Gruta de Frei Pedro Palácios, Oratório e Frontal do Portão - Por Seu Dedê
Gruta de Frei Pedro Palácios, Oratório
Localizada no Sítio Histórico da Prainha. Consta que Pedro Palácios chegou a Vila Velha em 1558 sendo, portanto, o primeiro franciscano a pisar no solo capixaba. Esquecido pelos companheiros de viagem seguiu sozinho pela orla da Prainha onde encontrou abrigo embaixo de uma lápide (gruta) no sopé do morro. Sobre a rocha próxima à gruta, o irmão leigo construiu um pequeno oratório onde colocou, no seu interior, o quadro da Virgem que ele havia trazido de Portugal.
Na época da jurisdição do capelão Padre José Ludwin, a missa do domingo, véspera da Festa da Penha, era celebrada às nove horas em frente ao oratório.
A gruta permaneceu aberta ao povo até 1810, sendo ela fechada pelo guardião Frei Mateus de Cristo devido ao seu mau uso. Hoje seu aspecto está bastante modificado.
Frontal do portão da Penha
Localiza-se no Sítio Histórico da Prainha. Foi construído em 1774, por ocasião dos melhoramentos do santuário (1774-1777).
Possui no alto um nicho, onde existiu a imagem de São Francisco Xavier, e nas laterais, figuras em alto relevo embelezando-o. Foi restaurado e recebeu uma nova imagem de São Francisco.
Nota: O autor era carinhosamente conhecido por Seu Dedê
Fonte: Memória do Menino... e de sua Vila Velha – Casa da Memória Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha-ES, 2014.
Autor: Edward Athayde D’ Alcântara
Compilação: Walter de Aguiar Filho, junho/2020
Saltando, do reinol, encontra a porta aberta... E o frei vagando, só, na praia — já deserta — Distante vê, na gruta, o abrigo que buscava
Ver ArtigoCrescia a concorrência do povo às horas da prece, na capelinha de São Francisco, o templo cujas ruínas ainda podemos apreciar, na orla do Campinho
Ver ArtigoTambém ouvida, por Gomes Neto, ao Padre Joaquim de Santa Maria Madalena Duarte
Ver ArtigoDo livro O RELICÁRIO DE UM POVO – Santuário de Nossa Senhora da Penha (1958, 2ª Edição), da autora Maria Stella de Novaes
Ver ArtigoDesde 1570 comemoramos a Festa da Penha oito dias após a Páscoa. Ela é a festa cristã pioneira da América
Ver Artigo