Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Pesca com iscas artificiais

Pescaria com iscas artificiais

Pesca com iscas artificiais: Da mesma forma que a pesca realizada no mar, também nos lagos e rios este tipo de pescaria tem muita ação.

Pode ser realizada da margem ou embarcado, com iscas flutuantes ou de fundo e consiste em arremessar as iscas nas proximidades de galhadas, pedras ou correntes d'água e recolher em movimentos contínuos ou intercalados com toques.

Para um bom resultado neste tipo de pesca, é necessário ter um bom equipamento, devidamente equilibrado, habilidade no lançamento, conhecimenro da melhor forma de trabalhar a isca e uma boa variedade de tipos e cores de iscas.

Pesca de mosca ou fly: Este tipo de pesca exige um material especial diferente do material de pesca usado nos outros tipos. O caniço deve ser longo e flexível com carretilha especial cuja finalidade é apenas acomodar e recolher o excesso de linha, também especial com maior diâmetro e peso necessário a conduzr as pequenas iscas conhecidas como moscas, por se assemelharem a pequenos insetos.

As moscas são do tipo seco (de superfície), afogadas e ninfas (submersas). É usada na pesca do salmão, truta, blackbass, tilápia, etc.

O principal segredo deste tipo de pescaria é o lançamento que normalmente é feito na forma "por cima da cabeça" ou "rodado", mas em qualquer dos casos, consiste em movimentos de vai e vem com o caniço e a linha até colocar a mosca no ponto desejado.

Por: Adrualdo Monte Alto Filho
Publicado originalmente no jornal do Iate Clube do ES.

Links Relacionados:

>> Pesca de Água Doce
>>
 
Modalidades de Pesca 
 
>> Pesca Embarcada  
>> Culinária Capixaba  
>> Livro Krikati, Tio Clê e o Morro do Moreno 

Esporte na História do ES

Volta da Taputera

Volta da Taputera

Desde 1949 é realizada a Volta da Taputera, evento náutico que percorre aproximadamnte 16 km na baía de Vitória e que vai até a Taputera, pedra submersa marcada por uma bóia em frente ao Museu da Vale, em Argolas

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Apresentação do livro Escritos de Vitória - Esportes

O esporte abre caminhos. No Brasil, por exemplo, onde a ascensão social é driblada pela má distribuição de renda, a prática esportiva é opção de muitos

Ver Artigo
Introdução do Livro Escritos de Vitória - Por Jorge Alencar

Estes Escritos de Vitória revelam traços de figuras de Vitória — de desportistas, na sua maioria, e não de literatos

Ver Artigo
Fluminensinho, uma lição para a vida - Por Marcelo Bonfim Dessane

Os encontros continuavam na Prefeitura, perto da secular palmeira que enfeitava a praça, no bar do Olímpio, depois no Britz, na Sapataria Musiello

Ver Artigo