Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Primeiras construções de Vitória

Palácio Anchieta

O ano de 1551 coincide com o início de grandes construções na recém-criada Vila de Vitória. Os padres da Companhia de Jesus iniciaram o conjunto arquitetônico formado pela Igreja de São Tiago e pelo Colégio dos Jesuítas, que hoje abriga o Palácio Anchieta. A pequena cidade começou a se formar em torno desses dois prédios e o traçado de suas ruelas, estreitas e sinuosas, pode ser conferido em pleno terceiro milênio. Basta caminhar no que hoje se chama Cidade Alta, no centro da Capital.

A influência religiosa ajudou a delinear a história dos primeiros anos. Além da Companhia de Jesus, à qual pertencia Padre José de Anchieta, outras organizações religiosas buscaram catequizar as almas da pequena ilha. Os franciscanos vieram e, numa competição de fé, ergueram o Convento de São Francisco, no morro do mesmo nome do santo, próximo a uma região de mangues, onde surgiria o Parque Moscoso. A pedra fundamental foi lançada em 1591. Era comum procissões saírem dali e irem para o Convento da Penha, em Vila Velha. O tempo foi desativado de suas funções religiosas e hoje abriga a Cúria Metropolitana, uma espécie de escritório geral da Igreja Católica de Vitória.

 

Fonte: A GAZETA, 26/09/1994

História do ES

Inscrições

Inscrições

Na inscrições do Farol de Santa Luzia podemos ler: sua construção e inauguração: "Reinando o Senhor D. Pedro II I. C. o Barão de Cotegipe, Ministro da Marinha, mandou construir este pharol, Engenheiro Zozimo Barroso e Construtores - P.A.W. Maclellan Glasgow. 1870"

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

O Espírito Santo na 1ª História do Brasil

Pero de Magalhães de Gândavo, autor da 1ª História do Brasil, em português, impressa em Lisboa, no ano de 1576

Ver Artigo
O Espírito Santo no Romance Brasileiro

A obra de Graça Aranha, escrita no Espírito Santo, foi o primeiro impulso do atual movimento literário brasileiro

Ver Artigo
Primeiros sacrifícios do donatário: a venda das propriedades – Vasco Coutinho

Para prover às despesas Vasco Coutinho vendeu a quinta de Alenquer à Real Fazenda

Ver Artigo
Vitória recebe a República sem manifestação e Cachoeiro comemora

No final do século XIX, principalmente por causa da produção cafeeira, o Brasil, e o Espírito Santo, em particular, passaram por profundas transformações

Ver Artigo
A Vila de Alenquer e a História do ES - Por João Eurípedes Franklin Leal

O nome, Espírito Santo, para a capitania, está estabelecido devido a chegada de Vasco Coutinho num domingo de Pentecoste, 23 de maio de 1535, dia da festa cristã do Divino Espírito Santo, entretanto... 

Ver Artigo