Franciscanos no ES
O trabalho religioso dos franciscanos no Espírito Santo tivera início com Frei Pedro Palácios. E continuou com a chegada de Antônio dos Mártires e Antônio das Chagas, que já não encontraram o donatário Vasco Coutinho Filho, falecido meses antes.
Os franciscanos foram recebidos festivamente pela nova governadora, Luisa Grinalda, e pelo seu adjunto, o Capitão Miguel Azeredo; pelo vigário da Vila de Vitória, Padre Francisco Pinto; e autoridades da terra.
Tempos após a chegada, esses religiosos iniciaram a construção, em Vitória, do Convento de São Francisco, em terreno doado à Ordem, por escritura assinada pela governadora, pelo seu adjunto e demais autoridades constituídas. A construção iniciada em 1591, considerada como o convento franciscano mais antigo do sul do Brasil, foi o primeiro prédio da cidade a ter água encanada, em 1643.
No seu pátio central sob a estátua de Nossa Senhora da Penha encontram-se os restos mortais dos principais freis que aqui trabalharam.
Luísa Grinalda doou também aos franciscanos o terreno do Convento da Penha, que fazia parte de sua propriedade (contíguo), a fazenda do Moreno. Ela conviveu com Frei Pedro Palácios e foi testemunha de sua generosidade e abnegação.
Depois da chegada dos franciscanos, vieram para o Espírito Santo os beneditinos, representados pelos sacerdotes Frei Damião da Fonseca e Irmão Basílio.
Fonte: A Saga do Espírito Santo - Das Caravelas ao Século XXI
LINKS RELACIONADOS:
GALERIA:
Este zelo, que por via da língua aproveitar [ajudava] aos índios, não se diminuiu nele com a velhice e pesadas enfermidades
Ver ArtigoAssim para bem de muitos veio em companhia do Pe. Luís da Grã no ano de 1553
Ver ArtigoNaquela tarde, Anchieta não quis ficar junto à janela, como era costume
Ver ArtigoA Igreja e o Convento de São Francisco tiveram suas construções iniciadas em 1591 pelos padres Antônio dos Mártires e Antônio das Chagas
Ver ArtigoFrei Antônio de Sta. Maria Jaboatão, OFM (1695-1779), compôs a sua famosa obra NOVO ORBE SERÁFICO BRASÍLICO, em meados do século XVIII
Ver Artigo