Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Neste primeiro semestre de 1986

Capa do Livro - Testemunho de nosso tempo, 1986

Componente do planeta TERRA, me esforcei em mirar os detalhes que teceram a teia do seu dia-a-dia, a fim de que o registro – apesar de sucinto – pudesse fixar as transformações do todo e das partes, do meu ponto de vista, neste primeiro semestre de 1986.

1986 foi eleito o ANO INTERNACIONAL DA PAZ UNIVERSAL. É um período em que a mutação é mais nítida e em conseqüência, há muita tensão entre os povos. A humanidade se empenha na procura da Paz.

Os costumes sociais se embaralham e toma novos rumos ainda não definidos. O caminhar está mais acelerado para o fim do século e nada está em compasso de espera. Tudo se transmuda, com planejamento ou não, numa atitude de correr para chegar. Não há estagnação no comportamento, o que existe, é que muita coisa está ficando para trás, a fim de ser substituído por outra.

O Cometa de Halley tão esperado, decepciona em suas breves e longínquas aparições, sem muito brilho.

A tecnologia apresenta avanços rápidos e começa a extasiar com seus “prodígios”. O computador absorve a mente humana, a ciência apresenta resultados surpreendentes mas sempre encontra novas barreiras bem desafiantes. Algumas assertivas no campo do Retardo Mental se destacam, entretanto, muito há que se descobrir e que se dedicar neste setor lento e complexo.

A política capitalista se avulta e as consciências agem com novas avaliações. A política socialista luta sem muitos argumentos.

Em fins de Fevereiro (dia 28) o Brasil deu um passo decisivo em sua política social e econômico-financeira. O então presidente da República – José Sarney – extingue por decreto a moeda corrente – o Cruzeiro – e cria o Cruzado, na proporção de 1.000 por 1, a fim de zerar a inflação que já atinge níveis surpreendentes. O país se choca com as medidas que congela preços e ordenador, pondo fim à especulação capitalista, alimentada pela correção monetária que é extinguida e pelos juros altos que são controlados. A medida confunde a todos no primeiro momento mas recebe apoio quase absoluto e toda Nação.

A corrupção administrativa e social tomam vulto e ainda são impunes.

No campo esportivo, muito se tem feito em treinamentos e novas técnicas de vários esportes. O “foot-ball” prepara-se para a Copa do Mundo, que desta feita será disputada no México. As demonstrações técnicas e o comportamento esportivo em jogos amistosos, não têm sido positivos. No automobilismo, o Brasil tem se destacado com os pilotos Ayrton Senna e Nelson Piquet, que vão garantindo pontos para o Campeonato Mundial da Fórmula 1 em 1986.

A divulgação cultural no Estado do Espírito Santo não tem sido animadora. A impressão que se tem é que ainda não se chegou a um denominador comum. Muito se fala sobre a memória cultural sem que haja ações concretas. Lamenta-se o que o passado não deixou e pouco esforço há para se preservar o que ainda resta. A arte contemporânea está muito pobre no Estado do Espírito Santo. A criatividade arquitetônica não existe. A Literatura local tem sido preterida à de outros Estados e Países. Poucos autores conseguem ver seus livros publicados com apoio de órgãos públicos; para isto, é necessário uma penetração protegida. Há somente um jornal diário local, de vulto – A GAZETA – que no momento, fecha o espaço literário que oferecia aos colaboradores historiadores, cronistas ou poetas. A arte popular sobrevive por causa de pequenos grupos e o artesanato capixaba, apesar de ter recebido algum incentivo de órgãos públicos ainda é restrito.

A televisão desenvolve-se bastante, predominando em sua programação, novelas, filmes americanos, programas infantis, humorísticos e dedicados à mulher. Os documentários são raros e quando feitos, muito incompletos.

A mulher começa a alcançar lugar de destaque mas a concepção social que sempre limitou sua ações, continua. Em conseqüência, muitas se expõem e deixam-se manipular materialmente para alcançar um brilho muito vulgar.

