Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

A imigração chegou em Iconha em 1877

I874 - Navio com imigrantes italianos italianos chegando ao Porto de Vitória

Como se sabe, os imigrantes foram os responsáveis pelo povoamento em Iconha. As comunidades existem por conta deles. Assim que chegaram, eles entraram pelas matas, sem estradas e derrubavam árvores para abrir espaço.

Segundo a obra, "Iconha Nosso Município", os italianos começaram a chegar em 1877. A partir de então, com seu trabalho braçal derrubando as florestas, abrindo espaços para construir casebres e iniciar a lavoura de café, o produto que mais dava lucro na época. Aos poucos, as famílias foram aumentando e formando as comunidades. Foi com eles que a polenta chegou, além da cultura e costumes que hoje ainda são preservados, principalmente na comunidade de Solidão, onde uma festa é realizada anualmente com muito sucesso. No entanto, a culinária de Iconha é muito rica, resultado das tradições do imigrantes e dos nativos, como exemplos: a tapioca, polenta, lingüiça, pamonha e papa, pães caseiros, bolos, biscoitos e cavaco, cachaça, licores, compotas, chouriço, canjica e outros.

Vale ressaltar, que foi graças ao trabalho dos imigrantes que o interior de Iconha foi se transformando numa grande lavoura que trouxe riquezas para o município, porém, como se observa, os imigrantes não possuíam grandes propriedades de terras.

Outro fato que merece destaque, é que não vieram para Iconha somente imigrantes portugueses e italianos, os africanos também estiveram nessa região. Muitos outros povos também vieram, mas em menor quantidade: alemães, suíços, espanhóis, chineses, poloneses, franceses entre outros. A formação da cultura foi uma soma de costumes desses povos.

 

Fonte: Jornal Espírito Santo Notícias – 15/07 a 30/07 de 2015 – 2º quinzena, nº 87
Caderno Especial: Iconha – 91 anos de Emancipação Política
Autora: Luciana Maximo
Compilação: Walter de Aguiar Filho, agosto/2015

Imigração no ES

Pomeranos

Pomeranos

Os pomeranos, ou pomerânios, foram os mais numerosos alemães que vieram para o Espírito Santo...

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Correntes Imigratórias no ES

As 10 nacionalidades com as 10 Famílias mais destacadas  

Ver Artigo
A trajetória do migrante libanês no Espírito Santo - Por Mintaha Alcuri Campos

O mascate libanês esteve presente em todo o território capixaba.Muitos deles chegaram a tornar-se grandes comerciantes, industriais e empresários

Ver Artigo
A imigração chegou em Iconha em 1877

Outro fato que merece destaque, é que não vieram para Iconha somente imigrantes portugueses e italianos, os africanos também estiveram nessa região

Ver Artigo
Imigrantes Italianos – Venda Nova dos Imigrantes

A classe operária não tinha perspectivas de melhoria se continuasse a viver na Itália. Sabe-se que diversas famílias que colonizaram Venda Nova (Falqueto, Caliman e Zandonadi). A vinda para a América os fascinava.

Ver Artigo
Colonização Polonesa no ES

Com a construção da ponte sobre o Rio Doce, em Colatina, uma das soluções encontradas pelo Governo Estadual foi fomentar a imigração para povoar aquela região

Ver Artigo