Luiz Buaiz - Um médico admirável
Hoje, qual médico poderia ombrear com Luiz Buaiz? Um breve balanço de sua atuação aponta uma série invejável de realizações. Ele construiu sua trajetória buscando o bem e a perfeição, traduzindo uma admirável forma de viver que tem sido a sua marca ao longo da vida, como atestam o seu dia-a-dia como médico e a sua passagem nos diversos cargos administrativos que ocupou.
Luiz Buaiz cursou Medicina no Rio de Janeiro e retornou a Vitória em 1947. Pouco depois já estava atendendo em seu consultório, na Avenida Presidente Florentino Avidos, no mesmo prédio onde seu irmão Benjamin também atendia seus pacientes, e atuando na Santa Casa de Misericórdia. Um ano depois, aprovado em primeiro lugar em concurso, estaria no Centro de Saúde, da mesma maneira: com dedicação, generosidade e alegria, e fazendo um trabalho preventivo da mais alta importância. Hoje, aos 91 anos, Luiz Buaiz continua a trabalhar, dividindo os dias da semana entre dois consultórios.
Da época em que foi montado o seu consultório, Dr. Luiz traz guardado um exemplo inesquecível dado pelo Sr. Alexandre: “Meu pai me deu lições importantes. Material hospitalar, é caro. Ele me perguntou o que precisava para montar meu consultório, e eu disse: um equipamento de radioterapia superficial. Seria o primeiro do Espírito Santo e custava 130 contos de réis. Eu ganhava um conto de réis por mês, do Estado. Meu pai então separou 30 contos de réis para a entrada, e abriu uma conta corrente na firma e debitou os 30 contos de réis no meu nome. E me disse que todo mês eu depositasse o quanto eu conseguisse economizar. Terminado de pagar o aparelho, eu tinha 57 contos de réis na conta. Esse dinheiro, então, ele disse que era meu. Ele me ensinou, assim, a economizar.”
Em Vitória, Luiz Buaiz tem deixado a sua marca em vários lugares. Ele dirigiu o Instituto de Assistência e Previdência dos Comerciários (IAPC), foi médico do Ipase, do IAPI, do Iapetc. Coordenou a unificação dos vários institutos de previdência no Espírito Santo, quando o Governo Federal criou o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). Foi um dos fundadores do Conselho Regional de Medicina no estado (CRM-ES) em 1958, e esteve à frente deste, como presidente, por 15 anos.
Ao lado de Arabelo do Rosário, conseguiu concretizar o sonho de criar o Instituto Braille. Na Santa Casa de Misericórdia, foi provedor durante 14 anos. Além disso, esteve à frente da Secretaria de Estado da Saúde.
Uma preocupação que sempre demonstrou ter foi a de garantir que seus colegas tivessem um lugar para exercer a profissão. Cuidou para que isso fosse realidade por onde passou e ainda hoje continua a interferir para conseguir nomeações. O médico Délio Delmaestro fala dessa característica de “dar força para os novos profissionais”, recordando que na clínica que chegou a ter em parceria com Buaiz e com o também dermatologista Douglas Puppin, todo médico recém-formado tinha lugar. Era só alguém concluir a faculdade que Luiz Buaiz perguntava aos colegas coproprietários se o novo profissional poderia atuar ali. Ninguém dizia não. Ninguém se importava se o Dr. Luiz fosse o responsável pela indicação, mas para que isso acontecesse, as horas trabalhadas, e também as remunerações dos demais, eram diminuídas.
PRODUÇÃO
Copyright by © Luiz Buaiz – 2012
Coordenação do Projeto: Angela Buaiz
Captação de Recursos: ABZ Projetos
Texto e Edição: Sandra Medeiros
Colaboraram nas entrevistas:
Leonardo Quarto
Angela Buaiz
Ruth Vieira Gabriel
Revisão: Herbert Farias
Projeto e Edição Gráfica: Sandra Medeiros
Editoração Eletrônica: Rafael Teixeira e Sandra Medeiros
Digitalização: Shan Med
Tratamento de Imagens: TrioStudio; Shan Med
Fonte: Luiz Buaiz, biografia de um homem incomum – Vitória, ES – 2012
Autora: Sandra Medeiros
Compilação: Walter de Aguiar Filho, novembro/2020
Nas últimas duas décadas do século XX, o Espírito Santo foi palco de uma efervescência política negra com a criação de um conjunto de organizações
Ver ArtigoFlorentino Avidos construiu o prédio destinado à Biblioteca e ao Arquivo Público, na rua Pedro Palácios
Ver ArtigoUm pouco mais tarde, ouvimos a voz exótica de uma saracura, isto é, de um raleiro que poderia ser uma Aramides chiricote Vieill
Ver ArtigoBernardino Realino pode ser invocado como protetor de certas categorias de cidadãos, que julgam poder contar com poucos santos
Ver Artigo1) A Biblioteca Pública do Estado. Fundada em 16-6-1855, pelo Presidente da Província Dr. Sebastião Machado Nunes.
Ver Artigo