Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Dia da Árvore: 21 de setembro

Árvore com ninhos

Na maioria dos países, o dia da árvore se dá em 22 de abril. A data ficou registrada quando J. Morton, americano morador de Nebrasca, incentivou o plantio de árvores naquele estado.

No Brasil, com certeza pela não coincidência das nossas estações com as dos países da América e da Europa, o dia da árvore é para nós o dia 21 de Setembro, que também marca a abertura da Primavera.

Não poderíamos deixar de registrar esse magnífico dia no site Morro do Moreno, que além de resgatar a cultura vilavelhense, incentiva também o lado ecológico das pessoas, visto que boa parte do Morro do Moreno é uma Área de Preservação.

A Área de Preservação do Moreno está localizada na vertente voltada para a Praia da Costa, atrás do CREFES, local que foi moradia do primeiro donatário da capitania, Vasco F. Coutinho e preserva até hoje uma vasta quantidade de espécies nativas. 

Já que citamos o donatário que fez nossa história, vale registrar, que, na época do Brasil colonial, o pau-brasil, árvore que deu o nome ao nosso país, foi durante muito tempo a base da nossa economia, sendo exportada para a Europa para a extração de tinta vermelha. Devido à essa extração, o pau-brasil é hoje uma espécie ameaçada de extinção.

Prestigie esse bem precioso para a humanidade, que é a árvore, dando a sua contribuição para a natureza, como por exemplo não imprimindo esta divulgação.

 

Por Mônica Boiteux, setembro/2012



GALERIA:

📷
📷


Ecologia

Regência

Regência

As crianças que participam dos trabalhos do Centro Ecológico do Tamar sabem de cor as histórias do Caboclo Bernardo

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Governo não pretende modificar medidas de proteção a Comboios

De acordo com o que disse Paulo Lemos, a fase de controle da devastação da reserva já está terminada

Ver Artigo
Reserva de Comboios vai ser cercada pelo IEF

Vamos a Brasília buscar recursos financeiros para fazer cumprir o nosso Código Florestal

Ver Artigo
Reserva de Comboios continua sendo loteada

A Reserva Biológica de Comboios continua sendo loteada, e esta denúncia consta do relatório que está sendo datilografado

Ver Artigo
Secretário sobrevoa Comboios e vê fogo

O secretário Meio Ambiente, Paulo Nogueira Neto, denunciou cinco queimadas na reserva de Comboios e 12 nas margens do rio Doce

Ver Artigo
Tartarugas lançadas ao mar preservam espécie

O cientista chegou a ir de carabina até a praia para afugentar os predadores. Em 1960, Ruschi previu a extinção dos animais

Ver Artigo