Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Marataízes

Marataízes - Falésias

A cidade de Marataízes é uma das mais conhecidas e queridas do litoral Sul Capixaba. Depois de passar anos com sua orla central sendo destruída pela erosão, neste ano de 2010, a "Princesinha do Sul" tem entre suas principais atrações a própria recuperação da orla.

E é na famosa Praia Central, a mais famosa que a cidade concentra atrações culturais. No verão, a cidade fica lotada com atrações como shows, trios elétricos e campeonatos de surf e beach soccer.

Ainda no centro uma ótima opção é visitar as contruções do século XVII, como a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, construída em 1872. Seus altares neogóticos são de rara beleza e vale a pena visitar o local.

Marataízes é ainda uma cidade rica em artesanato, cujas peças são fabricadas em embira, cipó, palha, argila, madeira, entre outros. Toda a produção dos artesãos da cidade pode ser conferida na Feirinha de Artesanato, que fica bem em frente a Igreja, no centro.

Para quem tem filhos, a Lagoa do Siri é a melhor dica por suas águas rasas e calmas. Os bares, restaurantes e o aluguel de caiaques também fazem a alegria da família. E s e o sol está quente, o jeito é correr para a água e praia é que não falta em Marataízes com seus 25 quilômetros de litoral. Pode escolher: Bacia das Turcas, Areia Preta, da Barra, Boa Vista, Cidade Nova, da Cruz, Lagoa D'Antas, da Lagoa Funda, Arraias, Pontal e Cações.

No Carnaval, a dica é ir para o Camping do Siri, um dos melhores carnavais do ES.

Uma dica imperdível é ir até os restaurantes da Lagoa do Siri e saborear uma Jambalaia, prato à base de frutos do mar. Como diria o Chef Claude Toisgros, é uma marravilha!

 

Fonte:: Jornal A Gazeta (13/01/2010)
Compilação: Walter de Aguiar Filho, janeiro/2013 

Cidades do ES

Cidade de Afonso Cláudio

Cidade de Afonso Cláudio

A origem do nome da cidade é em homenagem ao ilustre espírito-santense que foi primeiro governador do Estado de regime republicano: Dr. Afonso Cláudio

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Ano de 1596 - Por Basílio Daemon

A origem do nome dado da cidade de São Mateus é do Padre José de Anchieta

Ver Artigo
Grandes latifundiários dominavam a região de Itapemirim

Fazenda Pau Brasil de Francisco Salles Ferreira

Ver Artigo
João Neiva

A região que hoje corresponde ao município de João Neiva recebeu os primeiros imigrantes italianos em 1877. As famílias fundaram os distritos de Acioli de Vasconcelos (1887) e Demétrio Ribeiro (1891).

Ver Artigo
Ano de 1856 – Por Basílio Daemon

É criada neste ano a Colônia de Santa Leopoldina, nas margens do rio Santa Maria e ribeirões que nele deságuam, sendo por aviso do Ministério do Império 

Ver Artigo
Ano de 1847 – Por Basílio Daemon

Fundada em 1847 a Colônia de Santa Isabel, com 163 colonos chegados na sumaca Rodrigues, de propriedade de Antônio Joaquim Rodrigues 

Ver Artigo