Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Milagre de Anchieta em Carapina - O Milagre do Pato

Anchieta - O Milagre do Pato

José de Anchieta, que andou por várias regiões do Brasil e do Espírito Santo, rezou várias missas na Igreja de São João, em Carapina, onde descansava quando viajava para o norte do Estado. Serafim Leite relata o Milagre do Pato, realizado por José de Anchieta, o Apóstolo do Brasil, em Carapina, Serra. O historiador capixaba Elmo Elton, com base em Serafim Leite, Hélio Abranches Viotti e Simão de Vasconcellos, conta o Milagre no livro “Anchieta”, editado em 1984:

“Realiza-se a 24 de junho, festa na Aldeia de São João (atual Carapina), próximo à vila de Vitória. Durante os festejos, o padre José de Anchieta restitui a fala a uma criança muda, ali presente, conforme relata em carta da época o padre Simão de Vasconcellos.

Durante os festejos na Igreja, vários cavaleiros disputavam um pato, ficando com o mesmo aquele que tirasse na contenda o primeiro lugar. Contudo houve um empate, e ninguém definia a quem o pato iria pertencer. Todos foram até o padre José de Anchieta que aceitou resolver a questão. Chamou a si um menino de cinco anos de idade, mudo de nascimento e conhecido de todos, e definiu que o menino era quem iria resolver a questão. Todos ficaram admirados, quando de repente o menino pronunciou as palavras: - O pato é meu e vou levá-lo para a minha mãe.

Todos então perceberam que era a resolução de Deus e aclamaram as virtudes do padre José, e foi-se o menino embora, com o pato e a fala para casa”.

 

Livro: História da Serra,2009
Autor: Clério José Borges
Compilação: Walter de Aguiar Filho, março/2012


LINKS RELACIONADOS:

>> Anchieta
>>
 
Homenagem ao Padre

Folclore e Lendas Capixabas

O Frade e a Freira – Por Adelpho Monjardim

O Frade e a Freira – Por Adelpho Monjardim

O Frade e a Freira são dois imensos rochedos de centenas de metros de altura, encimando verdejante montanha.

Pesquisa

Facebook

Matérias Relacionadas

Ruínas em Anchieta

As ruínas do Rio Salinas ficam na cidade histórica de Anchieta, litoral sul do Espírito Santo. Conta-se na região que o local provavelmente abrigou uma salina clandestina

Ver Artigo
Índios e jesuítas em Orobó

Há informações publicadas na Revista do Mepes de que cerca de 40 mil índios temiminós moravam entre o vale do Orobó, em Piúma, e as cabeceiras do rio Salinas 

Ver Artigo