Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Pesca de Água Doce

Pesca de Água Doce

Pesca de Pindaíba: É uma das formas mais antigas de pesca. Feita com caniço sem uso de molinete ou carretilha, sendo a linha presa diretamente ao caniço. É usada para pesca de pequenos peixes, podendo ser feita com ou sem bóia.

Os antigos caniços de bambu hoje podem ser substituídos por caniços de fibra de carbono de encaixe ou telescópicos de extrema resistência.

Exige habilidade para ferrar e retirar o peixe d'água. É bastante gratificante quando você ouve a linha cantar após ferrar um piau e divertida na pesca de lambaris. No mar pode ser feita em águas rasas ou em costões.

Pesca com iscas naturais: Nos rios e lagos este tipo de pesca pode ser feita das margens ou em pequenas embarcações. Assim como a pesca embarcada costeira, é feita com caniços de até 2,7 metros, carretilha ou molinete, linha chumbada e anzol devidamente equilibrados para o tamanho dos peixes que se pretende pescar, iscas naturais como minhoca (grande ou pequena), pedaços de peixes ou carne vermelha, massas, peixes vivos, caranguejos e outras existentes no local e um sacador de peixe.

É importante observar se no local de pesca existem pedras ou pedaços de pau que são abrigos naturais de peixe, mais uma dificuldade a ser vencida.

Esta pescaria também pode ser feita com o uso de bóia.

 

Por: Adrualdo Monte Alto Filho
Publicado originalmente no jornal do Iate Clube do ES

Esporte na História do ES

A pesca do Marlim Azul

A pesca do Marlim Azul

No Iate Clube do Espírito Santo é festa do marlim azul. O sol brilha mais forte: é o encontro de pescadores que ganharam fama mundial...

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Festas, regatas, futebol e carnaval - Por Luiz Buaiz com texto de Sandra Medeiros

Em 1921, ano em que Luiz Buaiz nasceu, crescia na cidade o interesse por futebol

Ver Artigo
Apresentação do livro Escritos de Vitória - Esportes

O esporte abre caminhos. No Brasil, por exemplo, onde a ascensão social é driblada pela má distribuição de renda, a prática esportiva é opção de muitos

Ver Artigo
Introdução do Livro Escritos de Vitória - Por Jorge Alencar

Estes Escritos de Vitória revelam traços de figuras de Vitória — de desportistas, na sua maioria, e não de literatos

Ver Artigo