Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Curiosidades...

Praia do Ribeiro e Ilha da Baleia - Foto: Terê Tomazini

Quando há alguns anos eu fui incluído como terreno de marinha (agora já estou fora, ganhei na justiça...), fui no Arquivo Público e li várias Cartas Régias e lá estava: o Vasco F. Coutinho, veio das Índias RICO chegando aqui, após algum tempo ficou POBRE.

Outra: Quando ele chegou, entrou na PRIMEIRA ENTRADA À ESQUERDA BEM JUNTO AO MONTE MORENO (ou seja, a primeira entrada à esquerda, e nós que temos um barco, sabemos que é a PRAIA DO RIBEIRO (ele achava que: ERA UM RIO. . .).

O Vasco quando chegou (na Praia do Ribeiro), foi mal recebido e houve pequenos tiros de armas ou coisa parecida.

Outra: O Vasco chegou aqui em uma OITAVA DE PENTECOSTES (domingo).

=====

Foi lá no arquivo público que vi que a área que moramos não é terreno de marinha, mas sim limite, ou seja, somos vizinhos dos terrenos de marinha!

 

Por: Edson Quintaes, 2010

Matérias Especiais

Crônica de Victória

Crônica de Victória

Gostei muito da matéria sobre "Victória". Quando vi a foto da Prefeitura de Vitória, lembrei-me de fatos de minha infância (tinha uns 5 anos por ai....).

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Paisagens da Ilha do Mel - Por Maria Isabel Perini Muniz

A paisagem vista e interpretada através da arte nos mostra aspectos que se escondem do nosso olhar descuidado e muitas vezes indiferente

Ver Artigo
Guarapari de ontem

"Quem passasse pela ruazinha tranqüila, aquela ruazinha varrida pelo vento sul e cujo solo barrento todo se cobria de regatinhos formados pelas chuvaradas de verão, invariavelmente descobriria a velha rendeira curvada sobre a almofada, trocando os bilros, atenta ao trabalho e de toda alheia ao bulício e à agitação exteriores ..."

Ver Artigo
General das Artes

Conheci, na casa de Homero Massena, anos 60, um amigo dele muito especial. Pessoa sensível, de fino trato, grande admirador da boa pintura e da Arte do mestre. Algumas vezes servi de mensageiro entre os dois, levando ao escritório do amigo, textos do Massena (muitas vezes assinados com pseudônimos: J. Prates, J. Carlos...) para que ele (diretor do jornal) providenciasse a publicação.

Ver Artigo
Festejos de Natal: Reis

O Reis foi introduzido em Vila Velha pelo Padre Antunes de Sequeira. Filho de Vitória, onde nascera a 3 de fevereiro de 1832

Ver Artigo
Ceia Natalina

A ceia natalina do Brasil e de outros países guardam muitas tradições em comum. Elas tem origem em velhos hábitos da Roma antiga

Ver Artigo