Biografia de Homero Massena
Homero Massena, um dos mais importantes pintores da história do Espírito Santo, acaba de ganhar sua primeira biografia. Escrito pelo também pintor Kleber Galvêas, o livro foi lançado no museu que reúne importantes peças do acervo de Massena, na Prainha, em Vila Velha.
Sua técnica impressionista é a característica principal das suas mais de 10 mil obras. Era um artista compulsivo pela natureza e pela luz existente nas paisagens. Quem recorda bem dessas paixões é Galvêas: "Ficávamos horas na Praia da Costa só para ver como mudava a cor do mar de acordo com a luz", recorda Galvêas, que conheceu o pintor aos 12 anos de idade.
No Espírito Santo, Massena pintou as paredes de sua própria casa, as da antiga residência de Kleber Galvêas, cujos desenhos ficaram incompletos por conta de sua morte, e o teto de Teatro Carlos Gomes, em Vitória. Mas o próprio pintor citava as telas "Remanso", atualmente em Paris, "Natal", em Londres, e "Solidão", no Palácio Anchieta, em Vitória, como as mais significativas.
Sem nenhuma visível homenagem ao seu nome ou obras no Centro de Artes da UFES, setor que fundou, Homero Massena começa a ganhar reconhecimento muito além do já concedido pelos seus admiradores.
Livro "Homero Massena", de Kleber Galvêas. Coleção Grandes Nomes do Espírito Santo, 151 páginas
Fonte: Jornal A Gazeta (15/03/2007)
Autor: Vitor Lopes
Compilação: Walter de Aguiar Filho, junho/2012
Links Relacionados:
>>
>>
>>
>>
>>
Festa antonina (Santo Antônio) realizada no dia 13 de junho de 1937, em Aribiri (Vila Velha), na chácara onde residia o Dr. Armando Azevedo, aqui nos versos tratado como "cumpade".
Ver ArtigoConfira a transcrição de matéria publicada no jornal A Gazeta em 27 de junho de 1961, sobre a festa do dia 17 de junho de 1961: Festa Junina no Ginásio "São José"
Ver ArtigoA Policia Militar jamais suscitou tanta evidência, seja na imprensa ou no seio da comunidade cultural, como neste ano em que comemora 150 anos de existência
Ver ArtigoO Norte da Província: uma região estratégica
Ver ArtigoO Reis foi introduzido em Vila Velha pelo Padre Antunes de Sequeira. Filho de Vitória, onde nascera a 3 de fevereiro de 1832
Ver Artigo