Dr. Luiz Buaiz - Uma pessoa brilhante: assim conta o cirurgião Dr. Noé Silva
A amizade entre o cirurgião Noé Silva e o Dr. Luiz Buaiz começou em 1959, época em que Noé chegou a Vitória oriundo do Rio de Janeiro. “Nas décadas de 1950, 1960 e 1970, de certa forma o Dr. Luiz Buaiz comandava os institutos de previdência do Espírito Santo. Então era muito comum procurar por ele”, lembra.
Dr. Noé destaca ainda que dois fatores que marcaram muito, no Dr. Luiz Buaiz. “O primeiro era a atenção que ele dava a todos os pacientes. Luiz fazia questão de que todos fossem muito bem atendidos. Em segundo lugar, ele que ocupou, em muitas oportunidades, um cargo de chefia, sempre nos tratou com extremo respeito e também forneceu toda a atenção que era necessária.”
Trabalhando diretamente com o Dr. Luiz Buaiz por aproximadamente 40 anos, Noé Silva lembra-se de todo o esforço que ele fazia para auxiliar os colegas e resolver todos os problemas à sua volta, mesmo que não tivessem nenhum vínculo com ele. “O dia-a-dia com Luiz Buaiz era muito fácil. Ele é talvez uma das pessoas que conheço que é mais inclinada a fazer o bem. Raramente diz não, é uma pessoa brilhante”, elogia o médico.
Da época em que Luiz Buaiz era provedor da Santa Casa, Noé Silva lembra: acompanhou de perto todos os trabalhos desenvolvidos. “Lá ele demonstrou toda a sua capacidade administrativa, já que pegou o lugar em uma situação difícil, de penúria, e em poucos anos recuperou totalmente a Santa Casa, inclusive reabriu algumas enfermarias que estavam fechadas, e deu condições de trabalho para todos. Foi maravilhoso”, descreve.
Noé Silva conta ainda que trabalhou com Luiz Buaiz no Hospital das Clínicas e na Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo. “Ele sempre teve um gênio brincalhão, mas ao mesmo tempo era sério. Era um chefe ímpar, tenho saudades. Uma das decisões mais acertadas que ele tomou foi assumir a Santa Casa por amor ao lugar, e depois recuperá-la totalmente”, conta.
Sobre a atuação política de Luiz Buaiz, Noé relata que sempre foi um eleitor do amigo, mas pondera que Brasília não deve ter feito bem a ele. “Ele foi deputado federal por apenas um mandato, não deve ter gostado muito do clima de lá. Ele sempre foi muito sério, por isso deve ter se decepcionado com algo”, especula.
PRODUÇÃO
Copyright by © Luiz Buaiz – 2012
Coordenação do Projeto: Angela Buaiz
Captação de Recursos: ABZ Projetos
Texto e Edição: Sandra Medeiros
Colaboraram nas entrevistas:
Leonardo Quarto
Angela Buaiz
Ruth Vieira Gabriel
Revisão: Herbert Farias
Projeto e Edição Gráfica: Sandra Medeiros
Editoração Eletrônica: Rafael Teixeira e Sandra Medeiros
Digitalização: Shan Med
Tratamento de Imagens: TrioStudio; Shan Med
Fonte: Luiz Buaiz, biografia de um homem incomum – Vitória, ES – 2012.
Autora: Sandra Medeiros
Compilação: Walter de Aguiar Filho, novembro/2020
Nas últimas duas décadas do século XX, o Espírito Santo foi palco de uma efervescência política negra com a criação de um conjunto de organizações
Ver ArtigoFlorentino Avidos construiu o prédio destinado à Biblioteca e ao Arquivo Público, na rua Pedro Palácios
Ver ArtigoUm pouco mais tarde, ouvimos a voz exótica de uma saracura, isto é, de um raleiro que poderia ser uma Aramides chiricote Vieill
Ver ArtigoBernardino Realino pode ser invocado como protetor de certas categorias de cidadãos, que julgam poder contar com poucos santos
Ver Artigo1) A Biblioteca Pública do Estado. Fundada em 16-6-1855, pelo Presidente da Província Dr. Sebastião Machado Nunes.
Ver Artigo