Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Tuffy Nader

Tuffy Nader - Acervo da família cedido ao site

Tuffy Nader foi prefeito de Vila Velha entre 1959 e 1962. Bacharel em direito, construiu a nova sede destinada a abrigar os poderes executivo e legislativo do município. Quis que essa obra se constituísse no grande marco da sua administração e perenizasse o florescimento cultural da cidade. Para tanto, aprovou o projeto do arquiteto Élio de Almeida Viana.

Constuiu o canal da Costa em parceria com o DNOS, capaz de garantir a integridade da cidade contra novas inundações provocadas pelos eventuais transbordamentos do rio Jucu durante grandes chuvas. Construiu redes de esgotos e de suprimento de água potável capazes de atender à crescente demanda em virtude do aumento populacional.

O trabalho primordial de Tuffy Nader em benefício da cidade foi na área de saneamento. Vila Velha teve a maioria de suas ruas ruas abertas para receber a grande malha da rede de drenagem pluvial. Junto com a antiga Diretoria de Águas e Esgotos, esse prefeito atualizou e ampliou o suprimento de água. Essa obra era indispensável para o futuro calçamento da cidade, que se constituiu no grande suporte do desenvolvimento urbano.

Fez calçamento, pavimentação nos novos loteamentos. Foi durante o seu mandato que houve a mais expressiva ampliação na rede de distribuição de energia elétrica, beneficiando os bairros de Paul, Glória, Garrido, Cobilândia, Ibes, Ilha das Flores, Soteco e Praia da Costa.

Incentivou a implantação do parque industrial e o desenvolviemnto turístico, visando ao aumento da arrecadação municipal.

Tuffy Nader deixou relatório da sua administração distribuído à sociedade.

Fonte: Vila Velha - Onde começou o Estado do Espírito Santo
Autor: Jair Santos, 1ª Edição, 1999

 

Nota do Site: O empresário e ex-prefeito de Vila Velha faleceu no dia 26/06/2011 aos 97 anos

 

LINKS RELACIONADOS:

>> Prefeitura de Vila Velha
>> Governantes do ES  



GALERIA:

📷
📷


Personalidades Capixabas

Levy Rocha

Levy Rocha

Levy Cúrcio da Rocha nasceu em 14 de março de 1916 no município de Muqui. Fez seus primeiros estudos em São Felipe, depois Marapé, atual sede do município de Atílio Vivácqua, então um distrito de Cachoeiro de Itapemirim

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Denizarth Santos – Por Seu Dedê

Sob sua direção o Hospital da Associação foi um modelo, sob todos os aspectos, desde higiene até o respeito e atenção por todos e para todos

Ver Artigo
Dados Biográficos do Autor Aerobaldo Lellis Horta

É autor dos epítetos "Cidade Presepio" para Vitória e "Cidade Saúde", para Guarapari

Ver Artigo
João Ramires da Costa – Por Seu Dedê

Funcionário da Prefeitura Municipal de Vila Velha, quando ainda situada na Rua Coronel Mascarenhas

Ver Artigo
Antônio Bezerra de Faria - Por Seu Dedê

Médico, casado com Dona Lúcia Bezerra, trabalhou no preventório Alzira Bley na Praia da Costa

Ver Artigo
Anselmo José da Cruz – Por Seu Dedê

Residia no antigo Cais das Pedrinhas, atual residência do doutor Ivan Schalders

Ver Artigo