto, Octavio M. Araújo, Bemvindo Assis, Castellar Carneiro, por si e família, José Euclydes Gran Themistoeles Carneiro, Antônio Aunon Sierra, Paulo Gomes Cardim, por si o por Carlos A. Gomes Cardim, Victorio Literio, Helmiro Nobre e família, Alvino Moraes e família, Dr. Attilio Vivacqua, José Albino Fernandes e família, Fraterno do Rosário, Octavio Schneider e família e Nylson Oliveira.

 

 

COROAS OFERECIDAS

 

"Ao inolvidável diretor do departamento de Saúde pública, homenagem do Estado do Espirito Santo";

 

"O Departamento da Saúde Pública ao seu diretor e amigo”;

 

"Ao Dukla, o último adeus do Aristeu e família'';

 

"Saudades de Ocarlina e filhos”;

 

"Sentidas recordações do irmão Eurico e família";

 

"Último adeus do Augusto e família”;

 

"Saudades de Flávio e família":

 

"Ao Dukla, lembrança de Audifax e família":

 

"Homenagem de Mirabeau e família”;

 

"Ao amigo Dr. Dukla, saudades da Família Dumans'';

 

"Última lembrança de Ormando e família";

 

“Homenagem do Secretário do Interior";

 

"Homenagem da Secretaria da presidência";

 

"Homenagem da mesa do congresso Legislativo”;

 

“Homenagem da Secretaria da Instrução”;

 

"Homenagem do Prefeito Municipal de Vitória”;

 

“Homenagem da Câmara Municipal de Vitória”;

 

“Homenagem da Secretaria da Agricultura”;

 

“Homenagem do Secretário e os demais funcionários da fazenda”;

 

“Ao Dr. Dukla, gratidão de José Pereira Barbosa e família”;

 

"Homenagem de José Vieira Machado":

 

"Homenagem de Nelson Monteiro'';

 

"Homenagem do Dr. Attilio Vivacqua":

 

"Homenagem do Comercio de Vitória";

 

"Homenagem de Florentino Ávidos";

 

"Ao Dukla, homenagem do Pinheiro Junior";

 

"Ao amigo Dukla, homenagem de Moacyr Ávidos e família";

 

"Ao Dr. Dukla, lembrança do Carlos Avaneíni e senhora";

 

"Homenagem da Junta Comercial";

 

"Homenagem da Secretaria do Congresso";

 

"Homenagem dos funcionários da Secretaria do Interior";

 

"Homenagem dos funcionários da Secretaria da Agricultura";

 

"Homenagem dos Serviços do Prophylaxia da Lepra e Doenças venereas";

 

"Homenagem dos funcionários da Prefeitura Municipal";

 

"Homenagem da Casa Lohner";

 

"Homenagem do "Diário da Manhã";

 

"Ao Dr. Dukla de Aguiar, homenagem da Colônia Syrío-Libaneza":

 

"Homenagem da Santa Casa de Misericórdia";

 

"Ao inesquecível Juca, saudades de Miguel o família";

 

“Homenagem do regimento policial militar”

 

"Homenagem do delegado geral e funcionários da Repartição Central da Polícia";

 

"Ao grande amigo Dr. Dukla Aguiar, Affonso Lyrio e senhora";

 

"Ao Dr. Dukla, homenagem da Guarda Civil do Estado do Espírito Santo";

 

"Ao Juca, amizade e reconhecimento de Tintina e Herodoto";

 

"Ao Dr. Dukla, homenagem de Alziro Vianna":

 

"Homenagem dos funcionários da Bolsa Oficial do Café";

 

"Homenagem do coronel Barbetta o família";

 

"Homenagem dos auxiliares do Serviço do Café";

 

"Ao Dr. Dukla, homenagem de Vivacqua, Irmãos & Cia.";

 

"Ao Dr. Dukla de Aguiar, homenagem de A. Prado & Cia.";

 

"Ao Dr. Dukla, homenagem do Oliverio Soares & Cia.";

 

"Ao bom amigo, Affonso Coelho e família";

 

“Homenagem de E. C. Talbot e senhora”;

 

"Ao Dukla, homenagem de Josué Prado e família";

 

"Homenagem de Societé de contrução do Porto de Bahia";

 

"Homenagem do diretor dos Serviços de Melhoramentos da capital e funcionários";

 

"Ao bom amigo e compadre, Verano e família":

 

"Homenagem de João Maffra e família";

 

"Saudades de Kosciuszko e família":

 

"Compadre, amigo, homenagem de Alfredo e família";

 

"Homenagem da família Amenophis de Assis";

 

"Ao Dr. Dukla, gratidão de Rosinha e Mauricio";

 

"Gratidão de Julia Rosa Coronel e filhos";

 

"Homenagem de Lizardo Vasques e família";

 

"Ao bondoso Dukla, justa homenagem e verdadeiro reconhecimento de Adalgiza e irmãos";

 

"Ao seu presidente, Sociedade Auxiliadora'';

