Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Beija Flor - Augusto Ruschi

Augusto Ruschi: o pioneiro na biodiversidade

Entre as principais descobertas de Ruschi, a que todas as espécies de beija-flores do mundo só vivem nas Américas e estão associadas às bromélias, que também só existem no continente americano. Estudou a circulação do sangue, a fisiologia da coração e do cérebro. E indagava: por que as cores do colibri?

Concluiu que as penas são prisma que decompõe a luz. Em verdade, as cores do beija-flor são fruto da decomposição das cores. Teve que se especializar em ótica. Os machos têm cores vivas. As fêmeas, pálidas. A espécie hiberna todas as noites, porque precisa de luz.

Os machos incentivam as fêmeas ao acasalamento. Aparada nupcial ou o galanteio ocorre antes da nidificação. Para que se realiza, o macho deve estar com a plumagem perfeita e completa. Ruschi dividiu a cerimônia em cinco fases: aproximação; apresentação; perseguição à fêmea; exibição da plumagem e cópula.

Descobriu e descreveu 14 espécies novas. Em comportamento há centenas de curiosidades. Os colibris se espreguiçam logo que acordam. “Antes de alçar vôo, se espreguiçam”. Também bocejam, no mínimo três vezes ao dia. Todas as espécies se reproduzem em cativeiro, desde que tenham condições apropriadas.

 

Fonte: Jornal A GAZETA, 27/12/1999
Fonte de Pesquisa: Casa da Memória de Vila Velha
Compilação: Walter de Aguiar Filho, junho/2012

Ecologia

Pau-Brasil

Pau-Brasil

No Brasil, os colonizadores cortavam a árvore, utilizavam a madeira e extraíam um corante vermelho usado para tingir roupas e fabricar tinta de escrever. O pau-brasil foi praticamente extinto devido à exploração irresponsável e ao desmatamento da Mata Atlântica, floresta onde ele nascia normalmente.

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Governo não pretende modificar medidas de proteção a Comboios

De acordo com o que disse Paulo Lemos, a fase de controle da devastação da reserva já está terminada

Ver Artigo
Reserva de Comboios vai ser cercada pelo IEF

Vamos a Brasília buscar recursos financeiros para fazer cumprir o nosso Código Florestal

Ver Artigo
Reserva de Comboios continua sendo loteada

A Reserva Biológica de Comboios continua sendo loteada, e esta denúncia consta do relatório que está sendo datilografado

Ver Artigo
Secretário sobrevoa Comboios e vê fogo

O secretário Meio Ambiente, Paulo Nogueira Neto, denunciou cinco queimadas na reserva de Comboios e 12 nas margens do rio Doce

Ver Artigo
Tartarugas lançadas ao mar preservam espécie

O cientista chegou a ir de carabina até a praia para afugentar os predadores. Em 1960, Ruschi previu a extinção dos animais

Ver Artigo