Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Compositores da Moderna Canção Popular - Os 10 mais conhecidos

Chico Lessa - Cantor e Compositor

1) Roberto Carlos Braga. (Roberto Carlos) Natural da cidade de Cachoeiro de Itapemirim. É considerado o “Rei do Yê-yê-yê”, nome dado a determinado gênero de composição e dança popular, ora em grande evidência entre uma numerosa corrente de jovens cantores brasileiros. É cantor de grande popularidade e prestígio junto aos seus admiradores. É também ator, compositor e produtor de Cinema.

2) Carlos Imperial. Cantor e compositor muito discutido no gênero “canção popular” a que se tem dedicado, mas de incontestável popularidade entre os jovens ad­miradores desse tipo de composição. Destaca-se pela originalidade e não raro pela ex­centricidade de ideias, atitudes e atividades. É defensor do direito de vaia que considera uma forma de aplauso. É natural da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, descendendo de família ilustre e tradicional daquela cidade, no Espirito Santo.

3) Jece Valadão. É compositor, ator e produtor do Cinema. Muito conhecido nos meios artísticos do Rio de Janeiro, não só teatrais como cinematográficos. Acaba de produzir interessante filme no Estado do Espirito Santo, extraído do conhecido ro­mance “Canaã”, do escritor brasileiro Graça Aranha que naquele Estado se inspirou e o escreveu, quando ali exerceu a judicatura. O Filme foi “rodado” nos próprios locais onde ocorreram as diversas cenas do romance, no Município de Santa Teresa, onde se localiza o famoso Vale do Canaã. Jece é espírito-santense e também da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, que está se tornando assim uma espécie de Atenas da “mo­derna canção popular”, dado o número de compositores e músicos que vem dando ao País, nesse gênero de composição.

4) Nara Leão. Cantora e compositora de grande prestígio popular dados os seus dotes naturais para o gênero de música e composição que abraçou. Possui estilo inconfundível. É também espírito-santense e da cidade de Cachoeiro de Itapemirim. Descende de família capixaba ilustre que tem dado ao Estado e ao País, escritores, poetas, advogados e políticos de grande projeção.

5) Darlene Glória. É atriz de teatro, de Cinema e cantora de grande popula­ridade. Goza de alto prestígio nos meios teatrais e artísticos do Rio de Janeiro e S. Paulo. É capixaba e também da cidade de Cachoeiro de Itapemirim.

6) Antonio João. Bacharel em Direito. É compositor, cantor e músico, Dados os seus dotes naturais tem feito rápida carreira nos meios artísticos e musicais do Rio de Janeiro. Foi excelente estudante e pretende dedicar-se à advocacia e aos estu­dos jurídicos. É espírito-santense, natural da cidade de São José de Calçado. As suas composições fogem ao conhecido estilo das canções populares, dado não só a boa linguagem como a inspiração e os temas escolhidos.

7) Paulo Sérgio. É também cantor, compositor e músico do gênero popular. Des­taca-se pelos seus dotes naturais e pelo estilo inconfundível de suas produções. Desfru­ta de grande prestigio entre os partidários da moderna canção popular. É natural da cidade de Alegre, no Estado do Espírito Santo.

8) Rose Valentim. Iniciou a sua carreira artística como cantora de Rádio. Está hoje integrada no movimento da moderna canção popular brasileira de que é uma de suas representantes mais prestigiosas e populares. É artista de personalidade de­finida nos meios musicais. Rose nasceu na cidade de Vitória, onde iniciou a sua vida artística.

9) Alberto de Oliveira. (Alberto Albuquerque de Oliveira). É diplomado em Direito pela Universidade Federal de seu estado natal. Dedicou-se à composição e ao canto. É também poeta de fina sensibilidade. É filho da escritora espírito-santense, Professora Maria José de Albuquerque, da Academia Feminina de Letras de Vitória. Alberto é espírito-santense, nascido na capital de seu Estado.

10) Francisco José Viana Lessa (Chico Lessa). É também espírito-santense de Vitória, onde nasceu em 1948. Iniciou a sua carreira no Rio de Janeiro, onde granjeou para logo grande prestígio e popularidade. A sua vida artística teve porém começo na sua cidade natal com a conhecida canção “Meio Mastro” que lhe deu grande popu­laridade. Na Guanabara consolidou o prestigio de compositor com a marcha-rancho “Depois do Carnaval”. Chico Lessa figura hoje como uma das grandes figuras da mú­sica popular brasileira.

 

Fonte para estudo: Revista e Publicações especializadas de Rádio e Televisão. “A Canção Popular e os Capixabas”, artigo de Benjamin Costa, escrito para a Revista “Intervalo do Rio de Janeiro, da editora Abril, de agosto de 1965. Veja ainda a Revista “Olá!” da mesma cidade, na sua seção “Vida e Sucesso” de nossos artistas”, dirigi­da por Santos Garcia. Outubro de 1969. “Revista Capixaba”, de Álvaro Pacheco. Rio 1970. Nº. 40, 41 42.

 

Academia Espírito-Santense de Letras

Ester Abreu Vieira de Oliveira (Presidente)

João Gualberto Vasconcellos (1° Vice-Presidente)

Álvaro José Silva (1° Secretário)

Marcos Tavares (1° Tesoureiro)

Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura de Vitória

Lorenzo Pazolini (Prefeito Municipal)

Estéfane da Silva Franca Ferreira (Vice-Prefeita)

Luciano Pícoli Gagno (Secretário Municipal de Cultura)

Elizete Terezinha Caser Rocha (Coordenadora da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim)

Conselho Editorial

Adilson Vilaça

Álvaro José Silva

Ester Abreu Vieira de Oliveira

Elizete Terezinha Caser Rocha

Fernando Achiamé

Francisco Aurelio Ribeiro

Getúlio Marcos Pereira Neves

Organização e Revisão

Francisco Aurelio Ribeiro

Capa e Editoração

Douglas Ramalho

Impressão

Gráfica Espírito Santo

Imagens

Arquivos Pessoais

 

Fonte: O Estado do Espírito Santo e os Espírito-santenses - Dados, Fatos e Curiosidades (os 10 mais...) - 4° Edição (Reedição da 3ª ed. de 1971)
Autor: Eurípedes Queiroz do Valle
Compilação: Walter de Aguiar Filho, junho/2023

Variedades

O Britz fecha

O Britz fecha

Há uma hora em que os bares se fecham e parece que todas as virtudes se acabam - Carlos Drummond de Andrade

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Vitória (Em passado próximo) - Seus passeios e atrações turísticas

O Centro da Capital (Cidade alta). Atrações: - a Catedral Arquidiocesana com o seu rendilhado gótico

Ver Artigo
Compositores da Moderna Canção Popular - Os 10 mais conhecidos

Na Guanabara consolidou o prestigio de compositor com a marcha-rancho “Depois do Carnaval”. Chico Lessa figura hoje como uma das grandes figuras da mú­sica popular brasileira

Ver Artigo
Sítio da Família Batalha – Por Edward Athayde D’Alcântara

Constituído de uma pequena gleba de terras de um pouco mais de três alqueires e meio (173.400,00 m²), fica localizado às margens do Rio da Costa

Ver Artigo
Frases de Caminhão - Por Eurípedes Queiroz do Valle

As 10 mais espirituosas Frase de Caminhão do Espírito Santo, 1971

Ver Artigo
Hugo Viola - Por Cesar Viola

Em 24 de abril de 1949, o jornalista Waldyr Menezes escreveu em A Tribuna uma reportagem sob o título: "Jardim América, um milagre residencial para Vitória".

Ver Artigo