Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Ano de 1770 - Por Basílio Daemon

Capa do Livro: A Fantástica Ilha da Trindade – Uma Aventura em uma Ilha Misteriosa! - Autor: Willes de Faria

1770. Neste ano é descoberta por Tristão da Cunha a ilha da Ascensão ou da Trindade, a 108 quilômetros a este da barra desta cidade, a qual é desabitada por insalubre. Algum tempo, consta ter servido a mesma para depósito de gado, onde iam sortir-se alguns navios, dizem pessoas que lá têm ido a ver nela muitos répteis venenosos.

Idem. Por exigência do capitão-mor governador, que não podemos saber quem era e que estava governando a capitania, vem este ano do Rio de Janeiro um ouvidor para fazer as divisas e demarcações da capitania do Espírito Santo ao norte e sul, a leste e a oeste do litoral, tendo por causa as desinteligências havidas com as capitanias limítrofes, procedendo-se aos trabalhos de conformidade com a carta régia de 11 de junho de 1534. Foram as antigas divisas conservadas, mas perdendo esta capitania bastante de seu território nos fundos com Minas Gerais.

Idem. Neste ano, estando concluída a Capela de Nossa Senhora da Conceição, erigida na vila da Serra, é mandado que a antiga Capela de São José e povoação fizessem parte da dita vila. Esta Capela de São José foi a primeira ali fundada em um monte ao lado direito da estrada para Jacaraípe e para Nova Almeida. Em princípios deste século subsistia ainda, havendo ainda aqui pessoas que nela assistiram [a] atos religiosos, mas hoje só dela existem vestígios em ruínas quase extintas.

 

Nota do Site: A distância correta é de 1.100 km

 

Nota: 1ª edição do livro foi publicada em 1879
Fonte: Província do Espírito Santo - 2ª edição, SECULT/2010
Autor: Basílio Carvalho Daemon
Compilação: Walter de Aguiar Filho, dezembro/2019

 

Especiais

A dobradinha Jan-Jan – Por Vitor Amorim de Angelo

A dobradinha Jan-Jan – Por Vitor Amorim de Angelo

Durante todo seu governo, Juscelino Kubitschek tentou equilibrar-se entre os dois projetos em jogo

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Ano de 1770 - Por Basílio Daemon

EM 1770 é descoberta por Tristão da Cunha a ilha da Ascensão ou da Trindade

Ver Artigo
Lembrando do Mestre - Por Kleber Galvêas

Homero Massena fez sua última exposição em 1968. Não havia nenhuma galeria no ES, ela aconteceu na entrada do Carlos Gomes

Ver Artigo
Crítica aos Donatários

Tomé de Sousa visitou o Espírito Santo e não gostou do que viu. Vasco Fernandes Coutinho estava fora. Em carta ao soberano português, queixa-se da ausência de donatários e da má administração das capitanias

Ver Artigo
Massena, o escritor

Massena teve larga experiência como jornalista, chegou a participar da revolução paulista de 32 e tornou-se amigo do homem que matou seu autor predileto: Dilermando de Assis.

Ver Artigo
Arte que não se perde

O artista plástico Celso Adolfo consegue “salvar” obra do mosaísta Raphael Samú. O mosaico seria demolido

Ver Artigo