Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Cidade Saúde

Guarapari - Praia da Areia Preta

A fama de Guarapari já é nacional e internacional. Tudo porque, devido ao alto teor de radioatividade existente em toda a região, curas milagrosas tem se verificado, o que lhe valeu o nome de “Cidade Saúde”.

O saudoso cientista, médico e escritor Silva Mello é considerado o maior defensor e divulgador das maravilhas de Guarapari, através de seus estudos sobre radioatividade e sobre a região. Suas publicações, ilustradas com exemplos práticos obtidos no local, são muito acatadas e se constituem em inesgotável fonte de conhecimentos sobre o valor do que ele denominou de “maravilha da natureza e dádiva inigualável existente na superfície da terra”. A ele recorremos para transmitir estas informações.

Segundo o Dr. Silva Mello, o efeito curativo das areias deve provir de suas radioatividade, sendo por isso indicadas no reumatismo muscular e articular, especialmente nas formas crônicas; artrites de diversas etiologias, artrites deformantes; nevrites e polivevrites; nevralgias, mialgias e doenças musculares; doenças do sistema nervoso, estados de insônia, depauperamento e determinadas perturbações digestivas. E contra-indicada para os portadores de tuberculose pulmonar, câncer e anemias graves.

TRATAMENTO

O fato de se estar em Guarapari já constitui um extraordinário elemento de tratamento, uma vez que a radioatividade atua do solo e da atmosfera, tanto dentro como fora das casas e hotéis. A radioatividade existe em toda parte, e o visitante fica em contato direto e permanente com ela. O ambiente é sadio, as moléstias são raras nos nativos, e o clima é excepcional durante todo o ano.

A radioatividade como tratamento médico constitui hoje campo científico bem definido, mas é difícil explicar o mecanismo da ação da radioatividade, por que processo se opera a melhora ou a cura do doente e qual o tempo exato ou ideal de tratamento – tudo isso está ainda a exigir investigação.

Nos casos de dores reumáticas, nevrálgicas ou musculares, o tratamento é muito simples. Deve ser iniciado brandamente, deitando-se sobre areia seca e expondo-se ao sol luminoso e poderoso da região, de forma lenta e progressiva. A melhor hora de ir à praia é pela manhã, até às 10 horas, que são as mais ricas em ultravioleta. Quanto ao tempo de permanência no local, aconselha-se de 20 a 30 dias, uma ou duas vezes ao ano. Em estados mais graves, naturalmente, maior tempo.

 

Fonte: Guarapari é o seu nome (1987)
Autor: Pe. Antonio Nunez
Compilação: Walter de Aguiar Filho, dezembro/2012

Especiais

A Arte Teatral – Por Areobaldo Lellis Horta

A Arte Teatral – Por Areobaldo Lellis Horta

Amâncio Pereira e Aristides Freire foram dois inconfundíveis animadores da nossa arte teatral

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Bibliotecas - As 10 mais importantes

1) A Biblioteca Pública do Estado. Fundada em 16-6-1855, pelo Presidente da Província Dr. Sebastião Machado Nunes.

Ver Artigo
Atividades Pioneiras - As 10 mais importantes

2) Advogados no Tribunal. Partiu da Constituição Espírito-santense de 1892 a prerrogativa dada hoje aos Advogados de participarem da composição dos Tribunais   

Ver Artigo
A origem da Praia da Costa

Ao tomar posse da Capitania do Espírito Santo em 1535, Vasco Fernandes Coutinho reservou para si uma área que veio a ser conhecida como " Fazenda da Costa".

Ver Artigo
As Conjunturas - Por Gabriel Bittencout

Espírito Santo - Alguns Aspectos da Independência 1820/1824    

Ver Artigo
Apresentação do Livro do Gabriel Bittencourt - Por José Honório Rodrigues

O professor Gabriel Augusto de Mello Bittencourt foi meu aluno no Mestrado de História da Universidade Federal Fluminense

Ver Artigo