Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Capela de Fazenda

Capela de Fazenda

Na Cidade Alta, um vestígio da Vitória do século XVI: a Capela de Santa Luzia. A história diz que foi erigida pelo primeiro "dono" de Vitória, o próprio Duarte de Lemos. Seguindo o costume da época, era uma capela de fazenda

Dia Mundial do Fotógrafo

Dia Mundial do Fotógrafo

Sabedor que o dia 19 de agosto é considerado o DIA MUNDIAL DO FOTÓGRAFO, quero fazer uma homenagem aos fotógrafos que conheci durante minha vida de músico nas noites.

Olha aí o chup-chup!

Olha aí o chup-chup!

Relembrando os antigos pregões de Vila Velha na década de 20, que era o repertório de vendedores ambulantes para atrair a "freguesia", vemos que algumas características da vila ainda não mudaram.

Regina Helena Magalhães

Regina Helena Magalhães

Regina Helena Magalhães nasceu em Cachoeiro de Itapemirim (ES), mas muito jovem ainda fixou residência em Vitória, capital do Estado. Bacharel em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), especializou-se em Psicologia Pedagógica na Universidade de Madri. Licenciada e Mestre em Educação pela Pontíficia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, exerceu o magistério na UFES, lecionando Didática e Prática de Ensino de Pedagogia.

Francisco Aurélio Ribeiro

Francisco Aurélio Ribeiro

Francisco Aurelio Ribeiro é capixaba de Ibitirama, pequena cidade na serra do Caparaó, onde nasceu em agosto de 1955

Homenagem a José Anchieta de Setúbal

Homenagem a José Anchieta de Setúbal

José Anchieta de Setúbal foi, entre tantas outras coisas, escritor. Um trecho de seu livro "Ecos de Vila Velha" está publicado no site Morro do Moreno: é o texto que fala sobre o Rio da Costa. José Anchieta foi quem melhor descreveu o Rio da Costa. Era natural da cidade de Vila Velha, nascido em 1927. Fez o Primeiro Grau no Grupo Escolar Vasco Coutinho e no Ginásio Espírito Santo...

Eloi Ghio

Eloi Ghio

O escritor, historiador, psicanalista Eloi Angelos Ghio é natural de Vitória (capital), estado do Espírito Santo. Vive desde a infância na cidade de Vila Velha, local original da invasão, conquista e colonização da antiga Capitania, há 471 anos. Como professor tem levado centenas de alunos, ano a ano, a conhecer e apaixonar-se pela rica histórica capixaba, fundada com documentos escritos pelo Capitão-mor Vasco Fernandes Coutinho, a 23 de Maio de 1535.

Marilena Soneghet

Marilena Soneghet

Nasceu em Vila Velha, ES, em 1938. Fez primário, ginásio e magistério no Colégio do Carmo, Pedagogia e Didática pela FAFI - Faculdade de Filosofia, Ciências e letras do Espírito Santo. Atuou como professora de Educação Infantil e como secretária e relações públicas. É pintora e poeta.

Nas trilhas do Mestre Álvaro

Nas trilhas do Mestre Álvaro

Ele está lá, imponente, e pode ser visto de qualquer lugar da Serra. É o Mestre Álvaro, o grande anfitrião do município. E como é bonito vê-lo ao entardecer, quando o sol se põe e forma atrás da montanha aquele vermelho-alaranjado. Imagine então, ver esse cenário do seu topo. Sim, é maravilhoso (mas só suba com um guia).

O cheiro dos velhos tempos

O cheiro dos velhos tempos

Quando eu era criança tinha o olfato apurado e o nariz de perdigueiro... Por isso mesmo, as pessoas, lugares e até coisas se relacionavam a algum cheiro.

Leia mais artigos

Pesquisa

Facebook