 

"Homenagem da viúva Rodrigues da Silva e filhos";

 

“Homenagem de Luiz Caiaffa e Família”

 

"Homenagem de Bruzzi & Cia.";

 

“Homenagem de Elpídio Wanderley";

 

"Ao Dr. Dukla Aguiar, saudades da família Cypreste";

 

"Ao Dr. Dukla, gratidão de Oscar Barbosa";

 

"Ao Dr. Dukla, saudades das famílias Laert Pimentel e Hostiano Nunes'';

 

"Lembrança de João Dalmácio e família";

 

"Homenagem do Joaquim Euzébio e família";

 

"Ao bom e grande amigo, saudades de Júlio Brandão";

 

" Homenagem do major Cavalcante o família";

 

"Saudades de Olyntho e Annette";

 

"Ao inesquecível compadre, homenagem de Hortência e filhas";

 

"Ao Dr. Dukla, homenagem de Armando Rabello":

 

"Ao inesquecível amigo Dr. Dukla Fadiala Paulo";

 

"Ao querido padrinho, saudade de Mariazinha":

 

"Ao querido titio, saudades de Ruth, Luiz, Cezar e Léa":

 

"Homenagem do Pedro José Aboudib, José Pedro Aboudib e família";

 

"Ao amigo Dukla, lembrança do Arabello e esposa";

 

"Ao inesquecível amigo Dr. Dukla, saudades eternas de Rodolpho o família";

 

"Ao Dr. Dukla de Aguiar, homenagem da família Gabeira";

 

"Gratidão de Joaquim Fraga";

 

"Homenagem de Elias Miguel e família";

 

"Homenagem de José Neffa e irmão";

 

“Homenagem de Joaquim do Carmo e Esposa";

 

"Homenagem da empresa funerária”;

 

"Ao Dr. Dukla, saudades de Antônio Miguel";

 

"Homenagem de Adnet & C. Ltda";

 

"Homenagem de Miranda e Nininha":

 

“Eterna saudade de Arthur Peixoto e família";

 

"Homenagem de Salvador Susatto e família";

 

"Ao Juca, sentimento dos seus primos viúva João Miguel e filhos";

 

"Homenagem da família Botti";

 

"Ao prezado compadre Juca, saudades de Edith e filhos".

 

 

OFERTARAM FLORES NATURAIS

 

Dr. Américo Vespucio R. Oliveira, Penitenciária do Estado, Archimimo Mattos e família, Adelia Monjardim e Maria Monjardim, Gilberto Espindula o Maria Adelaide Espindula, Maria de Lourdes Furtado, Viuva Busatto, Dra. Julia Brandão, Antonio Miranda, Filogonío Motta, Dra. Adalgiza Fonseca, Dr. Manoel Lopes Pimenta, Dra. Helena Botti, Dra. Elisa Bettiti, Dra. Isaura Pimenta, Dra. Assisolina do Assis, Dra. Julietta Mello, Dra. Maria S. Mello, D. Hortência Monjardim, Aurélio do Carmo, D. Aggripína Motta, Dr. Eurico Aguiar, Augusto M. Borges, Dr. Affonso Lyrio, D. Desolina Aguiar, D. Florzina Ferreira, Amenophís de Assis, José Neffa & Irmão.

 

 

Fonte: Diário da Manhã - Estado do Espírito Santo - Victória - Quarta-feira, 24 de abril de 1929
Diretor: Marcondes Junior
Gerente: Heitor Santos
Pesquisa: José Eugênio Vieira
Compilação: Walter de Aguiar Filho, maio/2022

Personalidades Capixabas

Antônio Bezerra de Faria - Por Seu Dedê

Antônio Bezerra de Faria - Por Seu Dedê

Médico, casado com Dona Lúcia Bezerra, trabalhou no preventório Alzira Bley na Praia da Costa

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Desembargadores - Os 10 mais antigos

3) Carlos Teixeira Campos. Natural do Município de Calçado, no Espírito Santo, no então Distrito de Bom Jesus do Norte. Nasceu em 6-3-1908

Ver Artigo
Dr. João Dukla Borges de Aguiar

As manifestações de pesar pelo seu falecimento - O Velório na Câmara Ardente - O Enterro - As Homenagens Oficiais - Outras Notas

Ver Artigo
Biógrafos - Os 10 mais conhecidos

1) Amancio Pinto Pereira. Educador e escritor. Escreveu “Traços Biográficos”

Ver Artigo
Barões Espírito- Santenses - Por Eurípedes Queiroz do Valle

Os 10 mais conhecidos segundo Eurípedes Queiróz do Valle

Ver Artigo
Engenheiros - Os 10 mais antigos

Dr. Antonio Francisco de Athayde. Político. Foi Deputado estadual e Prefeito da vizinha cidade do Espírito Santo, antiga Vila-Velha, dando-lhe o belo traçado que hoje apresenta e que lhe permitiu extraordinário desenvolvimento

Ver Artigo