Bocha
O jogo de bocha é muito apreciado pelos imigrantes italianos. Alguns, não satisfeitos com os jogos dominicais, construíram canchas junto à própria residência, para aproveitar as horas de lazer durante a semana e nos finais de semana. Hoje seus descendentes e clubes de lazer adotam essa modalidade, preservando a força da cultura e realizando campeonatos entre as comunidades da região.
Constitui-se num esporte praticado por homens e com muita influência nas cidades onde residem descendentes da imigração italiana, no Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e nos Estados do Sul do Brasil.
Em Santa Teresa, é praticado desde a chegada dos primeiros imigrantes. No auge do café, quando houve enriquecimento dos produtores e exportadores, os homens jogavam bocha "até com queijo do reino".
Para o jogo de bocha, utiliza-se uma pista de 23 a 24 metros de comprimento e quatro metros de largura, em piso nivelado e solado. São oito bochas, sendo quatro para cada time. Essas bochas são de madeira ou massa, pesando entre um quilo e um quilo e meio. A forma de jogar é lançar na pista as bochas verificando a que chega mais perto do bolim (bocha em tamanho menor). Ao lado da pista, fica a tabela, onde são marcados os pontos. Joga-se por lazer ou apostando dinheiro.
Livro: Santa Teresa - Viagem no Tempo 1873 a 2008
Autora: Sandra Gasparini
Compilação: Walter de Aguiar Filho, agosto/2012
LINKS RELACIONADOS:
>> Imigração no ES
>> Santa Teresa
Em 1921, ano em que Luiz Buaiz nasceu, crescia na cidade o interesse por futebol
Ver ArtigoOs 10 Clubes de Futebol mais conhecidos
Ver ArtigoAs 10 Sedes Sociais mais antigas
Ver ArtigoO esporte abre caminhos. No Brasil, por exemplo, onde a ascensão social é driblada pela má distribuição de renda, a prática esportiva é opção de muitos
Ver ArtigoEstes Escritos de Vitória revelam traços de figuras de Vitória — de desportistas, na sua maioria, e não de literatos
Ver Artigo