Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Cais Para os Catraieiros de Paul

Com o próximo término do serviço de enrocamento que servirá de base ao cais de proteção que a Administração do Porto de Vitória está executando, serviço esse a cargo da Cia Portuária de Construções, o Cais dos Botes do lado da capital foi interditado aos catraieiros.

Deixa assim a célebre escadinha dos botes, condenada por muitos, mas de grande valia para os catraieiros de prestar os seus eficientes serviços.

Em razão do exposto, que acarretará também a mudança da estação das Barcas C.C.B.F.E, Portuária, cumprindo ordens da Administração do Porto, está concluindo a construção de um barracão tosco para abrigo de passageiros e construiu uma ponte de madeira para serventia dos referidos passageiros das barcas.

Para os catraieiros nada. Uma escadinha de madeira de menos de 2 metros de largura, íngreme, que servirá também para todo o embarque e desembarque do pessoal da Alfândega, dos navios de minério, da Praticagem, da própria Portuária e, também de embarque e desembarque dos passageiros dos tradicionais botes.

 

UMA COMISSÃO DE CATRAEIROS COM O SR. CAPITÃO DOS PORTOS

 

Ontem uma comissão composta dos marítimos que compõem aquela laboriosa classe, chefiada pelo Mestre Ernesto Benedito Bastos e marujos Mario de Farias Oliva, Octavio Bermudes da Penha, Manoel Deolindo Martins e Raimundo Bezerra Cavalcanti, acompanhada do Vereador Gil Vellozo, foi recebida pelo digno Comandante José Francisco, Capitão dos Portos deste Estado.

O ilustrado militar, que recentemente, para nossa satisfação, vem de ser reconduzido àquele alto posto, recebeu a Comissão com a sua habitual fidalguia, ouvindo os justos reclamos dos catraieiros de que foram intérpretes o Vereador Gil Vellozo e o Mestre Ernesto Bastos.

Anotou, com zelo e atenção os pontos que exigem imediatas providências, que são a impraticabilidade da acostagem dos botes, na escadinha quando a maré está baixa devido ao enrocamento e a serventia geral da mesma para todos os serviços, inclusive o de embarque e desembarque de passageiros, prometendo tornar urgentes providências a respeito.

A ADMINISTRAÇÃO DO PORTO TOMARÁ CONHECIMENTO

Com essas medidas de defesa da classe a Administração do Porto será cientificada oficialmente do impasse e certamente tomará as necessárias providências.

É que os catraieiros esperam e confiam.

 

Fonte: Jornal O Continente - 03/04/1954



Variedades

A Chave do Futuro - Por: Fernando Achiamé

A Chave do Futuro - Por: Fernando Achiamé

Patrimônio cultural, agora, abrange o meio ambiente, a técnica e os artefatos. Ou seja, o caju, o modo como se fabrica o vinho de caju e esta própria bebida

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Vitória (Em passado próximo) - Seus passeios e atrações turísticas

O Centro da Capital (Cidade alta). Atrações: - a Catedral Arquidiocesana com o seu rendilhado gótico

Ver Artigo
Compositores da Moderna Canção Popular - Os 10 mais conhecidos

Na Guanabara consolidou o prestigio de compositor com a marcha-rancho “Depois do Carnaval”. Chico Lessa figura hoje como uma das grandes figuras da mú­sica popular brasileira

Ver Artigo
Sítio da Família Batalha – Por Edward Athayde D’Alcântara

Constituído de uma pequena gleba de terras de um pouco mais de três alqueires e meio (173.400,00 m²), fica localizado às margens do Rio da Costa

Ver Artigo
Frases de Caminhão - Por Eurípedes Queiroz do Valle

As 10 mais espirituosas Frase de Caminhão do Espírito Santo, 1971

Ver Artigo
Hugo Viola - Por Cesar Viola

Em 24 de abril de 1949, o jornalista Waldyr Menezes escreveu em A Tribuna uma reportagem sob o título: "Jardim América, um milagre residencial para Vitória".

Ver Artigo