Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Sumé – Por Maria Stella de Novaes

Capa do Livro - Lendas Capixabas, 1968

Enviado, eleito de Tupã, Sumé aparecia, nas praias do sul do Espírito Santo, a fim de conciliar as tribos, em lutas contínuas, e ensinar-lhes a agricultura, de modo que substituíssem as guerras pelo trabalho e, assim, tivessem fartura e felicidade.

Surgiu, de modo original, no horizonte, como se acompanhasse o levante do Sol, aproximou-se, lentamente, da praia, caminhando sobre o mar, quando, certa vez, os goitacás comemoravam uma derrota dos seus inimigos.

Era impressionante a figura de Sumé: — fisionomia doce; barba sedosa, que lhe cobria o tronco e alongava-se aos pés, chegava, mesmo, a tocar nas ondas; olhos ternamente azuis. Espetro da suavidade! ...

Numa revelação do seu poder, com um simples aceno, acalmava os elementos, em fúria, ao passo que se abria a espessura da mata, para a sua passagem fácil, incólume. Feras medonhas vinham deitar-se, mansamente a seus pés.

Admirados, perante a singular figura de Sumé, todo poder e bondade, os índios acalmaram-se; tomaram-no como conselheiro, depois de cientificá-lo dos feitos gloriosos da tribo.

Sumé louvou tanta bravura daquele povo simples e puro; penalizado, procurou ensinar-lhe meios de uma vida mais saudável e abastada. Mobilizou os homens válidos, a fim de que fizessem provisões de caça, pesca e outros alimentos, para os velhos, as mulheres e as crianças. Deveriam, depois, acompanhá-lo. Iam desbravar, cavar a terra, e obrigá-la, assim, a dar-lhes o sustento diário.

Ouviram-no os silvícolas: — "Grande Mãe é a terra! Mãe generosa. Basta-lhe amor, carícia e afago, para que se abra, logo, prodigiosamente em toda a sorte de bens e venturas!"

Objetou-lhe, porém, o astucioso pajé: — "Como, pois, grande Santo, ela nos tem dado somente espinhos e répteis?"

Respondeu-lhe Sumé: — "Porque não a tendes amado, fervorosamente, e trabalhado com perseverança. Deveis regá-la, com o suor de vossas frontes. Cavai-a. Ela rasgar-se-á, para dar-vos a renovação da vida."

Seguiram-no. Cumpriram suas instruções. Atiraram sementes ao solo trabalhado. E, assim, foram caminhando e trabalhando, até os limites das terras dominadas pelas outras nações. Ordenou-lhes, então, o instrutor que retrocedessem.

Oh, deslumbramento!...

Frutas, cereais, flores!...

Sumé ensinou-lhes a devida utilização de tudo. Arrancariam, por exemplo, a mandioca, para a farinha.

A inveja, porém, não se fez esperar. Ressentidos, perante o prestígio daquele benfeitor, alguns pajés tramaram a revolta dos ingratos. Por isso, numa tarde, quando a assistência dos que se conservaram puros e dóceis rodeava o mensageiro e ouvia-lhe os ensinamentos, uma flecha, atirada de longe, atingiu-lhe o peito!

Impassível, Sumé arrancou-a e foi-se retirando, lentamente, para o mar, olhando, porém, calmo e sorridente, para a terra, enquanto outras flechas sucediam-se, arrancadas, sempre, sem magoá-lo.

Assim, aquela visão deslumbrante afastou-se... afastou-se... até desaparecer, misteriosamente, além, muito além, deixando, nos maus, o prêmio do remorso, e, nos bons, o pungir de uma grande saudade!

(Esta lenda, com pequena variante, encontra-se também, no livro "Contos Pátrios", de Olavo Bilac e João Ribeiro.)

 

Fonte: Lendas Capixabas, 1968
Autora: Maria Stella de Novaes
Compilação: Walter de Aguiar Filho, agosto/2016

Folclore e Lendas Capixabas

Congos e Bandas de Congos no ES - Por José Elias Rosa dos Santos

Congos e Bandas de Congos no ES - Por José Elias Rosa dos Santos

Essas duas informações registradas por Cleber Maciel criaram outro viés para se estudar as origens das bandas de congo no ES

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

O Frade e a Freira - A Lenda por Estêvão Zizzi

Essa é a versão mais próxima da realidade...

Ver Artigo
O Caparaó e a lenda – Por Adelpho Monjardim

Como judiciosamente observou Funchal Garcia, a realidade vem sempre acabar “com o que existe de melhor na nossa vida: a fantasia”

Ver Artigo
A Igreja de São Tiago e a lenda do tesouro dos Jesuítas

Um edifício como o Palácio Anchieta devia apresentar-se cheio de lendas, com os fantasmas dos jesuítas passeando à meia-noite pelos corredores

Ver Artigo
Alcunhas e Apelidos - Os 10 mais conhecidos de origem capixaba

Edifício Nicoletti. É um prédio que fica na Avenida Jerônimo Monteiro, em Vitória. Aparenta uma fachada de três andares mas na realidade tem apenas dois. O último é falso e ...

Ver Artigo
A Academia de Seu Antenor - Por Nelson Abel de Almeida

Era a firma Antenor Guimarães a que explorava, em geral, esse comércio de transporte aqui nesta santa terrinha

Ver Artigo