O Matadouro Municipal de Vila Velha
Nos primeiros decênios do século XX, o matadouro municipal localizava-se no fim da Rua Dom Jorge Menezes, em área pública entre o sopé do Convento da Penha e a margem do rio da Costa.
Possuía ampla área para pastagem e descanso das reses, além de galpão próprio para abate. Esse serviço do município foi efetivamente administrado por Rodolpho Valdetaro, que regularizou o fornecimento de carnes bivina e suína para os açougues de Vila Velha, Aribiri, Paul e Argolas.
Por volta de 1960, tendo o Ministério da Marinha ocupado a Praia de Inhoá com a construção da Escola de Aprendizes Marinheiros, coube à prefeitura transferir todas as famílias de pescadores ali residentes para a área do antigo matadouro, cujo afastamento do centro da cidade já se impunha. A partir daí a Rua Dom Jorge Menezes foi prolongada até à Praia da Costa.
Fonte: Vila Velha, onde começou o Estado do Espírito Santo,1999
Autor: Jair Santos
Compilação: Walter de Aguiar Filho, julho/2012
O Centro da Capital (Cidade alta). Atrações: - a Catedral Arquidiocesana com o seu rendilhado gótico
Ver ArtigoNa Guanabara consolidou o prestigio de compositor com a marcha-rancho “Depois do Carnaval”. Chico Lessa figura hoje como uma das grandes figuras da música popular brasileira
Ver ArtigoConstituído de uma pequena gleba de terras de um pouco mais de três alqueires e meio (173.400,00 m²), fica localizado às margens do Rio da Costa
Ver ArtigoAs 10 mais espirituosas Frase de Caminhão do Espírito Santo, 1971
Ver ArtigoEm 24 de abril de 1949, o jornalista Waldyr Menezes escreveu em A Tribuna uma reportagem sob o título: "Jardim América, um milagre residencial para Vitória".
Ver Artigo