Os noticiários alertam para a proliferação do AEDES AEGYPTI, um mosquito transmissor de DENGUE. Há também alguns casos de Febre Amarela. Vacinações em massa agitam os grandes centros urbanos.

A Usina Nuclear de Chernobyl, nas vizinhanças de Kiev, URSS, joga na atmosfera nuvem radioativa que se espalha pela Europa. Isto, devido a um incêndio, seguido de explosão em suas dependências. Muitas pessoas já morreram e muitas estão a espera da morte.

No Brasil, os preparativos para a Constituinte se aceleram. Um recadastramento eleitoral está sendo feito, quando o título de eleitor será mudado e as eleições serão realizadas no segundo semestre do ano.

Religiões e Seitas se multiplicam, oferecendo harmonia espiritual aos adeptos e simpatizantes. O Papa João Paulo II tem se deslocado muito do vaticano para várias regiões do Mundo, sempre pedindo paz e Fraternidade. Em Abril, visitou pela primeira vez uma Sinagoga, ressaltando em seu discurso, a necessidade de se pôr fim a discriminação ao povo Judeu.

A situação climática do Brasil tem mudado consideravelmente. A região Norte e Nordeste, anteriormente castigadas pela seca, estão inundadas por chuvas insistentes e trombas d’água, enquanto que a região centro-sul tem sofrido com secas. O verão foi um dos mais fortes dos últimos anos, não tendo chovido em Vitória – ES, pelo prazo de três meses seguidos e tido chuvas rápidas e esparsas daí em diante.

Os concursos de beleza ainda persistem e pela primeira vez, uma jovem negra representará o Brasil diante de outros povos.

Ainda na parte social, greves param vários setores comercias e industriais assim como a classe médica e até os Magistrados (que utilizaram o artifício das férias coletivas) em busca de melhores salários e quase sempre, redução da jornada de trabalho.

O Oriente continua em guerra e os atentados bélicos se espalham pela Europa.

A rápida explanação leva um pouco do que pude captar e memorizar deste TEMPO que queremos aprisionar para libertá-lo no próximo século que se aproxima.

 

Vitória, 27 de maio de 1986.

 

Livro: Testemunho de nosso tempo – 28 depoimentos sobre o mundo, o Brasil e o Espírito Santo no primeiro semestre de 1986. Coleção Cadernos de História, nº 38. Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. Vitória (ES), 2001
Depoimento: Léa Carvalho Ferreira
Compilação: Walter de Aguiar Filho, março/2012

 

 

Variedades

Os Passos de Anchieta

Os Passos de Anchieta

Desafie você mesmo fazendo os passos de Anchieta. Em cada passo uma nova descoberta!

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Vitória (Em passado próximo) - Seus passeios e atrações turísticas

O Centro da Capital (Cidade alta). Atrações: - a Catedral Arquidiocesana com o seu rendilhado gótico

Ver Artigo
Compositores da Moderna Canção Popular - Os 10 mais conhecidos

Na Guanabara consolidou o prestigio de compositor com a marcha-rancho “Depois do Carnaval”. Chico Lessa figura hoje como uma das grandes figuras da mú­sica popular brasileira

Ver Artigo
Sítio da Família Batalha – Por Edward Athayde D’Alcântara

Constituído de uma pequena gleba de terras de um pouco mais de três alqueires e meio (173.400,00 m²), fica localizado às margens do Rio da Costa

Ver Artigo
Frases de Caminhão - Por Eurípedes Queiroz do Valle

As 10 mais espirituosas Frase de Caminhão do Espírito Santo, 1971

Ver Artigo
Hugo Viola - Por Cesar Viola

Em 24 de abril de 1949, o jornalista Waldyr Menezes escreveu em A Tribuna uma reportagem sob o título: "Jardim América, um milagre residencial para Vitória".

Ver Artigo