Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Culinária Capixaba - Moqueca de Cação

Mercado de Peixe

Parafraseando o escritor Deomar Bittencourt, nós, no Espírito Santo, achamos que só quem sabe preparar peixe é o capixaba.

Mas, para deleite de todos, publicamos neste site receitas deliciosas da culinária capixaba, com o uso de peixes e mariscos. Aproveite!

MOQUECA DE CAÇÃO

Ingredientes:

1) 2 kg de cação cortado em cubos.
2) 1 limão.
3) 1 colher (de chá) de sal.
4) 3 dentes de alho
5) 6 pimentas malaguetas.
6) 3 colheres de azeite.
7) 1 cebola média ralada.
8) 4 pés de coentro.
9) 5 tomates maduros.
10) tintura de urucum.

Modo de preparo:

Corte o cação em quadrados de três centímetros mais ou menos. Coloque os quadrados de cação numa vasilha com água, sal e limão. Lave-os bem nesta água. Escorra e torne a lavá-los em água corrente. Escorra e deixe-os de lado.

Soque o alho, o sal, e as pimentas malaguetas. Junte o azeite, a cebola ralada, suco de um limão, esfregue um pouco deste molho no fundo da panela de barro, coloque o resto do molho, junte os quadrados de cação, misture-os no molho.

Corte bem o coentro, os tomates maduros, a cebola média. Coloque na panela, por cima de tudo.

Deixe descansar uma hora e meia ou duas horas. Prepare uma tintura de urucum em três colheres de azeite ou óleo de soja. Quando levar a panela ao fogo, Junte a tintura de urucum (coada) por cima. Começando a fervura, experimente se o sal está à gosto. A moqueca deve ferver em panela descoberta.

Atenção: não coloque água. De vinte a vinte e cinco minutos o peixe deverá estar pronto. Verifique. Leve a moqueca para a mesa, na própria panela de barro. Sirva com farinha de mandioca e arroz. Para quem quiser, tenha o feijão à mão.

Separado, tenha um molho de dez pimentas malaguetas, caldo de um limão, uma colherinha das de chá de vinagre e uma colher das de sobremesa de azeite.

LINKS RELACIONADOS:

 Panela de Barro

Culinária Capixaba

Empresário faz história de sucesso

Empresário faz história de sucesso

Osmar Bodevan abriu seu primeiro negócio no bairro em 1967. Depois montou um restaurante de frutos do mar na orla

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Pratos Típicos da Cozinha Capixaba - Torta Capixaba

Seu preparo requer uma “técnica” especial. Trata-se de prato que o espírito-santense não dispensa à mesa nos dias da Semana Santa

Ver Artigo
Pratos Típicos da Cozinha Capixaba - Muma de Siri

É uma variedade de moqueca, feita de siris novos, moles e pequenos

Ver Artigo
Você come moqueca ou peixada?

"Moqueca, só capixaba! O resto é peixada". A frase dita pelo jornalista Cacau Monjardim ficou conhecida dentro e fora do Estado do ES, causando ciúme em vários centros gastronômicos do país

Ver Artigo
A Tradição da Torta Capixaba – Por Areobaldo Lellis Horta

Uma tradição existe, que lhe é própria, que lhe pertence por inteiro e cujas origens aprofundam raízes em épocas imemoriais. Essa tradição é a TORTA

Ver Artigo
A Origem da Torta Capixaba no ES

Há registro em a Gazeta da Victoria, edição de 28 de março de 1878, divulgava-se: “aos amantes das Tortas. Camarões secos na casa de negócio Casilhas, à rua de São Diogo”

Ver Artigo