Dr. Luiz Buaiz - Integridade e vanguarda
Antônio Chambô também trabalhou com Luiz Buaiz quando este foi Provedor da Santa Casa, mas o conheceu ainda estudante. Como ele próprio contabiliza, “há mais ou menos 32 anos”. Para Dr. Chambô, Luiz Buaiz – com quem tem um ótimo relacionamento – sempre foi um médico que se pautou pela integridade. Ele faz uma avaliação: “Na idade em que o Dr. Luiz está, ele é um modelo para nós. Pelas suas ações, integridade e disposição para o trabalho que apresenta até hoje. Posso falar que o Dr. Luiz Buaiz, como chefe, é muito ponderado e toma decisões sempre com base em muita reflexão. Era um bom chefe, assim como é um bom médico. Temos uma amizade sincera e baseada na convivência no trabalho.”
A mente brilhante é uma das marcas sempre destacadas quando se fala de Luiz Buaiz. O gastroenterologista Oswaldo Pavan é uma das pessoas que pensam assim. Ele fala desse aspecto, ao se lembrar da convivência, ao longo dos anos, com Luiz Buaiz:
“Conheci Dr. Luiz Buaiz em 1984, voltando da residência no Rio de Janeiro. E pela amizade dele com a minha família fui convidado para trabalhar na Santa Casa. Ele tinha sido, pouco tempo antes, nomeado o provedor do hospital. Com toda a mente brilhante de vanguarda que possui, o Dr. Luiz acabou provocando lá uma revolução de melhorias. Ele foi o primeiro a importar um aparelho de videoendoscopia para o lugar.
Ele fez com que a Santa Casa passasse a ter uma administração marcante, levantou vários setores como enfermarias e centros cirúrgicos. Foi muito bom mesmo. Sempre com o compromisso de trazer novas tecnologias. Várias peças de endoscopia vieram ao Estado com o apoio dele.
O que era muito marcante no seu gabinete era a presença de todo tipo de gente. Desde pessoas comuns até deputados, senadores e governadores. Tudo graças a esse coração que ele tem. Ele ajudava a todos, sem fazer seleção. A porta ficava sempre aberta. Foi o Dr. Luiz, inclusive, que contratou vários médicos em começo de carreira.
Ficou guardada na minha memória a extrema facilidade dele para gravar situações, contratos e negociações. Isso, mesmo dois anos depois da realização. Uma vez ele estava com um processo de compra de um aparelho de endoscopia, e havia feito o acordo de pagar em cruzeiro ou cruzados, não lembro bem. Quando chegou a data de fechar o negócio, uns seis meses depois, o representante queria cobrar em dólar porque o preço da moeda subiu muito. Ele citou detalhes que até nós não lembrávamos. Quando fomos ver o contrato, realmente o acordo tinha sido feito dessa forma. Fatos como esse engrandecem o Dr. Luiz Buaiz. Sempre com o espírito despojado e irreverente. Sempre passando uma sabedoria muito grande. E, principalmente, a vontade de ajudar o próximo.
Considero o Dr. Luiz um ícone na história do Espírito Santo e tive o prazer de conviver com ele durante muitos anos...”.
PRODUÇÃO
Copyright by © Luiz Buaiz – 2012
Coordenação do Projeto: Angela Buaiz
Captação de Recursos: ABZ Projetos
Texto e Edição: Sandra Medeiros
Colaboraram nas entrevistas:
Leonardo Quarto
Angela Buaiz
Ruth Vieira Gabriel
Revisão: Herbert Farias
Projeto e Edição Gráfica: Sandra Medeiros
Editoração Eletrônica: Rafael Teixeira e Sandra Medeiros
Digitalização: Shan Med
Tratamento de Imagens: TrioStudio; Shan Med
Fonte: Luiz Buaiz, biografia de um homem incomum – Vitória, ES – 2012.
Autora: Sandra Medeiros
Compilação: Walter de Aguiar Filho, dezembro/2020
Nas últimas duas décadas do século XX, o Espírito Santo foi palco de uma efervescência política negra com a criação de um conjunto de organizações
Ver ArtigoFlorentino Avidos construiu o prédio destinado à Biblioteca e ao Arquivo Público, na rua Pedro Palácios
Ver ArtigoUm pouco mais tarde, ouvimos a voz exótica de uma saracura, isto é, de um raleiro que poderia ser uma Aramides chiricote Vieill
Ver ArtigoBernardino Realino pode ser invocado como protetor de certas categorias de cidadãos, que julgam poder contar com poucos santos
Ver Artigo1) A Biblioteca Pública do Estado. Fundada em 16-6-1855, pelo Presidente da Província Dr. Sebastião Machado Nunes.
Ver Artigo