Milagre de Anchieta em Carapina - O Milagre do Pato
José de Anchieta, que andou por várias regiões do Brasil e do Espírito Santo, rezou várias missas na Igreja de São João, em Carapina, onde descansava quando viajava para o norte do Estado. Serafim Leite relata o Milagre do Pato, realizado por José de Anchieta, o Apóstolo do Brasil, em Carapina, Serra. O historiador capixaba Elmo Elton, com base em Serafim Leite, Hélio Abranches Viotti e Simão de Vasconcellos, conta o Milagre no livro “Anchieta”, editado em 1984:
“Realiza-se a 24 de junho, festa na Aldeia de São João (atual Carapina), próximo à vila de Vitória. Durante os festejos, o padre José de Anchieta restitui a fala a uma criança muda, ali presente, conforme relata em carta da época o padre Simão de Vasconcellos.
Durante os festejos na Igreja, vários cavaleiros disputavam um pato, ficando com o mesmo aquele que tirasse na contenda o primeiro lugar. Contudo houve um empate, e ninguém definia a quem o pato iria pertencer. Todos foram até o padre José de Anchieta que aceitou resolver a questão. Chamou a si um menino de cinco anos de idade, mudo de nascimento e conhecido de todos, e definiu que o menino era quem iria resolver a questão. Todos ficaram admirados, quando de repente o menino pronunciou as palavras: - O pato é meu e vou levá-lo para a minha mãe.
Todos então perceberam que era a resolução de Deus e aclamaram as virtudes do padre José, e foi-se o menino embora, com o pato e a fala para casa”.
Livro: História da Serra,2009
Autor: Clério José Borges
Compilação: Walter de Aguiar Filho, março/2012
LINKS RELACIONADOS:
>> Anchieta
>>
As ruínas do Rio Salinas ficam na cidade histórica de Anchieta, litoral sul do Espírito Santo. Conta-se na região que o local provavelmente abrigou uma salina clandestina
Ver ArtigoHá informações publicadas na Revista do Mepes de que cerca de 40 mil índios temiminós moravam entre o vale do Orobó, em Piúma, e as cabeceiras do rio Salinas
Ver Artigo