Cidade Saúde
A fama de Guarapari já é nacional e internacional. Tudo porque, devido ao alto teor de radioatividade existente em toda a região, curas milagrosas tem se verificado, o que lhe valeu o nome de “Cidade Saúde”.
O saudoso cientista, médico e escritor Silva Mello é considerado o maior defensor e divulgador das maravilhas de Guarapari, através de seus estudos sobre radioatividade e sobre a região. Suas publicações, ilustradas com exemplos práticos obtidos no local, são muito acatadas e se constituem em inesgotável fonte de conhecimentos sobre o valor do que ele denominou de “maravilha da natureza e dádiva inigualável existente na superfície da terra”. A ele recorremos para transmitir estas informações.
Segundo o Dr. Silva Mello, o efeito curativo das areias deve provir de suas radioatividade, sendo por isso indicadas no reumatismo muscular e articular, especialmente nas formas crônicas; artrites de diversas etiologias, artrites deformantes; nevrites e polivevrites; nevralgias, mialgias e doenças musculares; doenças do sistema nervoso, estados de insônia, depauperamento e determinadas perturbações digestivas. E contra-indicada para os portadores de tuberculose pulmonar, câncer e anemias graves.
TRATAMENTO
O fato de se estar em Guarapari já constitui um extraordinário elemento de tratamento, uma vez que a radioatividade atua do solo e da atmosfera, tanto dentro como fora das casas e hotéis. A radioatividade existe em toda parte, e o visitante fica em contato direto e permanente com ela. O ambiente é sadio, as moléstias são raras nos nativos, e o clima é excepcional durante todo o ano.
A radioatividade como tratamento médico constitui hoje campo científico bem definido, mas é difícil explicar o mecanismo da ação da radioatividade, por que processo se opera a melhora ou a cura do doente e qual o tempo exato ou ideal de tratamento – tudo isso está ainda a exigir investigação.
Nos casos de dores reumáticas, nevrálgicas ou musculares, o tratamento é muito simples. Deve ser iniciado brandamente, deitando-se sobre areia seca e expondo-se ao sol luminoso e poderoso da região, de forma lenta e progressiva. A melhor hora de ir à praia é pela manhã, até às 10 horas, que são as mais ricas em ultravioleta. Quanto ao tempo de permanência no local, aconselha-se de 20 a 30 dias, uma ou duas vezes ao ano. Em estados mais graves, naturalmente, maior tempo.
Fonte: Guarapari é o seu nome (1987)
Autor: Pe. Antonio Nunez
Compilação: Walter de Aguiar Filho, dezembro/2012
Nas últimas duas décadas do século XX, o Espírito Santo foi palco de uma efervescência política negra com a criação de um conjunto de organizações
Ver ArtigoFlorentino Avidos construiu o prédio destinado à Biblioteca e ao Arquivo Público, na rua Pedro Palácios
Ver ArtigoUm pouco mais tarde, ouvimos a voz exótica de uma saracura, isto é, de um raleiro que poderia ser uma Aramides chiricote Vieill
Ver ArtigoBernardino Realino pode ser invocado como protetor de certas categorias de cidadãos, que julgam poder contar com poucos santos
Ver Artigo1) A Biblioteca Pública do Estado. Fundada em 16-6-1855, pelo Presidente da Província Dr. Sebastião Machado Nunes.
Ver Artigo