A Ponte Velha de Vila Velha – Por Edward Athayde D’Alcântara
No Rio da Costa, a ponte em ruína da Rua 15 de Novembro, conhecida como Ponte Velha, foi a primeira ligação do centro de Vila Velha com o Morro do Moreno e a Praia da Costa. Já não há mais vestígios da mesma.
Em 1885, exercendo o cargo de inspetor de Obras Públicas, no Governo do vice-presidente da província coronel Manoel Ribeiro Mascarenhas, Antônio Athayde expôs a necessidade de construir uma ponte sobre o Rio da Costa, justificando que: “Com a construção da ponte sobre o Rio da Costa, sua travessia se tornava possível, facilitando o acesso dos moradores ao mar durante a maré alta, período em que o mangue ficava alagado”.
Com dedicação, Dr. Antônio Athayde acompanhou a construção, entregando-a concluída no ano seguinte. Nesta obra foi despendida a quantia de 800$000 (oitocentos mil reis).
Fonte: Memória do Menino...e de sua Velha Vila, 2014
Autor: Edward Athayde D’Alcântara
Produção: Casa da Memória de Vila Velha
Compilação: Walter de Aguiar Filho, abril/2020
O Centro da Capital (Cidade alta). Atrações: - a Catedral Arquidiocesana com o seu rendilhado gótico
Ver ArtigoNa Guanabara consolidou o prestigio de compositor com a marcha-rancho “Depois do Carnaval”. Chico Lessa figura hoje como uma das grandes figuras da música popular brasileira
Ver ArtigoConstituído de uma pequena gleba de terras de um pouco mais de três alqueires e meio (173.400,00 m²), fica localizado às margens do Rio da Costa
Ver ArtigoAs 10 mais espirituosas Frase de Caminhão do Espírito Santo, 1971
Ver ArtigoEm 24 de abril de 1949, o jornalista Waldyr Menezes escreveu em A Tribuna uma reportagem sob o título: "Jardim América, um milagre residencial para Vitória".
Ver Artigo