Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Você come moqueca ou peixada?

Não coma gato por lebre. Se o prato tiver alguns desses ingredientes, deve ter outro nome, não pode ser chamado de moqueca capixaba

"Moqueca, só capixaba! O resto é peixada". A frase dita pelo jornalista Cacau Monjardim ficou conhecida dentro e fora do Estado do ES, causando ciúme em vários centros gastronômicos do país. A tradicional iguaria é famosa pelo sabor e aroma peculiares, resultado da junção de uma receita saudável e pela panela de barro.

Porém, uma pesquisa apontou que alguns restaurantes da terra estão deixando a tradição de lado e usando temperos industrializados, além de cozinhar a moqueca em panela de alumínio. Em alguns, são usados o óleo de soja no lugar do azeite de oliva.

Veja os ingredientes que não fazem parte da receita original da moqueca capixaba e que foram usados por alguns restaurantes visitados na pesquisa:

- Óleo de soja;
- Água;
- Cheiro verde (salsa);
- Tempero industrializado em tablete sabor galinha;
- Tempero industrializado em pó sabor galinha ou peixe;
- Uso da panela de alumínio para o preparo.

Não coma gato por lebre. Se o prato tiver alguns desses ingredientes, deve ter outro nome, não pode ser chamado de moqueca capixaba.

 

Fonte: Jornal A Gazeta (28/10/2007)
Compilação: Walter de Aguiar Filho, julho/2012 

Culinária Capixaba

O peroá está de volta

O peroá está de volta

O peroá branco, que estava escasso no litoral capixaba, voltou. Há dois meses, os cardumes descobertos no Estado do ES surpreenderam os pescadores, que passaram a trazer do mar, em um barco, duas toneladas de peroá. Antes dessa bonança, os barcos ficavam uma semana na costa para trazer até 300 quilos de peroá. É sinal de que há muito do peixe no fundo do mar.

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

A Tradição da Torta Capixaba – Por Areobaldo Lellis Horta

Uma tradição existe, que lhe é própria, que lhe pertence por inteiro e cujas origens aprofundam raízes em épocas imemoriais. Essa tradição é a TORTA

Ver Artigo
A Origem da Torta Capixaba no ES

Há registro em a Gazeta da Victoria, edição de 28 de março de 1878, divulgava-se: “aos amantes das Tortas. Camarões secos na casa de negócio Casilhas, à rua de São Diogo”

Ver Artigo
Culinária Capixaba - CALDEIRADA

Parafraseando o escritor Deomar Bittencourt, nós, no Espírito Santo, achamos que só quem sabe preparar peixe é o capixaba

Ver Artigo
Receita da Moqueca Capixaba

A moqueca capixaba é um prato conhecido no país inteiro pelo seu sabor. O prato que é a cara do Espírito Santo!

Ver Artigo
Moquecas e peixadas – Por Cacau Monjardim

Do hábito indígena de "moquear" o peixe, nossos antepassados, de pai para filho, foram melhorando a técnica de preparo

Ver Artigo